A maçonaria de Teixeira realiza no dia 17 de setembro um seminário referente à prevenção das drogas. O Programa MAÇONARIA CONTRA AS DROGAS é proposta de reflexão que desmistifica a questão das drogas e inicia a discussão abordando a mais perigosa das drogas, muito presente na família, que é o álcool.
É opinião unâmine entre especialistas e estudiosos dos problemas de drogas, que o melhor combate ao seu uso é a PREVENÇÃO, o que significa impedir, dispor com antecipação. Tudo aquilo que pode ser feito ou empreendido antes que a droga chegue. Este é o compromisso do Grande Oriente do Brasil, dos Grandes Orientes Estaduais em todos os Estados Brasileiros e das Lojas Maçônicas em mais de 2 mil municípios. Uma campanha, que cada vez mais se estrutura, não centrada em histórias tristes de ruínas e na mensagem da droga em si. É compromisso em favor de uma vida saudável.
.
Assim é que o trabalho educativo, humano e pedagógico do Grande Oriente do Brasil, tem sido praticado e recebido por várias instituições públicas, federais, estaduais e municipais; particulares e científicas. Trata-se de um movimento aberto, democrático e que conclama homens e mulheres, maçons ou não, a dele participarem a se tornarem multiplicadores de uma causa em favor da FAMÍLIA, ESCOLA E COMUNIDADE.
.
Estamos permanentemente construindo um instrumento de capacitação ao trabalho de prevenção ao uso de drogas. Colocamo-nos à disposição de toda a comunidade Brasileira, fazendo um chamamento para que juntos, coloquemos em prática, ações constantes e abrangentes que se apóiem em educadores naturais, que são pais, professores, líderes comunitários e outros.
Procuramos enfocar o assunto Droga com segurança, competência, verdade, abertura e espontaneidade, transmitindo noção clara de que o assunto deve ser abordado em casa, na escola, especialmente no diálogo entre pais e filhos, professores e alunos.
É muito importante chamar a família, o adulto e colocá-lo no centro da discussão, mostrando que o jovem não é causa e sim vítima de um mundo, de um meio social, de um ambiente em que o adulto cultua a droga. Se o adulto não mudar este modelo de vida que oferece, o adolescente terá dificuldades em não criar na sedução do uso. Pais e Educadores só podem desestimular o uso de drogas através do exemplo, da coerência, da alegria de viver e usufruindo as coisas boas da vida, mostrando que é possível resistir desconfortos, dores ou distúrbios emocionais sem usar drogas para fugir à realidade.
Confira a programação:
I SEMINÁRIO
“MAÇONARIA A FAVOR DA VIDA – PREVENÇÃO ÀS DROGAS”
PROGRAMAÇÃO
08h00 – Recepção e Inscrição
09h00 – Palestra: A Maçonaria em favor da vida – Prevenção às Drogas
Palestrante: Luiz Pereira de Morais - Coordenador Estadual Adjunto do Programa Maçonaria em favor da vida, do Grande Oriente do Brasil – Paraíba.
10h00 – Coffee Break
10h40 – Apresentação Cultural, Grupo de Danças da Escola José Elias de Amorim.
11h00 – Palestra: Qualidade de Vida ou Dependência Química, a decisão é sua.
Palestrante: Dr. Fernando Antônio de Lima – Graduação: Psicologia, pela Universidade Federal da Paraíba, onde exerce suas atividades profissionais – Especialização em Psico-pedagogia
12h00 – intervalo para o almoço
14h00 – Palestra: Trabalhando com o Professor multiplicador!
Palestrante: Dr. José Francisco de Sousa (Zeca) – Secretário Municipal de Educação do Município de Patos – PB, especialista em Educação de 1.º e 2.º Graus, do Programa de Jovens e Adultos
15h00 - Profº. Ms. André Gomes de Sousa Alves - Coordenador do Curso de Direito - FIP:
15h30 – Apresentação Cultural Acadêmico em Direito e Musico Teixeira-PB: Juliano Rodrigues.
16h00 – Cofree Break
16h30 – Palestra: Os efeitos nocivos das drogas no cérebro. .
Palestrante: Dr. Jair Moisés de Sousa – Profº da UFCG – Campus Patos-PB.
17h30 - Drª. Isabella Joseane Assunção Lopes Andrade de Sousa. - Juíza de Direito da Comarca de Teixeira – PB:
Cap. Lima Filho 2º CIA da Cidade de Teixeira - PB
18h00 – Entrega dos Certificados e Encerramento
Palavras de Agradecimentos: Aos Municípios, aos professores, aos palestrantes e a Maçonaria.
Ven.: Mest.: Charles Lustosa dos Passos
Fonte: Thércio Rocha
Nenhum comentário:
Postar um comentário