Radio Planeta Rei

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Menor colégio eleitoral do Estado tem mais vaga que candidato…



Com espaço para nove vereadores, apenas quatro pessoas se registraram para a disputa na Câmara Municipal…

Em Coxixola, menor colégio eleitoral do Estado, a concorrência na eleição proporcional está abaixo do esperado. Apenas quatro candidatos pleiteiam os nove lugares disponíveis na Câmara dos Vereadores. A sobra de vagas, entretanto, não é garantia de que os quatro venham a assumir o mandato. A Legislação Eleitoral os obriga a atingir um número mínimo de votos.

Disputam a eleição majoritária os candidatos a prefeito Givaldo Limeira de Farias (coligação ‘Unidos por Coxixola’) e José Tomaz das Neves (coligação ‘Continuaremos fazendo pelo povo’), atual vice-prefeito do município. Apenas a coligação ‘Unidos Por Coxixola’ registrou candidatos a vereador.

São eles: Maria José Melo da Silva, Miguel Damião Filho, Patrícia de Negreiros Neves e Jordi Alves de Queiroz. O número ainda pode diminuir já que Jordi teve a candidatura contestada e aguarda julgamento de pedido de impugnação.

Apesar da baixa concorrência, os candidatos a vereador não podem dar a posse como certa. Em primeiro lugar, é necessário que a eleição seja validada: dos 1.658 eleitores da cidade, 830 não podem votar nulo ou em branco. Depois, a coligação deve atingir o quociente partidário.

O cientista político Jaldes Meneses explica que esse quociente é o resultado da divisão do número de votos do partido na eleição dividido pelo quociente partidário, que, por sua vez, é divisão dos votos válidos pelo número de cadeiras na Câmara.

“Se algum dos candidatos estiverem em um partido que não tiver chegado ao número de votos estabelecido pelo quociente eleitoral, pode não ser eleito. Embora haja mais vagas que candidatos”, esclarece Jaldes Meneses.

O município de Coxixola está situado na microrregião do Cariri Paraibano e possui o menor eleitorado do Estado, segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba. De acordo com o sistema Sagres do Tribunal de Contas do Estado, o salário de um vereador na cidade é de aproximadamente R$ 1.800.

Em Conceição

A prefeita de Conceição e candidata à reeleição Vani Braga (PSD) teve o pedido de candidatura indeferido pela juíza da 41ª Zona Eleitoral, Andréia Arco Verde. A decisão foi tomada ontem. A juíza ainda identificou que o candidato a vice na chapa, Edval Sabino Vieira (PSD), estava filiado a menos de um ano.

Paraíba hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário