A reunião da Mesa Diretora para tomar uma posição final sobre a posse do senador diplomado Cássio Cunha Lima (PSDB), terminou há pouco e decidiu marcar a posse do tucano para esta terça-feira, 8, às 18 horas. O presidente do Congresso, senador José Sarney (PMDB) chegou a anunciar o adiamento da reunião para outro dia, mas foi pressionado pela bancada tucano e remarcou a reunião para às 10h.
Cássio Cunha Lima foi o candidato mais votado da Paraíba nas eleições para o Senado em 2010, mas não assumiu em virtude da Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar 135/10). O parecer sobre o caso está sendo elaborado pelo senador Ciro Nogueira (PP-PI), quarto-secretário do Senado.
No dia 19 de outubro, o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou a posse imediata de Cunha Lima, por não reconhecer a possibilidade de aplicação da Lei da Ficha Limpa no pleito de 2010. Ele teve o registro de candidatura inicialmente negado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por condenação em episódio de compra de votos nas eleições de 2006 para o governo paraibano.
Com a posse de Cunha Lima, o senador Wilson Santiago (PMDB-PB), que ficou em terceiro lugar nas eleições de 2010, deverá deixar o mandato.
Da Redação com Senado
WSCOM Online