Radio Planeta Rei

sábado, 21 de julho de 2012

DATAFOLHA: Confira resultados de pesquisas para prefeito em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife e Curitiba


O Instituto Datafolha divulgou neste sábado (21) resultados de pesquisas realizadas nas capitais brasileiras como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife e Curitiba para as eleições de prefeito deste ano.

Os levantamentos foram realizados entre a quinta-feira (19) e esta sexta (20) e divulgados pelo jornal Folha de São Paulo. O curioso é que Salvador, a 3º maior cidade do país, não tem os números da pesquisa divulgados. Confira os resultados das seis capitais:

São Paulo: Serra lidera e Russomanno avança

Pesquisa Datafolha realizada nos dias 19 e 20 de julho mostra o candidato do PRB, Celso Russomanno, quatro pontos abaixo do líder José Serra (PSDB) na disputa pela Prefeitura de São Paulo.

No levantamento feito junto a 1.075 eleitores, Serra aparece com 30% das intenções de voto para prefeito. Russomanno tem 26%. Como a margem de erro é de três pontos, Serra e Russomanno estão tecnicamente empatados na liderança. Embora improvável, há até a possibilidade de Russomanno estar na frente do candidato tucano.

Bem atrás deles aparecem tecnicamente empatados Fernando Haddad (PT) e Soninha Francine (PDT), ambos com 7%; Gabriel Chalita (PMDB), com 6%; e Paulinho da Força (PDT), com 5%.


Rio: Com 54%, Paes seria reeleito no 1º turno

O prefeito Eduardo Paes (PMDB) inicia a campanha à reeleição com 54% das intenções de voto, segundo o Datafolha --o que lhe garantiria a vitória no primeiro turno.

Em segundo lugar estão em empate técnico o deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL), com 10%, e o deputado federal Rodrigo Maia (DEM), com 6%. O deputado federal Otávio Leite (PSDB) aparece com 4%. A margem de erro da pesquisa, realizada na quinta-feira (19) e nesta sexta-feira (20), é de três pontos percentuais. Foram entrevistadas 927 pessoas.

Rodrigo Maia foi o que apresentou o maior índice de rejeição: 31% dos entrevistados afirmou que não votaria no filho do ex-prefeito Cesar Maia (DEM). Ele tem como candidata a vice a deputada Clarissa Garotinho (PR), filha do deputado Anthony Garotinho (PR). Paes tem 20% de rejeição.


Belo Horizonte: Candidato de Aécio tem 17 pontos à frente do de Dilma


O candidato Marcio Lacerda (PSB), que tenta se reeleger prefeito de Belo Horizonte, lidera a primeira pesquisa Datafolha com 17 pontos de vantagem sobre seu principal concorrente, o ex-ministro Patrus Ananias (PT).

O prefeito tem 44% das intenções de voto, contra 27% do petista. Na resposta espontânea, Lacerda tem 16% contra 11% de Patrus. Até 21 dias atrás, PT e PSB eram aliados em BH, tendo o PSDB como parceiro. Os concorrentes de Lacerda e Patrus somaram 6%. A margem de erro da pesquisa é três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Com a cisão na aliança, o embate ganhou atenção nacional e o envolvimento das lideranças dessas legendas. Lacerda é amparado pelo senador Aécio Neves (PSDB), cujo grupo comanda o Estado há dez anos. Tão logo o PT rompeu com Lacerda, o tucano entrou em campo para se contrapor ao empenho pessoal de Dilma e reuniu todos os seus aliados no apoio ao prefeito. Serão 18 partidos na aliança.

O PT terá o PMDB como principal aliado, além do PC do B. E terá também na campanha o marqueteiro de Dilma e Lula, João Santana, como condutor principal do marketing de Patrus.


Recife: Petista está à frente do candidato de Eduardo Campos

A primeira pesquisa Datafolha sobre a eleição para prefeito de Recife (PE) mostra que uma polarização entre os candidatos do PT e do PSB ainda está distante.

Segundo o levantamento, o petista Humberto Costa lidera a corrida sucessória, com 35% das intenções de voto, enquanto o socialista Geraldo Júlio aparece na quarta colocação, com 7%. Mendonça (DEM) ocupa o segundo lugar, com 22%, à frente de Daniel Coelho (PSDB), com 8%, em situação de empate técnico com Geraldo.

Humberto Costa, que é senador, disputa a eleição por indicação do PT nacional, defendendo 12 anos de administração da sigla na cidade. O petista é o segundo mais rejeitado, com 24%, em empate técnico com Mendonça, citado por 26%.

O governador Eduardo Campos aproveitou a crise para romper a aliança com o PT e lançar seu próprio candidato, pelo PSB. A expectativa de polarização existe porque Geraldo, apesar de desconhecido por 66% dos eleitores, ancora sua candidatura na popularidade de Campos.


Porto Alegre: Fortunati lidera com 38%

O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati (PDT), lidera a corrida eleitoral na capital do Rio Grande do Sul. Se as eleições fossem hoje, Fortunati teria 38% dos votos, oito pontos percentuais à frente da segunda colocada, a deputada federal Manuela D'Ávila (PC do B). A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. Em terceiro lugar, está Adão Villaverde (PT), com 3%.

O quarto colocado na disputa no momento é o candidato do PSOL, Roberto Robaina, com 2% das intenções de voto. Brancos, nulos e indecisos somam 25%. O Datafolha ouviu 829 eleitores de Porto Alegre entre quinta-feira e sexta-feira.


Curitiba: Ratinho, Ducci e Fruet estão empatados

Com a liderança dividida entre três candidatos, a disputa eleitoral em Curitiba está acirrada: a primeira pesquisa Datafolha aponta um empate técnico entre Ratinho Junior (PSC), Luciano Ducci (PSB) e Gustavo Fruet (PDT).

Ratinho, de acordo com o levantamento, tem 27% das intenções de voto. Ducci e Fruet estão empatados com 23%. Como a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, há empate técnico.

Rafael Greca (PMDB) aparece em quarto lugar, com 10%. Os demais candidatos não atingiram 1%. O Datafolha ouviu 832 eleitores, entre quinta (19) e sexta-feira (20)

Fonte: Criativaonline

Um comentário:

  1. Curiosíssimo mesmo que, como foi notado, Salvador não tenha os números da pesquisa divulgados. Por que seria?? A quem os números não agradaram?

    ResponderExcluir