Radio Planeta Rei

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Artigo: Jornalista Thércio Rocha critica atuação de vereadores Teixeirenses

Minha foto
Jornalista Thércio Rocha

O jornalista Thércio Rocha publicou, em seu blog,  artigo intitulado “PÃO E CIRCO NO LEGISLATIVO MIRIM”., no qual faz duras críticas aos vereadores do Municipio de Teixeira que, segundo ele, realiza um trabalho marcado pela incompetência, pela falta de respeito aos eleitores e por apresentação de proposituras irrelevantes para o crescimento da cidade, tais  como, votos de aplausos, votos  de pesar e  nomes de ruas.
Para Thércio Rocha, na Câmara Municipal de Teixeira não se sabe mais quem é oposição nem situação e aqueles que se dizem  representantes da população não têm consideração pelo povo.
No final do texto, o  jornalista convoca  à população para promover uma mudança no legislativo, elegendo pessoas que realmente tenham compromisso com a coletividade.
Transcrevemos, a seguir, o artigo. Leia e, se desejar, faça o seu comentário.

PÃO E CIRCO NO LEGISLATIVO MIRIM
É com profundo pesar que anuncio a você querido leitor que a Câmara Municipal está agonizando há mais 10 anos, e para que, nós não vejamos o seu profundo declínio somos obrigados a “engolir” uma situação que não é real: “O Circo” (com todo respeito aos artistas circenses, claro).

Na Roma antiga, o crescimento urbano acabou gerando problemas sociais e o imperador, com medo que a população se revoltasse com a falta de emprego e exigisse melhores condições de vida, acabou criando a política do pão e circo.

Este método era muito simples: todos os dias haviam lutas de gladiadores nos estádios (o mais famoso foi o Coliseu) e durante os eventos também eram distribuídos alimentos. O objetivo era alcançado, já que ao mesmo tempo em que a população se distraia e se alimentava, também esquecia os problemas e não pensava em rebelar-se.

Esta situação ocorrida na Roma antiga é muito parecida com o município de Teixeira, porém, o que vai ater este artigo é o âmbito do Legislativo Mirim, ou como queira a “Câmara Municipal”.

Enquanto os vereadores podem cobrar mais educação, saúde, saneamento básico, asfalto, o fim da taxa de iluminação pública que por sinal é exorbitante, há uma briga de “gladiadores” no “Coliseu” teixeirense (que na verdade sugere mais uma briga de comadres) podendo ser assistida todas as terças ás 19h, chegando lá, haverá lugares de sobra, pois a briga é tão antiga que dá enjôo, mesmo assim avisamos que do lado direito estará à situação e ao lado esquerdo a oposição, se bem que aqui em Teixeira não sabemos realmente quem é oposição e quem é situação, o povo teixeirense não entende mais nada, vereadores que guerrearão assuntos pífios e que não contribuem em nada para com o crescimento do nosso município.

Posso até está generalizando, mas o que faz um vereador teixeirense? Você caro leitor deve está imaginando a resposta: “NADA!” Afirmo com convicção que todas as Sessões que são realizadas naquela Egrégia Casa, pouco se faz valer, nossos representantes, pelo título que levam de “Representantes do Povo”, não fazem sua parte colocando requerimentos ou projetos de lei, ou melhor, podem até colocar, mas com certeza são irrelevantes para esta cidade, tendo por maioria, nomes de ruas, votos de pesar e de aplauso para aqueles que são ou foram da ’’panela’’. Quanta HIPOCRISIA!

Será que somos obrigados a ver tais cenas berrantes? Se fossem somente estas cenas, já era muito, porém, lamento dizer, tem mais… A falta de respeito é tão grande que na hora das leituras dos trabalhos, ficam conversando, rindo… Ao menos poderiam ler a Revista Veja, mas como nossos vereadores não têm este tipo de cultura, e é algo que fica bem explicito nas sessões, é impossível não deixar passar despercebido. Se quiserem respeito façam por merecer.

Com certeza os nossos parlamentares ao lerem esse artigo terão duas reações, a primeira ligar para o Jornal 104 notícias da Teixeira FM que é de grande audiência, respeitado graças a competência e credibilidade dos colegas e amigos Jornalistas Edney Lisboa e Jéssica Lira, e a segunda, comentarem no grande expediente da Sessão Ordinária tentando se defender de “mais uma denúncia infundada” afinal eles sempre usam este argumento para “Vender seu Peixe” que vai sair caro nas próximas eleições, mais quem paga é o Povo. Com isso eu faço uma pergunta, será que nós teixeirenses não somos inteligentes o bastante para saber distinguir o trabalho de incompetência?

Como formador de opinião, e assegurado pelo artigo 5º da CONSTITUIÇÃO FEDERAL que deixa bem claro a livre manifestação do pensamento, e ciente que não atentei a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, deixo bem claro, que este artigo é o grito que estava engasgado na garganta dos mais de 10 mil eleitores teixeirenses que confiaram seu voto em outubro de 2008, e tenha certeza, caro leitor, que muitos não têm coragem de falar com medo de alguma possível perseguição.

Precisamos mudar essa situação. Colocar pessoas que façam uma verdadeira mudança na Casa Inês Cordeiro de Araújo. Que os vereadores proponham debates benéficos para sociedade e que haja uma verdadeira representatividade. E isso só depende de você cidadão teixeirense?!


Jornalista Thércio Rocha

Fonte:Thércio Rocha.com

6 comentários:

  1. thercio não queria vc com esta nota tentar lancar o seu nome ou o de seu pai pra vereador??? seria uma boa opção pra camara.

    ResponderExcluir
  2. Alguem sabe informar o porque o pai deste jornalista foi cassado da presidencia da Câmara??????

    ResponderExcluir
  3. Repúdio à moção de repúdio da Câmara de Vereadores de Teixeira-PB em sua sessão ordinária dessa terça-feira(25) do corrente
    Por Sóstenes Pedro
    Uma vergonha pra nossa Teixeira, vermos que aqueles que poderiam estarem legislando em prol de Projetos e benefícios pra nosso povo, estejam querendo calar ou intimidar ao povo com atos dessa natureza – “Moção de Repúdio”. Por que não agem com o mesmo expediente pra reivindicar de outros órgãos públicos municipais ou estaduais em prol de melhorias das condições de nossa gente, como por exemplo dentre tantos, da água, bem essencial, que não chega as partes mais elevadas de nossa cidade? E se tal fato cometido pela Energisa tivesse acontecido na casa de um pobre, o que teria sido feito pelos nossos nobres Vereadores e a Câmara ? E, Por que o nosso parlamento mirim não promoveu uma audiência pública com o Prefeito e a Secretária de Educação, quando da greve dos Profesores, na rede municipal, para pedir-lhes explicações acerca daquele episódio truculento e insensível? São atos lamentáveis como esses e atribuídos a agentes públicos, "representantes do povo", portanto, da responsabilidade delegada pelo povo e aplicável a todos os seus pares indistintamente que nos revelam cotidianamente da necessidade de Mudanças que carece o nosso município. O que Teixeira exige e cobra de seus representantes eleitos é Educação e Saúde de Qualidade para todos, Geração e Distribuição de Emprego e Renda, Fiscalização na Destinação e Aplicação dos Recursos Públicos e de Projetos outros que tragam benefícios e melhore as condições de vida de nosso povo, de nossa sociedade. Teixeira urge por bons representantes que dignifiquem o nosso voto e nossas causas em 2012. Acorda Teixeira!!! Um filho teu não foge a Luta!!!
    Teixeira-PB, 26 de outubro de 2011.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom, a copia do artigo de thercio do blog de Rodolpho Raphael da cidade de Esperança, devia ter copiado ao invez de dez anos estivesses colocado 20 anos como estar o artigo original. assim abreria um precedente bem maior não insentaria a casação de seu pai.

    ResponderExcluir
  5. É, meus conterrâneos, aprendi que a ciência se constrói com muito estudo. Para isto, é claro, utilizamos aquilo que outros escreveram e aperfeiçoamos, complemetamos, damos novo formato, mas jamais plagiamos. O Teixeira anda mesmo sofrendo com as práticas de alguns filhos seus. Como se não bastasse os rumores dos possíveis "gatos" instalados, agora mais este. E pior, por pessoas que, teoricamente, são esclarecidas.
    Vejam como a credibilidade de uma pessoa vai do céu ao inferno em tão pouco tempo.
    Um dia antes, muitos elogiavam o texto Pão e Circo no Parlamento Mirim, agora nos deparamos com uma situação vergonhosa, pelo que foi exposto no link. Como uma pessoa que conhece os direitos autorais se passa para uma situação desta. Só temos a lamentar.
    Visitei o link de Esperança e, de fato, o texto foi publicado lá em 01/06/2011.
    Como podemos acreditar numa notícia transmitida por um jornalista que usa deste tipo de expediente?
    O fato de usar o texto de outra pessoa não é crime, nem tão pouco, falta de ética, basta apenas dar os devidos créditos a quem de direito.
    Repito, lamentável mais este fato.
    Agora pergunto? Como um profissional que utiliza destes métodos se vê diante da sociedade? Que julgamento ele acha que merece da sociedade?

    ResponderExcluir
  6. Parabéns, Thércio! Você esta coberto de razão. Concordo plenamente com você! Me diga quem dos veriadores tira DINHEIRO DO SEU PROPRIO BOLSO, e dar a aquele cidadão umilde que os proprios sabem que ele precisar. A grande maioria se escora na prefeitura municipal ( No Prefeito Wenceslau Marques), para ajudar ( e quando ajudam, tem uns que até usam o seu emprego no PSF para conseguir inumeros exames e muitas outras coisas. População teixeira no ano de 2012,votem em pessoas DIGNAS de seus votos, pessoas que sabemos que vão nós REPRESENTAR!

    ResponderExcluir