Radio Planeta Rei

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Blog entra em recesso. Estaremos de volta em 2012

Comunicamos aos visitantes e seguidores que, de hoje até o dia 20 de janeiro de 2012, o nosso blog estará em recesso. Até lá, passaremos por aqui, raramente, apenas para liberar os comentários.

Aproveitaremos este período para viajar e descansar um pouco.
Queremos desejar a todos um feliz ano novo, que ele venha cheio de muita saúde, paz e realizações. Se você pretende nos  enviar alguma mensagem, o nosso e-mail é  toinhofragoso@hotmail.com
Um forte abraço!
Até a  volta!

As últimas do ano

EXTRAOFICIAL: Decreto de Wenceslau  exonera  os ocupantes dos  cargos  de diretoria
Correligionários e assessores do Prefeito Wenceslau de Souza Marques informaram a este blog que já está pronto o decreto de autoria do poder executivo, exonerando todos os ocupantes  dos cargos de diretoria  da estrutura administrativa municipal.
O assunto  é o mais comentado da cidade e todos aguardam com curiosidade a publicação do decreto para se conhecer os nomes e a quantidade das  pessoas que serão atingidas pelo ato administrativo.
Um dos assessores do prefeito afirmou que a medida  tem como principais objetivos: enxugar a máquina administrativa, conter os gastos, acomodar os neoaliados do prefeito e atender às reivindicações dos partidos que lhe dão sustentação política.

A festa de Rita I
Outro assunto que também é bastante comentado na cidade é o reveillon na casa da ex-prefeita Rita Nunes. O evento deverá reunir amigos, aliados e pré-candidatos a vereador.
A festa de Rita II
Soubemos também que serão lançadas as pré-candidaturas de Evangelista Grampão, Bebé e Verônica. Os dois últimos, inclusive, já manifestaram a intenção de conversar com o Passando a Limpo.
Enquete
Muitas reclamações a respeito da enquete feita por este blog. Enquete é assim mesmo. Quem mobiliza mais obtêm os melhores resultados.  Não é  pesquisa eleitoral, mas um mero levantamento de opiniões, sem controle de amostra e sem valor cientifico, como já afirmei anteriormente.
Pastor Urbano
Quem demonstrou insatisfação, nos últimos dias, com alguns dirigentes oposicionistas foi o Pré-candidato pelo PRB,  Pastor Urbano Batista.
O pastor ficou indignado com a atitude desses dirigentes  que   se comprometeram a participar de uma reunião para discutir a realização do seminário e na data marcada não  apareceram.
Lorna no JEA
Recebi um telefonema, agora há pouco, de uma colega professora informando-me que Lorna teria sido convidada para assumir a direção da Escola José Elias de Amorim em substituição a Alan José. A professora não soube informar se Lorna aceitou o convite.
E o rateio do FUNDEB 2011
Hoje, vi  professores desolados na agência do  Banco do Brasil. É que muitos imaginavam que fossem receber um dinheirinho a mais proveniente de rateio do FUNDEB 2011. Pelo que se viu não sobrou nada que pudesse ser dividido com os professores. Foram pagos o mês de dezembro e 1/3 de férias.
E o Rateio do ajuste do FUNDEB 2010
Agora, a indagação que se faz é se os professores  serão contemplados com  o Rateio do Ajuste do FUNDEB de 2010 (cento e setenta mil e vinte e cinco  reais) que foi depositado na conta da Prefeitura Municipal de Teixeira no dia 29 de abril de 2011. A Justiça já concedeu liminar aos 57 professores do município  que ingressaram com ações de cobrança, reivindicando o rateio.
Todos estamos aguardando com otimismo o desfecho desse caso.
 Nego de Guri
Acabou de ligar para mim o pré-candidato a prefeito pelo PMDB, Nego de Guri,  e pediu que eu transmitisse a todos os teixeirenses o seu abraço e  os votos de um feliz ano novo.

A candidatura de Evangelista Grampão
Evangelista Grampão procurou o blog para anunciar que será  pré-candidato a vereador pelo PSB nas eleições de 2012. Ele disse que tomou a decisão depois de ter recebido vários convites de integrantes do partido.
Perguntado se a sua eleição não estaria comprometida pelo fato de seu sobrinho, Pedro Bento, também está disputando o mesmo cargo, ele disse que não teria nenhum problema porque não é a primeira vez que a família Grampão apresenta duas candidaturas e que os dois pertencem a partidos diferentes.  
Disse ainda que está confiante na vitória, pois tem recebido o apoio e a solidariedade de muitos amigos.

Desterro - PB: Assessor jurídico da Prefeitura responde às críticas da presidenta do sindicato

A Assessoria Jurídica da Prefeitura de Desterro, informa que as alegações apresentadas pela Vereadora Marivânia necessitam de esclarecimentos, para que a verdade seja restabelecida.

Primeiro - a Vereadora fala de um projeto de Lei que não é o que tramita atualmente na Câmara de Desterro. A própria Vereadora participou de uma reunião com a Secretaria de Educação de Desterro, no dia que findou, e, deveria ter informado a verdade sobre os acontecimentos atuais referente ao FUNDEB de Desterro.

Segundo - o Projeto de Lei que tramita na Câmara de Desterro, atualmente, não contempla contratado com qualquer parcela do FUNDEB, como induziu a Vereadora na notícia, não exclui os aposentados ou os que pediram demissão ao longo do ano, pelo contrário, contempla ditas pessoas na proporcionalidade do período trabalhado.

Quem trabalhou um mês para as atividades do FUNDEB 60%, recebe 1/12 do total daqueles que trabalharam os doze meses, quem trabalhou para o FUNDEB 60% durante dois meses em 2011 recebe 2/12 do total de quem trabalhou doze meses e daí na mesma proporção para os que trabalharam mais meses, fazendo justiça em pagar proporcional aos meses trabalhados para o FUNDEB 60%.

Só pode receber dos 60% do FUNDEB quem é profissional do MAGISTÉRIO e exerceu atividade para a formação do FUNDEB, com atividades relacionadas com as previsões legais dos 60% do FUNDEB.

A Vereadora era Presidente do Sindicato até novembro de 2011, salvo equívoco na informação que me foi prestada, requereu e obteve deferimento legal para ficar prestando seus relevantes serviços em favor do SINDICATO, como faculta a Legislação Municipal, pois, voltando as atividades do magistério, salvo melhor juízo, em dezembro de 2011, após o fim do seu honroso mandato. Logo, receberá 1/12 do total da gratificação porque trabalhou apenas um mês para a formação dos 60% do FUNDEB.

Quem trabalhou o ano inteiro em outras função que não são relacionadas com os 60% do FUNDEB, não pode participar da divisão do FUNDEB 60% porque não faz parte do mesmo, basta interpretar a Lei do FUNDEB, que será possível extrair dita interpretação.

Ao que parece, pelo contato telefônico que tive com a Vereadora Marivânia, o qual tenho gravado em meu celular, a mesma defendia a inclusão de algumas pessoas que não perceberam dos 60% do FUNDEB e nem trabalharam em favor do dito percentual ao longo do exercício de 2011, para o recebimento da gratificação dos 60% do FUNDEB, quando a nossa legislação proíbe dita postura.
Caso eu tenha interpretado a posição da Vereadora equivocadamente aceito suas correções, embora tenha uma gravação telefônica que me permite interpretá-la assim.

Quanto a tramitação do Projeto de Lei que a nobre Vereadora fala, quanto a vício de forma de trâmite, não sou ASSESSOR DA CÂMARA MUNICIPAL, e, não tenho poderes para falar em nome do legislativo, não tomei conhecimento como foi sua tramitação, mas sei que o Poder Legislativo tem um Assessor Jurídico competente, e, saberá orientar as correções, no atual Projeto de Lei que tramita na Câmara de Desterro, para escoimar possíveis falhas formais, caso tenha acontecido algo antes.

Considero a Vereadora Marivânia como pessoa inteligente, inclusive professora capacitada, e, tenho convicção que a mesma estudará melhor a matéria, tomará informações, como costumeiramente faz para decidir seu voto na Câmara, e, que não ficará contra aos profissionais que integram sua categoria funcional, ou seja, não será obstáculo para a tramitação e votação da matéria, que apenas procura beneficiar o MAGISTÉRIO DE DESTERRO. Tenho convicção que a Vereadora e Professora Marivânia, pelo que conheço como defensora de sua classe, vai somar esforços juntos com os demais Vereadores de Desterro, no sentido de aprovar a proposta de Lei que foi enviada pelo Prefeito Dilson de Almeida, permitindo o pagamento das importâncias propostas pelo Prefeito, para repasse em favor da categoria do MAGISTÉRIO.

Ainda, informamos que estamos prontos para o acolhimento de sugestões, emendas de forma democrática, desde que não firam a Lei do Fundeb e não prejudiquem o Magistério de Desterro que necessita receber os valores que estão propostos.

Embora não tenha notícia, caso exista falha de tramitação, que os próprios Vereadores discutam, retifiquem, procedam de forma correta, sem prejuízo para a classe do MAGISTÉRIO.

Aguardaremos os acontecimentos, mas não acredito em voto contra a categoria do MAGISTÉRIO, porém, peço aos integrantes do MAGISTÉRIO de Desterro, que procurem saber da tramitação do Projeto de Lei junto a Câmara, que participem das votações e acompanhem o que é de interesse da CATEGORIA.

Por fim, um feliz ano novo a todos, com paz, harmonia, saúde, respeito e carinho com o próximo, e, dinheiro no bolso.

Vilson Lacerda - OAB/PB 4201
Assessor Jurídico da Prefeitura

Armando Abílio expulsa vereador de Rádio Comunitária


O ex-deputado Federal Armando Abílio,  68 anos, está sendo acusado de ter expulsado , na manhã desta quinta-feira (29), do estúdio da rádio comunitária BAN FM, o vereador José Adeilton conhecido por Amazan (PSC).

Segundo informações dos que estavam no recinto, em uma ação "truculenta e sem justificativa", Armando colocou o vereador para fora do espaço onde estava concedendo a entrevista aos repórteres Júnior César, Otílio Rocha e Silvana Ramos.
Essa não é a primeira vez que Abílio se desentende com a imprensa, segundo relatos dos que trabalham na rádio comunitária administrada por ele, o pré-candidato a Vereador Joelmir Ribeiro estaria sendo ameaçado de ter seu programa cortado da grade de programação caso não se filiasse ao PTB, como também o jornalista Otílio Rocha foi afastado do seu programa jornalístico por não comungar com a ideologia de Abílio.
 

Fonte: Portal NE

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Vereador João Batista Filho participa do 104 noticias e faz críticas a administração municipal

O vereador João Batista Filho (PMDB) participou, hoje,  do jornal do meio dia da Rádio Teixeira FM.
Todos os anos, no mês de dezembro, o parlamentar costuma prestar contas das ações de seu mandato.
Ele disse que 2011 foi marcado por grandes desafios, dos quais destaca a luta empreendida para resolver os problemas inerentes à falta de água no município.
Destacou algumas ações de seu mandato, como indicações de pavimentação, solicitação de placas indicativas  de nomes de ruas,  colocação de números nas casas, consertos de estradas, melhor tratamento para os funcionários e o empenho e solidariedade  na luta dos professores pelos seus direitos.
Mas a maior parte da participação do vereador foi de críticas a administração municipal. Ele afirmou que, diferentemente do que diz a mídia da prefeitura,   não existe, em Teixeira,  canteiro de obras. O que  se vê, segundo João Batista, é uma  cidade  abandonada. Citou o Relatório da  (CGU)  que indentificou irregularidades com verbas do Turismo no município.
No final declarou  que o prefeito tem se mostrado uma pessoa insensível ao sofrimento da população, lembrando o tratamento que foi dispensado aos professores municipais  e  o exemplo do caso envolvendo o médico do CAPS que tem maltratado o povo de Teixeira e que, até agora, tem permanecido no cargo  com a conivência do prefeito.

Populares saem às ruas de Patos para protestar contra fechamento de escolas estaduais


As principais avenidas do Centro da cidade de Patos foram tomadas na manhã desta quarta-feira(28) por professores, diretores, funcionários, pais e sindicalistas que protestavam contra o fechamento das escolas estaduais Dom Fernando Gomes e Alexandrino Rodrigues.

Os manifestantes iniciaram as falações em carro de som em frente à Escola Estadual Monsenhor Manuel Vieira - CEPA, onde hoje funciona a sede da 6ª Gerência Regional de Ensino. De lá, todos saíram pelo Centro da cidade e ao lado da Oi realizaram mais uma manifestação.

O presidente do Sinfemp, José Gonçalves ,fez um discurso inflamado afirmando que o governo Ricardo tem que rever sua posição em relação à educação no estado. Ele disse que esta decisão é um retrocesso e só empobrece a Educação do Estado colocando às crianças e adolescentes em risco, principalmente de ficarem fora da sala de aula.

Os protestantes não foram recebidos pelo diretor da 6ª Gerência Regional de Ensino, Kácio Rogério, já que ele não se encontrava na Regional.

O anúncio de fechamento das duas escolas foi feito pelo diretor da 6ª Gerência Regional de Ensino, Kácio Rogério der Araújo. Segundo o diretor da regional, a decisão cumpre uma determinação da Secretaria de Educação do Estado, devido a problemas na estrutura educacional motivados pela diminuição do alunado da referida instituição.

De acordo com Vanda Rodrigues da Silva, diretora Alexandrino Rodrigues, a decisão da Secretaria de Educação revoltou a comunidade escolar formada por cerca de 385 alunos. A escola funciona com aproximadamente 40 profissionais, somando funcionários efetivos e prestadores de serviço.

Segundo a diretora, a decisão do Governo do Estado vem a desconsiderar uma história de 65 anos de atuação na rua Capitão Crisante e a comunidade do Santo Antônio, deixando estudantes vinculados a famílias carentes do bairro, sem a sua principal referência educacional.

A diretora informou que se confirmado o fechamento, o quadro de pessoal efetivo e os alunos da escola deverão ser aproveitados na Escola Estadual Coriolano de Medeiros e nas demais unidades da Rede Estadual.

Outro grande problema, segundo ela, é a demissão indiscriminada que pode acontecer no quadro de prestadores de serviço por conta da decisão. "Eu disse ao diretor que nós não vamos aceitar essa decisão e estamos dispostos a ir até as últimas conseqüências para que o governo possa rever esse absurdo que está fazendo. Se for necessário, vamos mobilizar a comunidade, políticos, ou quem quer que seja", protestou a diretora.

Kácio alegou que a Escola é inviável o seu funcionamento. Como argumento, ele disse que o número de alunos e insuficiente para que a escola esteja aberta. Ele ainda disse que o banheiro é junto da cozinha o que torna ainda mais inaceitável esta situação.

Ele disse que esta é a melhor medida e é determinação do governador Ricardo Coutinho. Ele disse que os alunos e profissionais serão remanejados para outras escolas que já estão superlotadas.

Kácio admitiu que outras escolas serão fechadas no Estado, mas em Patos apenas esta duas. Ele considera que esta medida mostra o respeito do governo para com a comunidade.

Fonte: Hora Exata

Educação: Faltam 300 mil professores na redes estaduais e municipais

O ano de 2012 começará com velhos problemas na rede pública de ensino. Estimativa da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação aponta déficit de cerca de 300 mil professores no país — nas redes estaduais e municipais —, número que corresponde a 15% do total de educadores em salas de aula (2 milhões).

Salários baixos, falta de educadores no mercado, ausência de planos de carreira e mau gerenciamento do quadro de servidores — muitos estão desviados de função — são apontados como causas da carência.
Para amenizar a crise, estados e municípios recorreram a concursos e contratos temporários, e professores passaram a lecionar em áreas diferentes da sua formação. 

Hoje o piso nacional do magistério para 40 horas é de R$ 1.187. Para o Sindicato Estadual dos Profissionais de Ensino do Rio (Sepe), o valor não motiva a permanência na escola.

De acordo com o Sepe, em 2012 a falta de professores continuará a ser crônica na rede estadual, que perderá um educador a cada dia útil por exoneração, mantendo a média deste ano.

O déficit nas escolas — a maioria de ensino médio —, chegaria a 10 mil profissionais. Na capital, os números são igualmente preocupantes: 5 mil estimados.

Presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Cleuza Repulho diz que a saída é a aprovação, em 2012, do Plano Nacional de Educação (PNE).

— O PNE prevê plano de carreira. O professor quer buscar a chance de crescimento profissional. Se não for feito nada chegaremos a um ponto que haverá orçamento e alunos, mas não educadores — diz Cleuza, que aponta as áreas de Química, Física e Matemática como críticas. 


Marcelo Remígio
O Globo

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

SINSERDE convida os professores para reunião extraordinária

A Presidente do SINSERDE Marivania Campos convida todos os professores de Desterro para participar de uma reunião extraodinária que acontecerá na Escola Estadual Silveira Dantas, neste dia 29 de Dezembro (Quinta – feira) as 8:00 horas da manhã.

Ela informa que a reunião tem como objetivo tratar da questão do Rateio dos Recursos do FUNDEB referentes aos anos de 2010 e 2011.

Ela afirmou  que é de bastante importância a participação de todos os professores, pois nesta reunião será decidido a polêmica questão do FUNDEB de Desterro.

Redação Acesso Desterro
Informações SINSERDE

Desterro PB: Polêmica do Projeto de Lei para Rateio dos recursos do FUNDEB


vereadora Marivânia
A Vereadora e atual Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Desterro, Srª Marivania Campos, entrou em contato com a Redação do Blog Acesso Desterro para fazer uma denúncia sobre uma votação ocorrida no dia 27 de Dezembro de 2011 (terça-feira).

Ela destaca que entrou um dinheiro do FNDE, registrado pela portaria nº 320, no mês de abril de 2011. Desterro, como outras cidades, foi contemplada, nesse caso com 92 mil reais, que foi uma diferença de 2010 e que já deveria ter  sido rateada entre os professores.  Como Desterro também tem sobra de 2011 e ainda não entrou nem a ultima parcela do FUNDEB referente à Dezembro de 2011 que será depositada até 31 deste. Com isso a ela expressa que não há condições de estipular o valor real do rateio para os professores ou mesmo votar um projeto de lei que contemple os dois anos como foi proposto e votado na sessão do dia 27.

Ela destaca que um fato que mais chama a atenção é que no projeto de lei nº 021/2011 apresentado a câmara e aprovado, trata sobre o pagamento do rateio do saldo de 2010 e 2011 e o valor não se aplica a realidade, primeiro que ele excluiu parte da classe, pois alguns professores que foram aposentados agora a pouco tempo não serão beneficiados com esse direito e segundo dá direito a professores contratados.

Ela ressalta que esse projeto 021/2011 não pode entrar em vigor, pois ainda não foi depositado a ultima parcela referente a Dezembro de 2012, desta forma não tem como saber qual o valor total para cada um dos professores, como já está estipulado no projeto um valor de R$ 1.300,00 e além disso o projeto ainda prevê proporcionalizar o valor por professor, mas na realidade é um rateio, e rateio é por partes iguais e não um ou outro receber mais e outros menos, e esse recurso é para os professores efetivos da rede pública municipal e não para contratados.

Marivania ainda ressalta que esse projeto nem foi apresentando a câmara para apreciação, nem a comissão de educação do município, presidida pela mesma, e isso vem a ferir primeiro o regimento interno da Câmara de Vereadores de Desterro e segundo a democracia e a classe dos professores de Desterro.

Dário Cardoso – Acesso Desterro
Informações Marivania Campos

CGU detecta irregularidades em verbas do turismo no Sertão


Relatório de auditoria da Controladoria Geral da União (CGU) indentificou irregularidades em convênios para promoções de eventos turísticos na Paraíba, com recursos do Ministério do Turismo. Foram analisados contratos com a empresa Xoxoteando Produções Artísticas Ltda, que está sendo alvo de investigação pelo Ministério Público Federal da Paraíba. Os contratos, todos sem licitação, foram firmados com as prefeituras de Aguiar (R$ 95.000,00), Catingueira (R$ 51.500,00), Curral Velho (R$ 210.000,00), Quixaba (R$ 63.500,00), São Bento (R% 36.000,00), São Mamede (R$ 320.000,00) e Teixeira (R$ 521.250,00).

O relatório aponta que os contratos não foram firmados diretamente entre as convenentes e os artistas ou empresários exclusivos, pressuposto básico para configuração da inviabilidade de competição e, consequentemente, realização da contratação direta. "As negociações ocorreram entre as convenentes e empresas intermediárias. Isso demonstra o afastamento da inviabilidade, tornando-se, portanto, necessária a observância da regra geral que impõe o dever de licitar", diz a CGU.

De acordo com o relatório, as empresas contratadas utilizam cartas de exclusividade limitadas a determinados dias e locais. "A exclusividade temporária é outro fator que afasta, em princípio, a premissa da inviabilidade de competição e, consequentemente, a aplicação do inciso III, do art. 25,da Lei no 8.666/93, haja vista que, em outras datas e com outros empresários e empresas, o mesmo artista poderia ser contratado por valor diverso", destaca o relatório.

Durante a análise dos documentos, foi identificada a existência de um grupo de empresas que sempre fornecem orçamento às prefeituras para fundamentar os planos de trabalho apresentados ao Ministério do Turismo e também participam dos processos de contratação. As empresas citadas no relatório são:

Xoxoteando Produções Artísticas Ltda. - CNPJ no 07.408.508/0001-72;
Vieberton da Silva Feitosa - ME - CNPJ no 09.565.396/0001-99;
Ji Pereira Eventos Ltda. - CNPJ no 08.312.545/0001-45;
Bruno Alexandre Silva de Souza - CNPJ no 10.635.238/0001-47;
Maria do Carmo R. de Araújo - MC - CNPJ no 07.487.779/0001-24;
Kalina Lígia Claudino Valério - CNPJ no 08.012.393/0001-65;
J. Francisco Borges - CNPJ no 07.332.196/0001-60;
Rafael Santos Diniz - CNPJ 07.536.348/0001-47;
NET Propaganda Ltda. - CNPJ no 00.391.689/0001-22;
Marcos Produções Ltda. - CNPJ no 05.246.599/0001-61;
JN Produções e Eventos - CNPJ no 08.422.840/0001-54; e
Elzimar Trindade de Araújo - CNPJ no 08.597.907/0001-91.

Conforme a CGU, "existem indícios de que nesse grupo há um subgrupo que participa dos processos licitatórios apenas para perder, como é o caso das empresas Ji Pereira Eventos, NET Propaganda, Bruno Alexandre Silva de Souza e JN Produções e Eventos, e outro subgrupo que apresenta sempre as propostas vencedoras, a exemplo das empresas Xoxoteando Produções Artísticas Ltda., Vieberton, Maria do Carmo R. de Araújo, Kalina Lígia Claudino Valério, J. Francisco Borges e Rafael Santos Diniz".

O Relatório de Auditoria será encaminhado pela CGU, além de ao Ministério do Turismo, aos seguintes órgãos, para as providências que cabem a cada um: Ministério Público Federal (MPF), Tribunal de Contas da União (TCU), Ministério da Justiça (para envio ao Departamento de Polícia Federal) e Advocacia-Geral da União (AGU).


Fonte: Lenilson Guedes - JP

Brasil passa Reino Unido e inicia 2012 com 6º PIB e piso de R$ 622


Troca de posição é notícia na imprensa britânica. Motivo é a crise de 2008 e sua segunda fase em 2011, da qual os britânicos ainda sentem efeitos e Brasil supera. Em pronunciamento de fim de ano, Dilma disse que "no ano em que grandes potências mundiais estão tendo crescimento negativo, ou igual a zero, nós vamos ter um bom crescimento". Decreto reajusta salário mínimo para R$ 622 a partir de janeiro.

BRASÍLIA - Na última semana do ano, jornais britânicos tratam o Reino Unido como um país que derrotado na lista das maiores economias do mundo - o que significa uma vitória para o Brasil. Nesta segunda-feira (26), a imprensa britânica noticia que o estudo de uma entidade local chamada Centro de Pesquisa Econômica e de Negócios mostra que o produto interno bruto (PIB) do Reino Unido foi ultrapassado pelo brasileiro, que agora é o sexto do planeta.


A conquista pelo Brasil de uma posição no ranking tinha sido anunciada pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, na última quinta-feira (22), durante café da manhã de confraternização com jornalistas. Mas ele tinha se equivocado - e os jornalistas que noticiaram a informação também - ao dizer que o Brasil passaria a Itália, em vez de o Reino Unido. A economia italiana havia ficado para trás em 2010.



Segundo o estudo britânico, a troca de posição daquele país com o Brasil tem duas explicações básicas. Enquanto o Reino Unido ainda sofre até hoje com os efeitos da crise financeira que explodiu em 2008, o Brasil - como alguns outros países emergentes - está relativamente descolado e segue uma trajetória de crescimento.



Em nota oficial distribuída à imprensa nesta segunda (26), Mantega disse que essa tendência vai continuar nos próximos anos, com países como os BRICs - Brasil, Rússia, Índia e China - sustentando avanços maiores do que as chamadas economias industrializadas. Apesar disso, afirmou o ministro, o Brasil ainda vai levar de 10 anos a 20 anos para ter um padrão de vida europeu.



O bom desempenho brasileiro em meio à crise global tinha sido destacada pela presidenta Dilma Rousseff em seu pronunciamento de fim de ano levado ao ar em cadeia de rádio e TV na última sexta-feira (23).



"Muitos anos atrás, boa parte do mundo progredia e o Brasil ficava parado, marcando passo. Agora, ao contrário, boa parte do mundo estagnou e o Brasil acelera", disse Dilma. 



"No ano em que grandes potências mundiais estão tendo crescimento negativo, ou igual a zero, nós vamos ter um bom crescimento. Porque ele está acompanhado de inflação baixa, de juros descendentes, aumento do emprego, distribuição de renda e diminuição de desigualdade."



No pronuncimento, Dilma afirmou também que esse descolamento vai continuar em 2012, pois o ano começará com "com forte aumento do salário mínimo, com redução de impostos com retomada do crédito, com aumento de investimento e mantendo a estabilidade fiscal".



Decreto assinado pela presidenta na sexta (23) e publicado nesta segunda-feira (26) no Diário Oficial da União formalizou o aumento e 14% do salário mínimo, que sobe de R$ 545 para R$ 622 a partir do dia 1º de janeiro.



O reajuste formaliza o que diz lei aprovada no primeiro semestre pelo Congresso. Pela lei, até 2015, o mínimo será reajustado com base no crescimento verificado dois anos antes mais a inflação. 

Fonte: Carta Maior

Presidenta da Argentina também está com câncer

Cristina Kirchner, presidenta da Argentina, acaba de entrar na lista de líderes sul-americanos diagnosticados com câncer. Segundo a Casa Rosada, sede do governo, ela será operada em 4 de janeiro.

O tumor maligno localiza-se na tireóide e está descartada a metástase – quando a doença se espalha para outras parte do corpo -. Cristina ficará de licença por vinte dias.
O marido dela, o ex-presidente  Néstor Kirchner, morreu em 2010, aos 60 anos, vítima de ataque cardíaco.

No Brasil, o ex-vice-presidente José Alencar morreu, neste ano, depois de longa batalha contra o câncer. A presidente Dilma Rousseff se curou de um antes de concorrer à Presidência. O ex-presidente Lula está se  tratando da doença.

O presidente do Paraguai, Fernando Lugo, submeteu-se ao tratamento de um câncer no Brasil e diz ter vencido a luta. O mesmo afirma o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, que também foi diagnosticado com a doença.

Blog do Céilio Alves

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Blog Passando a Limpo reformula enquete para garantir direito de pré-candidato que tinha ficado de fora e antecipa data de encerramento


O Blog Passando a Limpo, para manter a sua  tradição de imparcialidade e isenção, resolveu reformular a enquete  dos pré-candidatos ao cargo de prefeito nas eleições municipais de 2012, acrescentando o nome de Juliano Rodrigues (Juquinha) que, por esquecimento, não havia sido incluído na primeira relação.
Consciente de que o direito de todos deve ser respeitado, o blog republica a enquete, esperando a compreensão dos internautas e dos demais pré-candidatos  já indicados.
A disputa eleitoral do próximo ano em nossa cidade  promete ser acirrada.  O grupo político anteriormente liderado pelo ex-deputado Valdecir Amorim está dividido com as  pré-candidaturas de  Rita Nunes  e  Wenceslau Marques. Na oposição já se proclamaram pré-candidatos Nego de Guri, Álvaro Dantas, pastor Urbano e Totinha. Nas ruas também se comenta que poderão ser candidatos o ex-vice-prefeito Zé Mário,  o Padre Josenildo e Juquinha
Diante do atual cenário, faltando menos de  um ano para as eleições municipais, o blog  Passando a Limpo inicia  hoje  a segunda enquete sobre a disputa eleitoral de 2012 para o cargo de prefeito de Teixeira.

A sondagem tem como objetivo saber dos nossos visitantes a preferência e a rejeição aos possíveis candidatos a prefeito, por meio das seguintes perguntas:

1- Se as eleições fossem hoje, em quem você votaria para prefeito de Teixeira?
2-  Se as eleições fossem hoje,  em quem você não  votaria de jeito nenhum para prefeito de Teixeira?
A enquete será concluída no dia 06  de janeiro de 2012.
Convém esclarecer que esta enquete não se trata de pesquisa eleitoral, descrita no art. 33 da Lei nº 9.504/97, mas de mero levantamento de opiniões, sem controle de amostra, o qual não utiliza método científico para sua realização, dependendo, apenas, da participação espontânea do interessado. (Art. 21 da Resolução TSE nº 23.190, de 2009).
Você pode modificar o seu voto até o encerramento da enquete.
Vote  no pré-candidato da sua preferência.

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Cássio se irrita com notícia sobre saúde de Ronaldo

É mentira! O estado de saúde do poeta Ronaldo Cunha Lima não piorou, conforme noticiado neste domingo (25) de Natal. Uma maldade, sem dúvida.
Internado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, Ronaldo poderá ter alta nesta quarta-feira (28), conforme previsão médica.
O senador Cássio Cunha Lima não arredou o pé no acompanhamento do pai um só instante. Ele está em São Paulo desde o dia da internação de Ronaldo.
Cássio irritou-se com a notícia acerca da piora do estado de saúde do seu pai. Tudo mentira. Através do seu microblog, CCL desmentiu.
Ele tranqüilizou os familiares e amigos e disse que Ronaldo submeteu a uma intervenção médica conhecida como pleurodese após ter feito uma drenagem pulmão quando diagnosticado um quadro moderado de derrame pleural.
Ao contrário do que foi veiculado, o estado de saúde de Ronaldo não piorou, viu!

Blog do Marcone Ferreira

Texto de Matias Marcelino Campos enviado ao Blog Passando a Limpo

No Programa Vontade Popular, da Secretária de Comunicação e transmitido através da Rádio Teixeira FM, no último sábado, dia 24 deste mês, o escritor Matias Marcelino Campos leu um artigo inspirado, vibrante e determinado, o qual demonstra com muita sutileza a experiência que possui no campo político e na oratória, principalmente com o objetivo de tocar, persuadir, convencer, envolver e motivar o estímulo dos Setores da Administração, que por ventura estejam desatentos com a realidade da disputa que se aproxima. O escritor afirma que uma disputa eleitoral não deve ser tratada como “piada”, mas sim com compromisso e responsabilidade.

Com sentimento natalino anunciado pelo coordenador, jornalista Thércio Rocha e o sonoplasta Nego Som, Matias dedicou sua mensagem a Dona Zuleica, genitora do prefeito, e a primeira dama Cida. Entretanto, fez verdadeira defesa de sustentação do nome do gestor Wenceslau Marques, bem como cobrou um posicionamento definitivo dos auxiliares de cargos de confiança, no apoio ao projeto político de renovação do mandato e o fim das artimanhas e falsidade, dos que querem enganar no exagero da equivocada ingenuidade da indiferença e apatia, tão questionadas e que causam desagrados.

Vejam a seguir, o artigo na integra:


Estou com prefeito Wenceslau. E você?
O Prefeito Wenceslau Souza Marques conquistou o poder, após quase duas décadas de sacrifícios, em que o sofrimento adensou na maturidade, na força da militância e na transformação no mundo político, que aguçou o sentido de urgência no diálogo e acesso aos representantes do povo. Onde a própria sociedade responde expressando um claro desejo de mudança, estrutural e profunda na gestão da coisa pública. Observem a luta pioneira na superação da crise atravessada, além da dedicação para deixar “Nossa terra Teixeira” em melhores condições do que foi encontrada.

Por isto, levanto uma questão para reflexão pública: que a população tome como convocação, chamando para um despertar do interesse aqueles que ainda estão sonolentos no jogo de xadrez da política. Conseqüentemente, espera-se uma resposta imediata dos Assessores da Estrutura Administrativa, de que não são impotentes na disputa contra os adversários dos seus empregos e cidadania.

Alerto que, os radicais opositores já ofuscam com arrogância nossa derrota e, com certeza, querem banir do poder todos que integram o Governo municipal, mesmo se alguém estiver por necessidade e circunstâncias alheias à sua vontade.

Todavia, depois das Notas públicas, divulgadas pelos partidos aliados, não precisa de mais nada para convencer os que ocupam cargos de confiança. Pois, cada um tem o dever moral e ético de se engajar no apoio ao Projeto audacioso do Prefeito, que demonstra por demais, ser um líder devotado pela causa coletiva, sem apego nem ganância pelo dinheiro.

É nesta função de Agente Social, do nosso líder Wenceslau, que se espera o reconhecimento dos seus auxiliares, respondendo com veemência e de sã consciência: que estão do lado do Prefeito nesta dura empreitada de vencer os poderosos que retorcem contra os fracos, na interrogação do amanhã.

Para concluir, estamos chamando os escolhidos pela confiança do líder Wenceslau, para que torçam pelo sucesso, sem precisar abordá-los por subordinação, nem acordá-los com uma martelada, devido uma fraca acomodação de fingir de repousarem “em cima do muro”. Vejam que outras forças política, já estão e tende a se aproximarem, em virtude do líder Wenceslau respirar o efeito de uma nova liberdade fascinante, rumo à vitória que será celebrada na história.

Portanto, o sucesso da superação da crise é uma conquista meritória de todos nós agentes políticos e multiplicadores, na busca da saída das amarras ultrapassadas. Cuja mobilização para o progresso, é um desafio ao traiçoeiro quadro destrutivo de dívidas deixadas, recheadas de costumes e vícios nocivos.   

Por: Matias Marcelino Campos

Imaculada - PB: Jacileide Gomes é contemplada pelo governo do estado com o Prêmio Professor Exemplar


Jacileide Gomes
A Professora  JACILEIDE GOMES DE MENEZES, com exercício na Escola Estadual de Ensino Fundamental  Delmiro Dantas, localizada na cidade de Imaculada, da 11ª RE, acaba de ser contemplada pelo Governo do Estado, com o Prêmio  Professor Exemplar, pela apresentação do Projeto intitulado “Com a independência de Imaculada, conquistou-se a sua Evolução”.
O Prêmio Educação Exemplar destacou experiências pedagógicas e administrativas do cotidiano curricular que contemplaram as temáticas: “Educação e Cultura”, “Educação e Cidade”, “Educação e Campo”, “Educação e Trabalho”, “Educação e Comunicação”, “Educação e Tecnologia” e “Educação e Cidadania”, eixos norteadores  da Secretaria de Estado da Educação.                
Foram selecionadas 70 (setenta) Escolas na categoria “Gesto Exemplar” e 126 (cento e vinte e seis) professores na categoria “Professor Exemplar”.
O Prêmio “Professor Exemplar” é destinado aos profissionais da educação, em efetivo exercício de suas funções em escolas da rede pública estadual.
A Professora receberá como prêmio o valor correspondente a uma remuneração mensal, (14º salário) conforme legislação que institui o Educação Exemplar. O pagamento será feito ainda neste mês de Dezembro e o seu trabalho será publicado em livro a ser elaborado pela Secretaria de Estado da Educação (SEE).    

domingo, 25 de dezembro de 2011

Um Feliz Natal!




























Universal, abrangente, calorosa ­ assim é a festa de Natal, que envolve a todos. Uma das mais coloridas celebrações da humanidade, é a maior festa da cristandade, da civilização surgida do cristianismo no Ocidente. Época em que toda a fantasia é permitida. Não há quem consiga ignorar a data por mais que conteste a importação norte-americana nos simbolismos: neve, Papai Noel vestido com roupa de lã e botas, castanhas, trenós, renas. 

Até os antinatalinos acabam em concessões, um presentinho aqui, outro acolá. Uma estrelinha de belém na porta de casa, uma luzinha, um mimo para marcar a celebração da vida, que é o autêntico sentido da festa. Independente do consumismo, tão marcante, o Natal mantém símbolos sagrados do dom, do mistério e da gratuidade. 

Na origem, as comemorações festivas do ciclo natalino vêm da distante Idade Média, quando a Igreja Católica introduziu o Natal em substituição a uma festa mais antiga do Império Romano, a festa do deus Mitra, que anunciava a volta do Sol em pleno inverno do Hemisfério Norte. A adoração a Mitra, divindade persa que se aliou ao sol para obter calor e luz em benefício das plantas, foi introduzida em Roma no último século antes de Cristo, tornando-se uma das religiões mais populares do Império. 

A data conhecida pelos primeiros cristãos foi fixada pelo Papa Júlio 1º para o nascimento de Jesus Cristo como uma forma de atrair o interesse da população. Pouco a pouco o sentido cristão modelou e reinterpretou o Natal na forma e intenção. Conta a Bíblia que um anjo anunciou para Maria que ela daria a luz a Jesus, o filho de Deus. Na véspera do nascimento, o casal viajou de Nazaré para Belém, chegando na noite de Natal. Como não encontraram lugar para dormir, eles tiveram de ficar no estábulo de uma estalagem. E ali mesmo, entre bois e cabras, Jesus nasceu, sendo enrolado com panos e deitado em uma manjedoura. 

Pastores que estavam próximos com seus rebanhos foram avisados por um anjo e visitaram o bebê. Três reis magos que viajavam há dias seguindo a estrela guia igualmente encontraram o lugar e ofereceram presentes ao menino: ouro, mirra e incenso. No retorno, espalharam a notícia de que havia nascido o filho de Deus.


Fonte: Arte e Educação

sábado, 24 de dezembro de 2011

Mensagem de Natal de Frei Beto

O DIA EM QUE VI DEUS

Natal é a "despapainoelização" do espírito. É quando o coração torna-se manjedoura e, aberto ao outro, acolhe, abraça e acarinha. Violenta-se quem faz da festa do Menino Jesus uma troca insana de mercadorias. Quantas ausências nesses presentes!
Em pleno verão, nos trópicos, o corpo empanturra-se de nozes e castanhas, vinhos e carnes gordas, sem que se faça presente junto àqueles que, caídos à beira do caminho, aguardam um gesto samaritano.
Ainda criança, em Minas, aprendi com meus pais a depositar junto ao presépio a lista de meus sonhos. Nada de pedidos a Papai Noel. No decorrer do advento, eu engordava a lista: a cura de um parente enfermo; um emprego para o filho da lavadeira; e a paz no mundo. Meu pai insistia para que eu registrasse meus sonhos mais íntimos. Aos 8 anos, escrevi: "Quero ver Deus". Minha mãe ponderou: "Não basta Nossa Senhora, como as crianças de Fátima?". Não, eu queria ver Deus Pai. Nem imagens dele eu encontrava nas igrejas, que exibem, de sobejo, ícones de Jesus e pombas que evocam o Espírito Santo.
Na tarde de 25 de dezembro, meus pais levaram-me a um hospital pediátrico. Distribuímos alegria e chocolate às crianças, vítimas de traumas ou tomadas pelo câncer e por outras enfermidades. Fiquei muito impressionado com um menino de 6 anos, careca. Na saída, mamãe indagou-me: "Gostou de ver Deus?". Fiquei confuso: "Só vi crianças doentes", respondi. Então, ela me ensinou que a fé cristã reconhece que todos os seres humanos são imagem e semelhança de Deus. Por isso é tão difícil ver Deus. Pois não é fácil encarar a radical sacralidade de todo homem e de toda mulher.
Aos poucos entendi que o modo de comemorar o Natal forma filhos consumistas ou altruístas. E descobri que Deus é tanto mais invisível quanto mais esperamos que Ele entre pela porta da frente. Sorrateiro, Ele chega pelos fundos, via um sem-terra chamado Abraão; um revolucionário, de nome Moisés; um músico com fama de agitador, Davi; uma prostituta, Raab; um subversivo conhecido por Jeremias; um alucinado, Daniel; um casal de artesãos que, recusado em Belém, ocupa um pasto para trazer o Filho à vida: Maria e José.
No Evangelho de Mateus (25, 31-46), Jesus identifica-se com quem tem fome e sede, é doente ou prisioneiro, oprimido ou excluído. Aqueles que para os "sábios" são a escória da sociedade, para Deus são os convidados ao banquete do reino.
Desde então, aprendi que Natal é todo dia. Basta abrir-se ao outro e à estrela que, acima das mazelas deste mundo, acende a esperança de um futuro melhor.
Sonhar com um mundo em que o Pai Nosso transpareça na grande festa do pão nosso, pois quem reparte o pão partilha Deus.
Frei Betto

Teixeira – PB: Escola Sebastião Guedes da Silva é transformada em escola técnica


A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Sebastião Guedes da Silva do município de Teixeira  foi transformada em escola técnica.
Ontem esteve no Sebastião Guedes uma equipe de funcionários da 6ª região de ensino e passaram o dia inteiro fazendo um levantamento de todo o alunado, através de consultas às fichas individuais.  
Segundo a equipe, o decreto de implantação já foi publicado no diário oficial  e,  nos próximos dias, o diretor da Regional  de Ensino, Kássio Rogéio, virá a Teixeira  fazer uma reunião com o objetivo de repassar todas as informações inerentes aos cursos que serão criados e as formas de funcionamento.

Salário mínimo será de R$ 622 em janeiro; decreto já foi assinado

A presidente Dilma Rousseff assinou nesta sexta-feira (23) o decreto que prevê salário mínimo de R$ 622 a partir de janeiro de 2012. A decisão deve ser publicada no "Diário Oficial da União" no início da próxima semana.

Desde o segundo mandato do presidente Lula, os reajustes anuais do mínimo têm seguido uma fórmula que combina o INPC acumulado desde o aumento anterior e o crescimento da economia do ano retrasado.

Pela legislação em vigor, o arredondamento dos valores deve ser sempre para cima. Por conta disso, havia a expectativa de que o valor pudesse ser de R$ 625.

De acordo com lei publicada no início do ano, que também estabeleceu o piso salarial brasileiro em R$ 545, essa metodologia será seguida pelo menos até 2015.

Portal Correio da Paraíba

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Ministério Público Estadual cobra R$ 22,8 milhões do Fundeb para professores


O Ministério Público Estadual, através da promotora da Educação, Fabiana Lobo, deu prazo de cinco dias para que o governo do Estado preste esclarecimentos sobre o motivo de não ter repassado, desde abril, o saldo remanescente do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) entre os professores da rede estadual.

De acordo com a Associação dos Professores de Licenciatura Plena da Paraíba (APLP), aproximadamente 15 mil professores que prestam serviço ao Estado teriam direito ao rateio de mais de R$ 22,8 milhões de sobra do Fundeb. O valor foi depositado pela União na conta corrente da Secretaria de Estado da Educação desde o dia 29 de abril deste ano, com base no exercício de 2010, e até hoje não teria sido distribuído entre os profissionais.

O presidente da APLP, Francisco Fernandes, conta que encaminhou ofícios aos secretários da Educação e das Finanças, respectivamente, Afonso Scocuglia e Aracilba Rocha, mas até hoje não obteve um posicionamento oficial sobre quando seria realizado o rateio. A entidade também recorreu ao MP.

Após oferecer denúncia ao Ministério Público, a APLP conseguiu que fosse instaurado pela Promotoria da Educação um inquérito administrativo para apurar o porquê da demora no repasse.

Segunda a promotora, mesmo com o recesso de final de ano, o prazo para esclarecimentos continua. “Manteremos um plantão no MP e a qualquer momento a Secretaria da Educação pode nos enviar oficialmente suas justificativas”, comenta.

Através da assessoria do secretário Afonso Scocuglia, ele explicou que por se tratar de dados referentes a cálculos realizados na gestão passada, os quais chegaram à cifra de R$ 22,8 milhões, seria preciso fazer um levantamento detalhado da movimentação dos recursos do Fundeb até obter informações mais confiáveis.

Independentemente da investigação pelo MP, a APLP recorreu ao Tribunal de Justiça. De acordo com Francisco Fernandes, o processo já se encontra nas mãos do desembargador Manoel Monteiro, para relatoria. “Estamos aguardando a apreciação da cautelar. Esperamos que seja feito ainda esse ano, pois muitos contam com esse dinheiro como um complementação salarial”, explicou.

Segundo a APLP, os recursos são referentes à diferença do custo aluno/ano que foi calculado de forma errada pelo MEC em 2010. “O MEC calculou que o custo aluno/ano era de R$ 1.414,00 mas o valor real era de R$ 1.529,97, originando a diferença que foi depositada na conta dos Estados e das prefeituras em abril de 2011.

Jornal da Paraíba

VI Festa da padroeira de Teixeira - PB.

Festa da Padroeira da cidade de Teixeira, veja a programação da Festa de Santa Maria Madalena

TEMA: "Paróquia de Santa Maria Madalena, 150 anos de fundação fazendo história no sertão!"

DIA 21/12

NOITÁRIOS: Paróquias homenageadas - N.Sra. das Dores (Mãe D'água-PB), N.Sra. da Conceição (Imaculada-PB) e N.Sra. do Desterro (Desterro-PB)
20h - Palavra de abertura proferida pelo Pe. José Nildo
20h30 - Apresentação da Banda Filarmônica do Terceiro Batalhão (Patos-PB)
21h30 - Início do pavilhão (animação com Anjos da Noite e Pingo de Mel)
BINGO DE UMA TV E UM LIQUIDIFICADOR


DIA 22/12

NOITÁRIOS: pastorais, movimentos, serviçoes, Poder Judiciário e Ministério Público
19h - Missa na Capela da Sagrada Família
20h - Apresentação dos Meninos da Flauta (Teixeira-PB)
21h - Início do pavilhão (animação com Banda Os Maturis)
BINGO DE UMA TV


DIA 23/12

NOITÁRIOS: Comunidades rurais, associações comunitárias, EMATER, Banco do Brasil, motoristas e motociclistas
19h - missa dominical
20h30 - Apresentação da Banda Filarmônica 26 de Julho (Patos-PB)
21h30 - Início do pavilhão (animação com Axé Music Mania)
BINGO DE UMA TV


DIA 24/12

NOITÁRIOS: Filhos ausentes, devotos de Santa Maria Madalena e artistas da terra
19h00 - Apresentação do repentista Valdir Teles e companheiro
20h - Missa solene de Natal
21h30 - Início do pavilhão (animação com Trio Maurício)
BINGO DE UM GARROTE


DIA 25/12

09h - Missa do Natal
10h30 - Feijoada com churrasco e música ao vivo
15h - Bingo de uma moto
Animação com Axé Music Mania, Cegos da Paixão, Os Ataíde, entre outros.

A Festa da padroeira de Teixeira - PB, acontecerá dias 23,24 e 25. A partir das 22:00 horas.

Sexta - Cesar e Banda
Sábado - Forrozão Beleza Rara
Domingo - Toninho dos Teclados e Puro Venen

Teixeira-PB
Edição Maturéia1

Eduardo Campos, segundo o Ibope, é o melhor governador do Brasil e Agnelo Queiroz (DF), o pior

eduardo_campos_promar_foto_aluisio_moreira_SEI 
 
A Folha de Pernambuco divulga hoje o resultado da pesquisa do Ibope/Rede Bandeirantes sobre a avaliação de 09 governadores dos principais Estados da Federação.
O de Pernambuco, Eduardo Campos, lidera o “ranking” com 89% de aprovação e 9% de reprovação.

O segundo colocado é o governador Beto Richa (PR) com 74% de aprovação, seguido por Sérgio Cabral (RJ) com 71%, Antonio Anastásia MG) com 69%, Cid Gomes (CE) também com 69%, Geraldo Alckmin (SP) com 67%, Raimundo Colombo (SC) também com 67%, Jaques Wagner (BA) com 66%, Tarso Genro (RS) também com 66% e Agnelo Queiroz (DF) com apenas 23%.

Eduardo e Cid são filiados ao PSB; Beto Richa, Anastásia e Geraldo Alckmin ao PSDB; Sérgio Cabral ao PMDB, Raimundo Colombo ao PSD, e Tarso Genro, Jaques Wagner e Agnelo ao PT.

Vital do Rêgo é um leão para Ricardo e um gato para Dilma e Veneziano

Inteligente, determinado, astuto, o senador Vital do Rêgo também é um político escorregadio. Como um camaleão, sabe muito se adaptar às situações e aos ambientes. Foi assim em 98, quando percorreu o estado como João Batista no deserto bradando que iria peitar o poderoso governador e candidato à reeleição José Maranhão. Vital, que integrava um quinteto de oposição ao peemedebista na Assembleia, e disso muito se gabava, de uma hora para outra, sem muito estardalhaço, coligou seu partido, o PDT, com Maranhão. Seis meses depois era vice-líder do homem na Assembleia.

O tempo passou, e Vital, mais experiente, segue o mesmo. Ousado como ninguém, não atira no escuro. Calcula cada passo. Todavia, às vezes é impossível não dar na telha. Quando se quer abraçar o mundo, chupar cana e assoviar a um só tempo, algo escapa e fica à mostra.

Na Paraíba, Vital do Rêgo tem agido como um leão em defesa dos pobres servidores públicos. Age com garra, sem medir esforços. Não aceita, por exemplo, esse “reajuste chinfrim” que Ricardo Coutinho anunciou. Quer mais, bem mais, porque os servidores precisam e merecem. É verdade!

Entretanto, em Campina Grande, o irmão de Vital não paga o piso dos professores, lei que Vital ajudou a aprovar em Brasília. Veneziano também não pagou o 13º de todos os servidores. Dessas coisas, porém, muito mais graves que um aumento que varia de 3% a 33%, Vital nada diz. É um gato!

Em Brasília, nesta quinta, como presidente da Comissão Mista de Orçamento, para não perturbar a leitura do relatório, mandou a polícia do Senado botar pra fora algumas dezenas de manifestantes, 
inconformados porque Dilma, contra quem Vital não levanta a voz, não vai dar aumento aos servidores federais em 2012. De novo, Vital age como um gato!

Por que, então, o que vale para Ricardo não vale para Veneziano e Dilma? Leão com um e gato com outros?

Célio Alves