Radio Planeta Rei

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Aprovação pessoal de Dilma sobe e chega a 77%, diz pesquisa

dilma-avaliação-tl

A aprovação da presidente Dilma Rousseff chegou a 77%, de acordo com a nova pesquisa CNI/Ibope divulgada nesta quarta-feira (4). No último levantamento, feito em dezembro, o número era de 72%. É a melhor marca obtida pela presidente em 12 meses.

Apenas 19% desaprovam Dilma. No fim do ano passado, a taxa de rejeição era de 21%. 

A pesquisa foi realizada entre os dias 16 e 19 de março e tem margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Foram ouvidas 2.002 pessoas com 16 anos de idade ou mais em 142 cidades brasileiras.

No último ano, o índice mais baixo de aprovação registrado pela pesquisa CNI/Ibope foi de 67%, apurado em julho.

É no Nordeste que Dilma obtém seu melhor resultado, com uma aprovação pessoal que chega a 82%. No entanto, a pesquisa mediu um avanço significativo no Sudeste. Nesta região, Dilma é atualmente bem avaliada por 75% dos entrevistados. Em dezembro, eram 69%.

Avaliação do governo

Quanto à avaliação do governo, o quadro se manteve praticamente inalterado em relação a dezembro. De acordo com a pesquisa, 56% dos entrevistados consideram o governo ótimo ou bom. É exatamente o mesmo número apurado no último levantamento.

Para 34%, o governo é regular. Em dezembro, 32% tinham essa opinião. Apenas 8% classificam o governo como ruim ou péssimo. No fim do ano, esse índice era de 9%.

Na opinião de 60% dos entrevistados, o governo Dilma é igual ao governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Para 23%, a atual gestão é pior. Outros 15% acham que é melhor.

Áreas

O combate à fome e à pobreza é a área em que o governo é mais bem avaliado: 59% aprovam a ação do Planalto neste setor. Os itens com pior avaliação são saúde (desaprovada por 63%), segurança pública (desaprovada por 61%) e impostos (tema em que o índice de desaprovação atinge 65%).

Na consulta espontânea, o assunto mais lembrado pelos brasileiros quando perguntados sobre o atual governo são os programas sociais voltados para as mulheres. Essas iniciativas foram mencionadas por 9% dos entrevistados. Em seguida, com 7%, aparecem as viagens da presidente, especialmente para Cuba e Alemanha – ambas ocorridas neste ano.

De acordo com o CNI/Ibope, 72% dos eleitores disseram confirmar na capacidade da presidente. Em dezembro, esse número era de 68%.


Fonte: R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário