Radio Planeta Rei

domingo, 17 de junho de 2012

Pesquisa Ipespe traz liderança de Daniela ameaçada por Romero e indicativo de segundo turno


Pesquisa nova na praça significa nova metodologia e, via de regra, novos números. Mas, a última pesquisa Ipespe/Jornal da Paraiba, realizada para aferir a disputa pela Prefeitura de Campina Grande, traz indicadores importantes: a consolidação de Daniela Ribeiro (24%) na dianteira, porém muito ameaçada por Romero Rodrigues (22%). Em seguida vem Tatiana Medeiros (14%) e Guilherme Almeida (6%).

É um cenário que sinaliza para um segundo turno que, a preço de hoje, seria fatalmente entre Daniela e Romero. Mostra também o crescimento da candidata Tatiana Medeiros, que partiu praticamente do zero e chegou para uma posição de terceiro, com chances de entrar no páreo contra Romero e Daniela. Vai depender do seu desempenho no pós-operatório das convenções.

Os dados são de pesquisa estimulada. Na espontânea, ao contrário de outra pesquisa divulgada, há dois dias, pelo Instituto Opinião, o Ipespe aponta para um empate técnico entre Daniela (9%) e Romero (8%), enquanto Tatiana fica mais atrás com apenas 5%. O Opinião, só lembrando, dava empate entre Tatiana e Romero. Talvez questão de metodologia na aplicação dos questionários.

Finalmente, um dado relevante também chama atenção: Romero (com 24%) segue como o candidato mais conhecido da população, seguido por Daniela (23%). Segundo a Pesquisa Ipespe, Tatiana é conhecida por apenas cerca de 13%, abaixo inclusive de Guilherme Almeida (18%), para ficar apenas dos quatro candidatos que pontuam melhor na amostragem.

Porém, o que mais chama a atenção é a quantidade de eleitores que podem anular (15%) e indecisos (19%). Somados, atingem 34%, ou seja, um terço do eleitorado ainda não tem um candidato definido, a quatro meses do pleito. É um número elevado. Essas pessoas certamente estão esperando pra ver quem melhor costurou suas alianças e como será seu desempenho no guia, quando se tornarão mais conhecidos.

Blog do Helder Moura

Nenhum comentário:

Postar um comentário