Radio Planeta Rei

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Artigo do vereador João Batista Filho

Vereador João Batista Filho
Alegria, compromisso, ética, responsabilidade, trabalho e o bem comum

É com alegria que venho, de público, como vereador eleito pelo voto direto e legítimo do povo, no meu 3º mandato, como político que recebeu votos de confiança de pessoas de respeito, conscientes e honradas, de famílias de bem, expressar minha gratidão ao povo que tanto me quer bem.
Se o próprio Jesus Cristo que só fez o bem, o mataram por inveja. Imagine contra nós o que a inveja poderá causar.
Aceito toda e qualquer crítica desde que seja verdadeira, mas não posso me calar diante da mentira, daqueles que procuram com hipocrisia denegrir a minha imagem. A crítica é bem-vinda quando tem fundamento, pois ajuda no crescimento das pessoas.
Ora não sabia que ser oposição e falar a verdade maltratassem tanto.
Fiquei surpreso com o artigo “Pão e Circo no Legislativo Mirim” publicado pelo jovem jornalista teixeirense em seu blog, pois este  profissional, a quem sempre devotei respeito e admiração, classificou a Casa onde já trabalhou de circo.
Lembro-me quando o defendi no plenário da Câmara Municipal de Teixeira. Ele se dizia injustiçado pela atual secretario de comunicação que não o deixava trabalhar.
Há poucos dias estivemos em trabalho no Açude Sabonete, pedindo providências para o desperdício de água daquele manancial. E agora ele, que tem acompanhado e elogiado  o meu  trabalho legislativo, me tacha de palhaço e denigre o Poder Legislativo Municipal.Pasmem!

Lembro-me, ainda, que no último discurso quando falei sobre corrupção e o mesmo me parabenizava, dizendo: “O senhor fez um excelente discurso”, e pediu até o discurso do senador Pedro Simon, que eu havia lido em plenário, o qual fazia referências elogiosas a Câmara Municipal de Teixeira pela aprovação do projeto de lei Ficha Limpa, de minha autoria. Quanta hipocrisia!
“Maldito é o homem que confia em outro homem!”,  diz as sagradas escrituras.
Tenho usado o meu cargo de vereador para cobrar, fiscalizar, denunciar, tornar público o que é do povo e apresentar proposições em defesa do município. Se fazer isso é não fazer nada, então  o que é correto o vereador realizar?
O meu mandato tem se pautado  pelo  compromisso com a coerência, com a verdade e com a ética  e não é utilizado em beneficio próprio, não abro mão da defesa intransigente do povo. Agora, se alguns não conseguem enxergar isso ou preferem ficar mudos e surdos por conta do cala boca, aí é outra história. Quanta Hipocrisia!
Nunca maculei a imagem de nenhum cidadão ou cidadã. Eu tenho uma profissão, não faço da política uma mesada de bajulação.
Estou certo, contudo, de que a intenção de boicotar minhas ações tem o propósito de desviar a atenção do povo dos vários problemas inerentes a essa administração, como:
·    o não repasse dos  170 mil reais dos professores;
·    o desrespeito ao magistério durante a greve;
·    a recente falta ônibus para mais  de 300 pessoas que estudam em Patos;
·    as constantes reclamações da obra da  Praça Sérgio Dantas, batizada de Saci Perêrê;
·    a falta de pagamento da rua Joaninha;
·    os problemas da  quadra de esporte da Pedra do Galo sem alambrado e com as paredes apresentando rachaduras;
·    o abandono da quadra de esporte por trás do Texas;  
·    o estádio O Dorjão entregue ao relento;
·    o mato tomando conta da cidade;
·    o  matadouro,  as lagoas de salmouras, e as ruas cheias de buracos e no escuro,  enquanto em outras localidades luzes acesas durante o dia;
·    as compras absurdas ao cunhado do prefeito;
·    as faltas de água na zona rural e de ambulâncias no hospital:
·    os postos médicos sem  condições de trabalho;
·    o não pagamento da insalubridade dos funcionários do hospital;
·    o gasto de mais  de 1 um milhão com cargos de comissão como cabide político, entre outros.
Como vereador e líder da oposição, tenho cobrado tudo aquilo que foi mencionado no artigo “Pão e circo” .
Sobre a taxa de iluminação pública, quem fez o projeto foi o próprio prefeito que o caro acadêmico em comunicações sociais tanto defende.
No mesmo artigo se fala que os vereadores nada contribuem para o crescimento do nosso município, que não fazem audiências públicas e outras ações relevantes. Para aqueles que não acompanham, apresento algumas ações desenvolvidas no meu mandato parlamentar.
Se eu estiver mentindo, o jornalista pode pedir a cassação  do meu diploma,  mas não rasguem as atas da câmara e nem  apaguem os arquivos  dos computadores da Teixeira FM, eles são a  prova das ações de meu mandato que enumero abaixo:
1ª audiência pública da Câmara Municipal de Patos em  27/05/2009, onde pedi segurança para Teixeira  ao Secretário do  Estado;
2ª audiência pública na Câmara Municipal para discutir e combater os assaltos na cidade;
3ª audiência pública na Câmara Municipal de Teixeira, com o ministério público para o conserto da rua José Pedro de oliveira e conseguimos;
4ª audiência pública na Câmara Municipal de Teixeira para tratar da  questão da problemática da água no município;
5º viagem a João Pessoa, com os demais vereadores, onde solicitamos junto ao presidente do Tribunal de Justiça a elevação da comarca de Teixeira para 2ª entrância;
6º vários requerimentos, ações e indicações pedindo: calçamentos, galerias, limpeza de mato e lixo em diversos bairros, roço e conserto das estradas da zona rural, providências com o matadouro, conserto no chafariz, conserto no sanitário público, pagamento de insalubridade para os funcionários do hospital e outros setores, aumento dos salários dos motoristas, implantação do aumento dos salários dos agentes de saúde, implantação dos números e placas nas ruas onde faltam, a defesa dos direitos dos estudantes e professores.
7º Estive em Patos recentemente falando com Vavá sobre o problema da água de Teixeira e ocupei por várias vezes a Teixeira FM, para denunciar e pedir providências:
O jornalista, em seu artigo, questiona os projetos de lei, requerimentos, nomes de ruas, votos de aplausos, votos de pesar, para aqueles que são ou foram da panela. Quanta hipocrisia! Palavras dele...
Porém eu pergunto, não são relevantes:
a)  A solicitação de elaboração do plano cargos carreira e salários para os funcionários da saúde, a reivindicação de pagamento de 1/3 de férias para os que trabalham no conselho tutelar bem como a solicitação de uma sessão especial junto a secretaria do meio ambiente para o dia mundial da água?

b)    O projeto da câmara itinerante?


c)    O projeto de instalação de banheiros e bebedouro no Banco do Brasil?
Quanto aos votos de pesar, será que Sílvio Faustino, Humberto Nunes, Carlos de Sebastião, Secundino, as vítimas do trágico acidente de Minas Gerais, Celso de Flora, Luis de Enedina, Terezinha Vital, Assis Macaxeira e tantos outros não foram dignos de especial honraria?

Quanto aos votos de aplausos, será que a rádio Teixeira FM, o Colégio Menino Jesus, o padre José Nildo, o CEPFS, A Companhia de Polícia Militar, O biomédico José Carlos, Os cobras, e tantos outros, não são dignos de especial honraria pelos serviços relevantes ao município?
Quanto aos projetos de lei que denominam nomes de ruas ou outros prédios públicos, será que: Luiz de Enedina, Secundino, Humberto Nunes, Genivaldo Lira, Zé Lira, Alexandro de Edgar, seu Raimundo Marques, Luiz de Barros, Ruy dos correios, Agamenon Rodrigues, Ornílio, Zé Grampão, Seu João Marques, Manoel Gabão, Dona Margarida Xavier, Dr. Esdras, Leonan, Joaninha de Melo, e tantos outros, não são dignos de se perpetuarem na história de nosso município?
Portanto, eu pergunto: sou eu o hipócrita que provo a veracidade do que digo com documentos? Ou o é o jornalista que embora acadêmico em comunicações sociais não teve a capacidade de elaborar um artigo, preferindo plagiar o texto do jornalista Rodolpho Rafael e assiná-lo como se  fosse seu? Pois então, diga para o povo quem é  o hipócrita?

Tenho certeza de uma coisa: o que escrevi é de minha autoria o que não se pode afirmar do seu texto que foi transcrito, como demonstrei acima.

Não preciso plagiar trabalho de ninguém, não é da minha índole e nem sou pago como vereador para aprovar projetos de leis: quer seja nomes de ruas, nomes de prédios públicos, votos de aplausos, votos de pesar, títulos de cidadania e outros,  em troca de favores.
 Peço desculpas aos leitores por ter sido prolixo, mas foi a maneira de expressar o meu sentimento de repúdio ao artigo pão e circo que não condiz com a minha índole, embora seja um admirador do trabalho e do ganha pão honesto,  magnífico e brilhante dos palhaços, os quais também são pessoas  que merecem todo o nosso respeito, assim como das famílias teixeirenses, dos internautas e dos  leitores.

Teixeira, 01 de novembro  de 2011.
João Batista Filhoe-mail:
 joaobatistaleloinha@hotmail.com

6 comentários:

  1. parabéns joão batista vc éum vereador nota milllllllll, vc que sempre está buscando sem sessar novos projetos pra nossa cidade .vc deu a resposta a altura vc é digno de representar nosssa gente na casa ines cordeiro de araujo.diferente de muitos que se diz pre candidatos.estou com vc !

    ResponderExcluir
  2. vereador falou pouco mais falou a verdade e são suas as palavra vc não precisa copiar de ninguem , pois vc tem competencia , inteligencia e sabe e prova o que diz.Parabéns , parabéns sempre vc dignifica a camara municipal com sua atuante e relevante presença nas sessões.quem não cria copia kkkk coisa que não é o seu caso.vc é sempre será o vereador boca livre.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Vereador João Batista, eu sabia que você não ficaria omisso de dar uma resposta a o artigo divulgado por Thercio Rocha, pois o nobre vereador nem de longe se encaixa nele, (artigo), os teixeirenses tanto da situação como da oposição reconhece o seu trabalho e tem você como uma voz que não cala sempre buscando o melhor para nossa cidade, continue assim e não desanime com esse tipo de coisa,
    Mais uma vez parabéns pelo seu trabalho ao longo desses três mandatos.
    Abraço.
    Aldrim Batista
    Natal-RN, 01 de Novembro de 2011

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Leloinha, Teixeira se orgulha do seu trabalho diferenciado, honra o nome do povo teixeirense com essa defesa publica, ao passo que presta contas de suas ações, porém, sabemos que são bem mais que essas aqui apresentadas.
    Certamente és homem sério e tens serviços prestados.
    Sabemos que a oposição é bem representada na Câmara por um Lider, que por sinal faz parte do nosso PMDB.
    Que pena que o atual prefeito e a ex - prefeita, não leve tanto a sério o trabalho do legislativo. Prefere alienar a maioria na Câmara por alguns vereadores sua disposição, apenas para defender o governo. Por sua Vez o povo não é tratado com prioridade, já basta para esse prefeito e a ex prefeita, ter maioria para devende-lo, votar a seu bom grado e esquivar-se de responsabilidades sociais.
    E quero que saibam que não sou de plagiar textos de ninguém. escrevo com as informações que tenho.
    parabéns aos que trabalham pelo povo e repudio, aqueles vereadores que trabalham exclusivamente para o executivo, em troca de beneficios e ajudas para se manter no cargo.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns vereador João Batista, você confirma mais uma vez que o meu voto não foi em vão, poder ver um vereador defender tão bem a representação popular só mostra a competência que tens para estar no Legislativo teixeirense, para os leitores que tem acesso a esse meio de comunicação, que esses artigos aqui publicados sejam usados como parâmetro para a sua ato critica, e que sirvam de preceitos para as escolhas futuras, daqueles vereadores ou candidatos que se enquadra, ou não, no artigo PÃO E CIRCO LESGILATIVO MIRIM. O artigo Pão e circo no Legislativo Mirim publicado pelo acadêmico Thercio, reflete um pouco da realidade nacional, o seu pecado foi ter generalizada a casa legislativa teixeirense e não ter tido o cuidado de divulgar sua fonte de pesquisa científica, o qual não diminui o tema levantado caso venha citar referencias bibliográficas como fonte de pesquisa, é assim que se aprende no meio acadêmico, e é assim com levantamentos oportunos, e apontando falhas e as virtudes que se constrói um critica construtiva que venha a somar na reflexão do leitor. Seria muito bom que todos os criticados no âmbito da política com mandato eletivo em exercício fizessem como o vereador João Batista, vindo a publico da vez e voz a sua representação, e fazendo jus aos votos que tiveram. Parabéns João, Thercio e Antonio Fragoso, que contribui para a publicidade, o que muitos tentam esconder.

    ResponderExcluir
  6. A situação em Teixeira é tão grave, que se valoriza, mais que deveria, a publicação de um texto plagiado. Não apenas pelo conteudo, mas por ferir a integridade da egrégia Casa de Ines Cordeiro. Que me perdoe Ines Ferreira, por citar seu nome em vão. Digo em vão, por não achar a Câmara digna do honroso nome da profissional competente de saúde que a mesma foi. A situação é tão critica, que basta um vereador se sentir diferente, coisa que não é muito dificil na Câmara Teixeirense, dado o nível ali existente, que se acha que tem o direito de ser colocado no pedestral. Ora meus conterrâneos, achar que, pelo exposto, qualquer que seja o vereador, é digno de incansáveis elogios é pedir demais. Comparo esta situação à honestidade, ou seja, hoje honestidade virou qualidade, quando deveria ser caracteristica nata do ser humano. Portanto, quero dizer com tudo isto que, pelo exposto, não vi nada de extraordinário na ação parlamentar, a não ser sua obrigação, já que foi eleito pelo povo para tal. A verdade nua e crua, é que, atualmente,na Terra de Canudos, quem tiver o minimo de coragem, ou mesmo, um vocabulário mais apurado, vira liderança politica. Muito interessante é dizer que se aceitam as criticas, quando, ao mesmo tempo, se parte para réplica. Independente da posição politica de cada um vereador, todos deveriam fazer o minimo possível para dignificar os votos recebidos e a população de teixeira. Não é porque fulano é da cor roxo e beltrano da cor lilás que devemos pensar e expor nossas idéias de forma diferenciada, a isenção é necessária.
    Por fim, será que terei que contratar uma assessoria juridica, já que ninguém pode falar mais nada que é processado?

    Boa sorte a todos e fiquem com Deus

    José Carlos Gomes

    ResponderExcluir