Radio Planeta Rei

sábado, 31 de março de 2012

Professores de Patos podem entrar em greve



O presidente do SINFEMP- Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Patos e Região, José Gonçalves, afirmou hoje, que os professores de Patos podem entrar em greve por tempo indeterminado caso não seja concedido o aumento salarial para a categoria, retroativo a 1° de janeiro de 2012.

Em audiência com o prefeito Nabor Wanderley na tarde da última sexta-feira, a contraproposta apresentada pela Prefeitura foi de apenas 20% sobre o salário base, mantendo congeladas as gratificações de docência, além de o aumento ser a partir do mês de abril, ou seja, sem retroatividade.

A categoria em assembleia geral realizada logo em seguida, reprovou a proposta, tendo sido aprovada outra proposta de 20% sobre a atual tabela retroativa a 1° de março de 2012, abrindo mão dos meses de janeiro e fevereiro.


O sindicalista José Gonçalves, afirmou que a proposta de aumento salarial foi entregue ao Prefeito Nabor desde o dia 20 de dezembro de 2011 e que em 2012 foi novamente discutida e diante da redução dos recursos do FUNDEB no Município, deixaram para fechar a proposta no dia 30 de março de 2012 e esperava uma proposta condizente com as reivindicações da categoria, o que não aconteceu e deixando revoltados todos os professores.

Gonçalves frisou que o Projeto de Lei deve ser aprovado pela Câmara antes do dia 7 de abrilde 2012, devido à lei eleitoral e que na próxima segunda-feira, dia 2, as 16:00 horas, haverá mais uma assembleia que deverá discutir os próximos encaminhamentos, inclusive a proposta de greve, que já foi sugerida na assembleia anterior.

O SINFEMP vai tentar manter as negociações até segunda-feira, na proposta de aumento de 20% sobre a atual tabela, sem o congelamento de gratificações da docência dos professores. “A nossa principal luta foi descongelar a docência dos professores, que foi colocado em prática durante os 8 anos do governo anterior ao de Nabor e agora surgir a mesma proposta não tem sentido e a entidade não vai aceitar de maneira nenhuma esse congelamento”, disse o mesmo.

Outra reivindicação do SINFEMP é o pagamento de R$ 700,00 para as auxiliares de serviços, vigias e merendeiras das escolas e creches municipais, mas sequer foi discutido.

Sinfemp 

Destino político de Demóstenes será traçado até terça-feira


O partido Democratas deu um ultimato ao senador Demóstenes Torres (GO), suspeito de irregularidades por sua relação com o empresário Carlinhos Cachoeira, que foi preso na operação Monte Carlo, da Polícia Federal, acusado de associação com jogos de azar. De acordo com o líder do DEM na Câmara dos Deputados, Antonio Carlos Magalhães Neto (BA), o senador tem até a próxima terça-feira (3) para dar explicações "contundentes" e "convincentes" sobre as denúncias contra ele.

Caso isto não aconteça, o parlamentar admite que o partido pode dar início ao processo de expulsão dele da legenda.

— Se ele não for contundente e convincente, torna-se insustentável a permanência dele no partido.

Para o deputado baiano, a situação do parlamentar se "agravou" com a divulgação de novos grampos telefônicos feitos pela Polícia Federal. Além disso, o senador tornou-se alvo de um inquérito aberto no STF (Supremo Tribunal Federal) e corre o risco de ser cassado, já que o PSOL levou uma representação contra ele ao Conselho de Ética do Senado.

O ultimato foi dado após um encontro, na última quinta (29), entre Demóstenes, Neto e outros integrantes da cúpula. Na conversa, Demóstenes disse que não sabia o que havia no inquérito contra ele em curso no Supremo. Por isso, ele pediu este fim de semana para analisar a investigação e só depois dar uma resposta definitiva.

Nos bastidores, porém, a cúpula partidária tem pressionado Demóstenes a deixar a legenda por conta própria. Querem evitar que as denúncias afetem a legenda. Acreditam que o senador não tem mais condições de esclarecer o relacionamento que teve com Cachoeira.

R7

Eleições - 2012: Daniella lidera em Campina Grande e Romero é o 2º

Daniella Ribeiro
Se a eleição para prefeito de Campina Grande fosse hoje, a pré-candidata do PP, deputada estadual Daniella Ribeiro, seria eleita com 27,69% dos votos. O pré-candidato do PSDB, deputado federal Romero Rodrigues, ficaria em segundo lugar, com 24,92%. Em terceiro lugar, ficaria a pré-candidata do PMDB, secretária municipal de Saúde Tatiana Medeiros, com 11,69%. É o que aponta a primeira pesquisa de intenções de voto (consulta estimulada) realizada no município de Campina Grande pela Consult Pesquisa, em parceria com o Jornal Correio da Paraíba e faz parte do projeto “Eleições 2012 - Voto Correio”.

O deputado estadual Guilherme Almeida (PSC) aparece em quarto, com 5,85% das intenções de votos. Na quinta colocação, surge o vereador Fernando Carvalho (PT do B), com 1,54%. A reitora Marlene Alves (PC do B) está na sexta colocação, com 1,08%. Em sétimo, aparece Alexandre Almeida (PT), com 0,31%. Na última colocação, está o empresário Artur Almeida, conhecido como Bolinha (PTB), com 0,15%. Os eleitores dispostos a não votar em nenhum dos pré-candidatos somam 13,23%. Os que não souberam responder totalizam 13,54%.

Na pesquisa espontânea, a Consult constatou que 48,62% dos entrevistados não souberam responder e outros 7,69% disseram que não vão votar em nenhum dos pré-candidatos. Ainda na espontânea, Daniella também aparece à frente dos concorrentes, com 13,38% das intenções de votos, seguida por Romero (12,77%) e Tatiana (6,62%). Na espontânea, o prefeito Veneziano Vital do Rêgo (4,31%), o senador Cássio Cunha Lima (2,31%), Guilherme Almeida (1,85%), Fernando Carvalho (0,77%), Marlene Alves (0,77%), Rômulo Gouveia (0,46%), Branco (0,15%), Severino (0,15%) e Agra (0,15%) também foram citados.

Adelson Barbosa dos Santos
Correio da Paraíba

sexta-feira, 30 de março de 2012

Teixeira - PB: Pagamento dos servidores da educação é adiado

Recebi  telefonema de Iolanda Monteiro, informando que o pagamento dos servidores da educação, anteriormente previsto para este  sábado, teve que ser adiado.

Segundo Iolanda, ocorreram problemas no momento da realização  dos cálculos do reajuste de 22% (vinte e dois por cento) e do retroativo de fevereiro. "Quando foram lançados na folha de pagamento o reajuste e o retroativo, estes  não incidiram nos salários dos servidores porque os grupos de cálculos do programa não estavam marcados. Em consequência disso, houve a necessidade de se fazer os cálculos dos salários de todos os servidores individualmente, o que estamos fazendo agora", afirmou.

Como o banco só realiza as transferências até às16h30min (dezesseis horas e trinta minutos) o pagamento só deverá acontecer na próxima terça-feira, 03 de abril.

Teixeira – PB: Prefeitura paga salário de março dos servidores da educação neste sábado.


Diante dos  rumores que surgiram nos últimos dias dando conta de que os professores do município de Teixeira poderiam ficar sem receber o reajuste de 22% por falta de recursos financeiros, estive, agora há pouco, na Secretaria Municipal de Educação para obter informações a esse respeito. 

Ao chegar à referida secretaria, encontrei o prefeito Wenceslau Marques e o secretário de planejamento Marco Nunes que desmentiram peremptoriamente os boatos e disseram que Iolanda Monteiro se encontrava, naquele momento, na Prefeitura, preparando a folha para levar até o Banco do Brasil,  onde autorizaria o repasse dos recursos para a efetuaçao do pagamento. 

Solicitei aos mesmos que entrassem em contato com Iolanda para que pudéssemos ter a  certeza de quando se realizaria o pagamento, no que fui prontamente atendido. O Secretário Marcos Nunes efetuou uma ligação telefônica para secretária e, em seguida, passou o aparelho para que eu conversasse diretamente com a mesma, a qual me informou que estará transferindo, ainda hoje, os recursos para o pagamento dos servidores da educação e que os mesmos estarão disponíveis na conta de cada um no dia de amanhã.

Deputado Anísio Maia reage contra a indicação de Eliane Batista por Hugo Mota para cargo federal:“Para que Diabos querem essa Delegacia?”


Parlamentar disse que peemedebista quer órgão federal para fazer “trampolim político”


Anisio Maia
O deputado estadual Anísio Maia (PT) reagiu com indignação, nesta quinta-feira (29),  contra o deputado federal Hugo Mota (PMDB) devido à indicação de Eliane Batista, aliada do peemdebista, para a Delegacia da Pesca na Paraíba.  


“Ele está querendo essa mina para ele, mas está redondamente enganado, pois precisamos manter a Delegacia da Pesca para trabalhar pelos pescadores”, disparou o parlamentar durante entrevista ao Correio Debate, da 98 FM.  

Ainda bastante exaltando, Anísio Maia disse que Hugo Mota não sabe nem o que é um anzol, portanto,  não poderia controlar o órgão federal na Paraíba. “Para que diabo esse povo quer a Delegacia da Pesca”, disparou o petista.  

Anísio disse ainda que Mota pretende utilizar a Delegacia da Pesca como “trampolim eleitoral", e reiterou que o órgão deve está à serviço dos pescadores paraibanos e não dos interesses de grupos políticos.  

“Ele não é pescador e não tem a prática democrática no trato com os pescadores. Espero que não use o tratamento dado aos aliados de Patos, pois, seria uma correria”, disse.  

Roberto Targino - MaisPB

O dia da 'quase' entrevista com Millôr

Em conversa com repórter do 'Estado', em 2010, escritor falou sobre o passado e o presente do País e até sobre Twitter
O escritor Millôr Fernandes - Marcos de Paula/AE

Entrevistei Millôr Fernandes em 1 de dezembro de 2010. Quer dizer, quase. Ao chegar na sua cobertura em Ipanema para uma conversa marcada há semanas para a TV Estadão, ele desconversou. Rindo e brincando como se me conhecesse há anos, disse que tinha mudado de ideia, que não daria mais entrevista, muito menos em frente de câmera. "Você pode ficar aqui e me perguntar o que quiser. Mas sem gravar nem anotar nada". Foi o que fiz. Transcrevi as seguintes linhas, até agora inéditas, logo após deixar o prédio. "Agora volte lá para o seu jornal e escreva sobre o dia em que quase entrevistou o Millôr", despediu-se, gargalhando.Pronto, aí está.


O Brasil está melhorando? 

Melhorou sim. Melhorou muito. Tanto que o Lula sempre vem dizer que a classe média aumentou 20%, que a economia cresceu não sei quanto. O problema é que sempre se avalia isso com base numa coisa que ninguém questiona, que é a sociedade de consumo. 

Isso é ruim? 

Não quero dizer que isso é ruim ou bom, mas foi uma coisa que aconteceu. Aumentar o consumo não é prejudicial quando se fala de comida, de uma pessoa que hoje pode comprar mais carne, mais presunto no supermercado. Mas o problema é quando um menino de 3 anos de idade pede aumento de mesada para comprar um tênis, para comprar um celular. 

Quais foram as piores coisas da história brasileira recente?

A primeira foi o Sarney. Esse cara é um idiota. Até agora não entende como ele e a família conseguem dominar o Maranhão há cinco décadas como eles fazem. E ele como escritor é ridículo. A segunda pior coisa foi Brasília. Se o JK não tivesse feito Brasília, com certeza a revolução não teria demorado o que durou, duraria só uns 4, 5 anos. Imagina, a primeira vez que alguém visse o general correndo de manhã em Ipanema o cara iria gritar: "E aí general, tá virando reaça, hein?", e o general iria se tocar (risos).

Brasília também ajudou a aumentar a corrupção?

É claro. Lá fica tudo escondido, longe de todo mundo. E você não acha o JK, as empreiteiras que construíram aquilo ali não ganharam muito por fora com a obra? É claro que ganharam. Naquela época, ninguém era santo. Se hoje, com a tecnologia, o Twitter e tudo que há, já se sabe de tanta corrupção, imagina como era naquela época em que ninguém ficava sabendo de nada.

Tem como acabar com a corrupção no Brasil?

Não. Isso não tem jeito, porque a corrupção é inerente ao homem. O homem sempre foi corrupto, e vai continuar sendo.

Mas pode-se melhorar as instituições?

Ah, melhora uma ou outra, mas em geral tudo é corrupto. Pega aí por exemplo essa ação da polícia aí, no Complexo do Alemão. Estão dizendo que tão acabando com o crime organizado. Olha, para mim, o crime organizado tem nome: Judiciário, Legislativo e Executivo. O próprio judiciário quer aumentar os próprios salários em 40%, mesmo com todas as mordomias que eles já têm. Esses caras têm carro pago, gasolina paga, tem até uma cozinheira para cada gabinete, e ainda querem ganhar mais. É assim que é o homem.

Mas você disse que o País melhorou. Como um país pode melhorar se a corrupção não tem jeito?

É que a corrupção não impede que as coisas aconteçam. Ao contrário, ela até ajuda. Um governador pode construir uma ponte que custa R$ 1 bilhão, mas ela vai custar oficialmente R$ 2 bilhões. Ou seja, ele constrói a ponte e acaba ganhando por fora. Se não ganhasse, porque ele iria fazer?

Você não acredita no altruísmo?

O altruísmo existe, mas ele dura pouco tempo. Pega um exemplo: o ataque às  torres em Nova York. No começo, todo mundo é bonzinho, todo mundo quer ajudar, faz doação e tudo. Mas 24 horas depois, já entra o pessoal para saquear o prédio e poder levar tudo que consegue. É igual essa ação aí na favela também, onde os policiais tão fazendo o que querem.

Você acha que a tecnologia pode ajudar o País?

Acho. Uma coisa muito interessante é o Twitter. Hoje, não tem como o cara escutar uma crítica e deixar de responder. Antigamente, ele podia dizer que não viu, que não ficou sabendo e ficar quieto, e as coisas ficavam elas por elas. Agora todo mundo fala sobre tudo no Twitter, o assunto fica lá sendo comentado. Tanto que qualquer personalidade hoje já tem Twitter, pra poder responder a essas coisas.

O que mudou no comportamento do brasileiro nas últimas décadas? 

Acho que hoje o brasileiro tem orgulho de falar que é brasileiro. Isso é inédito, nunca tinha acontecido.

Você acha que a juventude hoje é menos combativa? 

Ué, a juventude combate quando tem algo fácil para combater. Na ditadura, tinha a ditadura. Se você der uma ditadura para os jovens hoje, eles vão combater do mesmo jeito. E iriam ainda aproveitar a chance pra transar com as menininhas revolucionárias (risos).

O que mais mudou o brasileiro?

Acho que foi o celular. Um exemplo são as empregadas. Antes, elas chegavam tímidas, com vergonha, pra pedir se podiam usar seu telefone, falavam rapidinho e pronto. Agora todas tem celular, andam pra cá e pra lá falando, combinando de dar pro cara do barzinho ali do lado (risos). O celular mudou muita coisa.

Você acha que o Brasil engatou em um ciclo de crescimento?

O Brasil tem melhorado, mas isso não significa que seja um ciclo que se siga eternamente. Toda sociedade tem seu auge, que dura algumas décadas ou séculos, e depois cai. É o exemplo que se tira da história.

Estadão

Agripino pode ter problemas como o de Demóstenes



O presidente nacional do DEM, José Agripino Maia (RN), assumiu a liderança do partido no Senado nesta semana, depois da renúncia de Demóstenes Torres (GO) da posição. Mas, assim como Demóstenes, que abriu mão de liderar o partido depois que suas relações com o bicheiro Carlinhos Cachoeira foram expostas, Agripino também pode ficar sem clima para representar a legenda no Congresso Nacional. Em termo de interrogatório publicado na última quarta-feira por um blog de Natal (www.blogdoprimo.com.br), o senador é mencionado por um empresário como beneficiário de uma doação de R$ 1 milhão em dinheiro vivo para sua campanha de 2010. O repasse o ligaria ao esquema desbaratado pela Operação Sinal Fechado no Rio Grande do Norte.

De acordo com José Gilmar de Carvalho Lopes, o valor de R$ 1 milhão “foi acertado no sótão do apartamento de José Agripino em Morro Branco”. A quantia não foi declarada pelo senador na prestação de conta de sua campanha – pelo menos como sendo proveniente de George Olímpio. O empresário José Gilmar de Carvalho Lopes não apresenta provas sobre o que diz, portanto não se pode, ainda, julgar Agripino Maia ou cravar sua participação no esquema. Mas, num DEM já enrolado com o envolvimento de seu grande expoente com um bicheiro, Agripino podia passar sem essa.

Blog do Magno Martins

quinta-feira, 29 de março de 2012

TSE nega novo recurso de Dinaldo Wanderley

O ex-deputado Dinaldo Wanderley sofreu mais uma derrota no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na tentativa de voltar a Assembleia Legislativa. Ele teve a candidatura em 2010 barrada pela Lei da Ficha Limpa em virtude de contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

Dinaldo entrou com uma ação rescisória no TSE objetivando garantir o deferimento do registro de sua candidatura. O caso foi analisado pelo ministro Arnaldo Versiani, que negou o pedido. "O autor pretende simplesmente rediscutir a causa de indeferimento de seu registro, o que não é possível por meio da via excepcional da ação rescisória", destacou o ministro.

Caso Dinaldo obtivesse êxito, o deputado Genival Matias (PTdoB) perderia o cargo na Assembleia Legislativa.

Catingueira online

Falar com o Lula faz bem para a alma

int lulanoinstituto e1333016495357 Falar com o Lula faz bem para a alma
Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula
Já passava das nove da noite quando o telefone tocou. Era o Sandro, filho do Lula: "Meu pai quer falar com você". Antes dele, entrou na linha a amiga Marisa para reclamar que eu não tinha ligado, e ficamos um tempão conversando, enquanto o ex-presidente falava em outra linha.


Claro que eu já sabia da bela notícia de que o tumor na laringe de Lula tinha desaparecido, mas eles queriam me contar. Somos amigos faz mais de trinta anos. "Por que você não ligou pra nós?", cobrou Marisa, que sempre cuidou de mim nas muitas viagens que fizemos juntos ao longo da vida.

Lula tinha acabado de aparecer nos telejornais falando como Marisa tinha sido importante na sua recuperação. Só ela não viu porque estava atendendo ao telefone que não parava de tocar.

Pois é, não  liguei para a casa deles porque imaginei que meio mundo estava fazendo isso e não queria incomodar. Ao ouvir a felicidade de Lula de própria voz, depois dos exames que fez nesta quarta-feira, fiquei emocionado como eles e me lembrei dos muitos momentos difíceis que passamos juntos nas campanhas eleitorais e no governo.

No fim, dá tudo certo, a gente costumava dizer um para o outro nestas horas duras, que não foram poucas, desde que Lula trocou a pacata vida de operário pela de líder político.

Deu certo mais uma vez. Aos muitos amigos comuns que me ligaram nos últimos dias e semanas para saber como estava o Lula, posso garantir, independentemente de boletins médicos, que o astral dele está muito bom e que não vê a hora de voltar à lida política.

Me perguntou o que achei e contou que ficou contente com o encontro que teve na véspera com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Eles são adversários políticos, mas nunca deixaram de ser amigos, ainda mais nestas horas.

Lula ainda precisa de alguns dias para recuperar a força e a voz que perdeu por causa do tratamento de radioterapia, mas agora falta pouco, e ele não vê a hora de entrar com tudo nas campanhas do PT, principalmente na de São Paulo, que virou seu grande desafio.

O amigo ex-presidente sempre viveu de desafios, de remar contra a maré, contrariar o senso comum, mirar o impossível. Falar com ele faz bem para o coração e a alma, ainda mais num dia em que mais uma vez Lula sai vencedor de uma dura batalha.

Fiquei na dúvida se deveria escrever aqui no Balaio sobre essa nossa conversa, mas não queria deixar de dividir com todos os leitores a alegria que sinto por ter falado agora há pouco com esta grande figura num dia tão importante na vida dele e, com certeza, na de todos nós, brasileiros, que acreditamos no Brasil.

Valeu, amigo Lula, bola pra frente, vida que segue.

Ricardo kotscho

GAMELA: Rômulo mostra a Ricardo qual o cardápio predileto dos deputados governistas

Reunião

A reunião ocorrida na tarde desta quarta-feira entre o governador em exercício Rômulo Gouveia e os deputados da base de apoio do Governo comprova que existe uma diferença de estilo entre o titular e o reserva. Enquanto o Mago vive às turras com os aliados o Gordo se confraterniza em banquetes lautos obviamente que a custas do contribuinte.

O tema da confraternização na ausência do titular não foi revelado e, assim, acende o barril das especulações principalmente quando se sabe que anda em curso um projeto de impeachment que teria por beneficiário principal o tucano Rômulo ou, na pior das hipóteses, o presidente do Legislativo, Ricardo Marcelo.
As fotos do encontro são por demais expressivas e mostra o quanto a classe de deputados é chegada aquele agrado cobrado pelo socialista Adriano Galdino e que tanta falta está fazendo nas relações entre o governador e sua bancada, mas que parece sobrar quando se trata do Gordo Rômulo plenamente à vontade em um meio onde pontificou e chegou a presidir com desempenho que ainda desperta saudades nos colegas.

Não se sabe quais as razões que levaram o Gordo assistir de camarote e impassivelmente o desgaste das relações entre Ricardo e os deputados aliados ao ponto de trancarem a pauta da Assembléia Legislativa e deixarem de votar matérias do interesse do governador.

Ricardo deve estar sendo informado na índia da confraternização ocorrida na tarde desta quarta-feira e do clima de harmonia na qual transcorreu o encontro e deve estar a se indagar o que é que o Gordo tem mais do que ele para entrar e sair desarmado do ambiente repleto de insatisfeitos.

Uma reunião de urgência entre Rômulo Gouveia (PSD) e os deputados da base de sustentação da Assembleia Legislativa foi registrada no início da tarde desta quarta-feira  (28) em um dos restaurante de João Pessoa.

A discussão girava em torno da crise vivenciada pelo governador Ricardo e pelo prefeito Luciano Agra, ambos do PSB,  acusados pela imprensa nacional de envolvimento em suposto superfaturamento e desperdiço de dinheiro público com a implantação do Jampa Digital.

O governador em exercício, Rômulo Gouveia, negou que o encontro tivesse qualquer conotação política, mas se negou a comentar o motivo da reunião.

Rômulo Gouveia  disse que estava no encontro apenas como convidado. "Lindolfo Pires, secretário Chefe da Casa Civil, me chamou", disse.

Indagado sobre os supostos desmandos do Jampa Digital, implantado na administração do então prefeito Ricardo Coutinho - que pretendia oferecer internet gratuita para a Capital - Rômulo defendeu que a apuração das denúncias deve ser  feita pela Câmara de Vereadores e os secretários que assinaram o contrato com a Ideia Digital se responsabilizassem por seus atos.

Apesar da negativa de Rômulo, um deputado governista admitiu  que a conversava girava em torno da intenção da oposição de  instalar uma CPI na Assembleia a fim de  apurar responsabilidades sobre o projeto que nunca funcionou na capital.


Jampanews