Radio Planeta Rei

quinta-feira, 22 de março de 2012

Dengue atinge índice de 8,3% em Teixeira, diz 6ª Gerência Regional de Saúde


 

O IIP – Índice de Infestação Predial pelo mosquito da dengue, o Aedes aegypti, no município de Teixeira atingiu índices bastante preocupantes, em algumas localidades chegando a 8,3% dos domicílios, a exemplo do bairro Simão, conhecido como Vila Feliz. E outras localidades como Santo Antônio foram encontrados focos em 7,3% dos imóveis e no bairro Santa Maria 6,5%.

O problema vem sedo combatido com muita educação. Segundo a coordenadora de epidemiologia do município, Claudeonora Ramalho Batista a maioria dos focos são encontrados em potes, filtros, jarros de plantas e em vasilhas de plásticos jogadas no lixo.

Tornar crianças e jovens multiplicadores de conhecimentos, objetivando fazer as informações chegarem ao lar atingindo toda a família é uma ação que vem sendo desenvolvida pelo programa Saúde no Bairro, que conta com a participação de agentes de saúde e de endemias, com a colaboração da 6ª GRS – Gerência Regional de Saúde, sob coordenação do setor de epidemiologia de Teixeira.

No último dia 12, no salão paroquial, houve uma aula ministrada por Eugênio Paceli, técnico de vigilância ambiental, e Claudeonora, que falaram, numa linguagem bem apropriada para alunos do PETI e do PROJOVEM pela manhã e à tarde, dando ênfase, desde a prevenção às consequências da dengue. 
O Ministério da Saúde recomenda que a partir de 1% de infestação o município deve ficar em alerta, pelo risco de epidemia.

Disciplinar a população no trato com o lixo, os cuidados com os reservatórios de água tem sido uma ação posta em prática para tentar também diminuir os altos índices de infestação. Carro de som circula pela cidade conscientizando a população sobre o problema, pedindo a colaboração de todos. Foi montado um cronograma de coleta de lixo, para evitar que os resíduos sejam deixados nas ruas por longo período. “Estamos usando inclusive rádio local para tentar mudar esse quadro preocupante em Teixeira”, enfatizou a coordenadora de epidemiologia da localidade.

Teixeira 1 / Marcos Eugênio – Ascom 6ª GRS

Um comentário:

  1. AQUI EM TEIXEIRA TA TUDO CONTAMINADO. SÓ GALEGO DE LO E EXPEDITO QUE NÃO VEEM

    ResponderExcluir