Cumprindo o que havíamos prometido no ultimo domingo, conversamos anteontem, terça feira (02), com a ex-prefeita de Teixeira Rita Nunes Pereira.
Rita já administrou o município por duas vezes e pretende disputar, no próximo ano, o direito de exercer um terceiro mandato, desta vez concorrendo pelo PSB, partido ao qual está filiada desde o ano passado.
Por cerca de uma hora e trinta minutos, ela falou de sua trajetória política, da candidatura, da campanha que terá de enfrentar, respondeu a indagações e fez agradecimentos.
Logo no inicio da conversação, demonstrando muita cautela e analisando cada frase ou pensamento que expressava, afirmou que não iria falar mal de ninguém porque não gostava de fazer isso, e que cabia ao povo julgar o comportamento de cada um.
Disse que por onde passa tem recebido manifestações espontâneas de apoio a sua candidatura e que está confiante de que será prefeita novamente. “Sou candidata para vencer e, se Deus quiser, serei prefeita pela terceira vez para dar continuidade a diversos projetos que foram interrompidos com a minha saída da prefeitura”, afirmou.
Quando me referi à possibilidade de a Situação disputar as eleições com mais de um candidato, ela foi enfática “Da mesma forma que luto para consolidar a minha candidatura, o prefeito tem todo o direito de fazer o mesmo.”
A ex-prefeita garantiu que fará uma campanha equilibrada, baseada em propostas, sem agressões pessoais e que tentará unir as forças políticas interessadas pelo desenvolvimento do município.
Rita disse também que poderia ter escolhido outro lugar para morar e viver como outros fizeram, mas não o fez porque ama Teixeira e o seu povo, aos quais dedicou trinta anos de sua vida, sendo responsável por várias obras, realizações e benefícios que o município tem hoje.
Quando indagada se a sua candidatura era fato consumado e irreversível, declarou: “Hoje, com toda certeza, sou candidata, mas não sei o que poderá acontecer daqui a um ano, porque em política as coisas podem mudar de uma hora para outra”. Em seguida, se reportou a uma frase célebre do político mineiro Magalhães Pinto, que diz: “Política é como nuvem. Você olha e ela está de um jeito. Olha de novo e ela já mudou”, dando a entender que uma convicção de hoje pode não se concretizar no futuro. Contudo ratificou novamente a intenção de ser candidata.
Rita disse que já enfrentou muitos desafios e adversidades na vida, mas nunca esmoreceu nem se deixou abater. Expressou a gratidão que tem pela família, a qual tem ficado sempre ao seu lado e disse que, deve a Deus, a Valdecir e ao povo as suas maiores conquistas. “Apesar de ser de origem pobre e de não pertencer à família tradicional, consegui a façanha de ser vereadora e prefeita deste município por dois mandatos. Isso eu devo a Deus, a Valdecir e ao povo de Teixeira”, finalizou a ex-prefeita.
Foto do Jornal da Serra
Nenhum comentário:
Postar um comentário