Radio Planeta Rei

sábado, 25 de junho de 2011

Política: Memórias do Caso FHC e Míriam Dutra

 FHC começou a namorar Míriam no final dos anos 80, início dos anos 90 quando ele era senador e ela repórter da TV Globo em Brasília. Não era incomum algum amigo de FHC telefonar para o apartamento dele em Brasília e ser atendido por Míriam.
Em 1994, quando foi candidato a presidente pela primeira vez, Tomás tinha dois anos e FHC temeu que a história do filho fora do casamento com dona Ruth Cardoso fosse explorada durante a campanha.
Míriam sempre garantiu para FHC que o filho era dele. A jornalistras amigos que a procuravam, negava. Chegou a sugerir que o pai era um biólogo de Santa Catarina.
FHC desconfiava que o filho pudesse ser de outra pessoa que se relacionara com Míriam na mesma época - um diplomata do Itamaraty.
Certa vez, sorridente, a um repórter da VEJA que perguntou se o filho era dele, FHC respondeu:
- Meu? Imagina. Deve ser do Serra.
Antes de aceitar ser candidato, FHC viajou com dona Ruth a Nova Iorque e lhe falou sobre Tomás. Foi uma conversa penosa.
Transferida pela Globo para Europa - primeiro como correspondete em Lisboa, depois em Barcelona, mais adiante em Londres - Míriam foi ajudada à distância por FHC a criar o filho.
Durante algum tempo, era Sérgio Motta, ministro das Comunicações do primeiro governo de FHC, quem providenciava o envio de dinheiro a Míriam.
Depois da morte dele, o dinheiro passou a chegar a Míriam por meio de sua irmã Mag.
Mais de uma vez, em viagens à Europa como presidente da República e depois como ex-, FHC visitou Míriam e Tomás. E mais de uma vez também o recebeu no Palácio do Alvorada.
Em conversas reservadas com amigos, só mais recentemente de cinco anos para cá, Míriam começou a admitir que FHC era pai do seu filho. Mas sempre ameaçou desmentir e processar o jornalista que lhe atribuísse tal informação.

Blog do Noblat

Nenhum comentário:

Postar um comentário