Radio Planeta Rei

quarta-feira, 25 de julho de 2012

CCJ da Assembleia da PB derruba veto a reajuste salarial do magistério

Comissão derrubou veto do governador por quatro votos a três.
Veto volta para o plenário da Assembleia na quarta-feira (25).

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa da Paraíba derrubou na manhã desta terça-feira (24) o veto do governador Ricardo Coutinho (PSB) à Medida Provisória que garante a atualização dos salários dos professores sempre que ele estiver abaixo do Piso Nacional. O veto foi derrubado por quatro votos a três e segue para o plenário na quarta -feira (25).

O governador Ricardo Coutinho vetou a Medida Provisória, editada por ele e aprovada na Assembleia Legislativa, no início de julho. Ele usou o argumento de que uma emenda apresentada pelo deputado Janduhy Carneiro (PEN), que garantia a manutenção do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) do magistério, alterou a proposta do executivo. Conforme o governador, a emenda criava um comprometimento para as finanças do estado.
Na sessão da CCJ desta terça-feira os deputados da situação tentaram manter o veto do governador Ricardo Coutinho. O líder da bancada governista Hervázio Bezerra (PSDB) argumentou que a criação de despesas por parte de parlamentares é inconstitucional e por isso teria que ser mantida a decisão de Ricardo. Além dele votaram pela manutenção Léa Toscano (PSB) e Antônio Mineral (PSDB).

A oposição que tem maioria na CCJ argumentou que a Medida Provisória tinha que ser mantida da forma como o plenário da Assembleia decidiu. Com isso votaram pela derrubada do veto  Raniery Paulino (PMDB), Vituriano de Abreu (PSC), Olenka Maranhão (PMDB) e Janduhy Carneiro, que além de ter sido o autor da emenda que ocasionou o veto de Ricardo preside a CCJ.

Para os representantes dos professores, sem a emenda categoria poderia ser prejudicada com a Medida Provisória porque ela garantiria o Piso Nacional para os professores iniciantes, mas cortaria as vantagens adquiridas pelos profissionais mais antigos, fazendo assim um nivelamento por baixo.


Jhonathan Oliveira
Do G1 PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário