Radio Planeta Rei

quarta-feira, 28 de março de 2012

PT monta mapa com cidades para oferecer ao PSB

Já existe um mapa quase pronto dos municípios em que o PT pode abrir espaço para o PSB, seja na cabeça de chapa, seja oferecendo a vice. Tudo isso em troca do apoio dos socialistas à candidatura do ex-ministro Fernando Haddad, pré-candidato à Prefeitura de São Paulo, maior cidade do País.

Recife (PE), Fortaleza (CE) e João Pessoa (PB) estão dentro do gráfico que vem sendo elaborado, cuidadosamente, pela cúpula nacional do PT. As duas primeiras capitais, no entanto, só cederiam suas vices. Já em João Pessoa, onde o Partido dos Trabalhadores tem candidatura própria, a legenda está disposta a abrir mão da cabeça de chapa.

A ideia petista é ceder a vice ao PSB em cidades com mais de 150 mil eleitores. Porém, os socialistas querem mais. Eles condicionam o apoio a Haddad à garantia da vaga de vice em três cidades: Santo André (com mais de 673 mil habitantes), Diadema (mais de 376 mil) e Mauá (mais de 417mil). 

Esperam ainda receber o apoio do PT em cidades estratégicas como Campinas (SP), Mossoró (RN) e Duque de Caxias (RJ) e estão de olho nas seguintes cidades paulistas: Franca, Taubaté, Taboão da Serra e Itanhaém.

As negociações estão sendo conduzidas pelo presidente nacional do PT, Rui Falcão, e pelo presidente nacional do PSB, governador Eduardo Campos (PSB). Nos próximos dias, o vice-presidente do PSB, Roberto Amaral, e o secretário nacional de Organização do PT, Paulo Frateschi apresentam um mapeamento mais detalhado das cidades onde podem fechar as alianças.

Blog do Magno Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário