Radio Planeta Rei

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Ricardo lança 33 programas para Educação e anuncia 13º salário do Bolsa Família


O governador Ricardo Coutinho anunciou hoje que pagará 13º salário para beneficiados do programa Bolsa Família.

O adicional será implantado já este ano e é destinado a inscritos em programas de alfabetização ou cursos profissionalizantes.

“Vamos pagar o 13º para aquelas pessoas do Bolsa Família que estiverem matriculados na alfabetização ou en qualquer curso profissionalizante”, garantiu o governador.
O anúncio foi feito durante solenidade realizada no Espaço Cultural em João Pessoa, onde lançou pacote de ações para a Educação, que demandarão investimentos de R$ 250 milhões em dois anos nos eixos: educação continuada e educação em expansão.

A meta do governo é contratar todos os 1.040 candidatos aprovados no concurso para várias regiões já no primeiro semestre do próximo ano.

“Queremos que as contratações ocorram se uma só vez, pois o concurso será feito de acordo com as vagas a serem preenchidas, sem que as convocações se arrastem por vários anos”, explicou.

O governador disse ainda que o “Paraíba Faz Educação” vai oferecer um novo ritmo à educação, unindo não só o aprendizado em sala de aula como também a inclusão de uma proposta interdisciplinar.

“Estamos implantando um plano que olha a educação como política de Estado, não apenas de um mandato, para que as sementes plantadas hoje sejam colhidas pelo povo e pelas próximas gerações. Não há democracia que não passe pelo fortalecimento e a melhoria da educação”, disse o governador.
Programas e ações
Na lista dos 33 programas a serem implantados, ou já em funcionamento, está o Plano de Formação Continuada dos profissionais da Rede Estadual que vai capacitar 23 mil docentes entre setembro e dezembro deste ano; a construção de 12 centros estaduais de formação de professores e a publicação, nesta terça-feira (23), do edital para abertura do processo seletivo para a escolha dos 14 gestores das gerências regionais.

O Governo do Estado também implantará o projeto Paraíba Alfabetiza que levará o conhecimento e a alfabetização a jovens, adultos e idosos, por meio de um Projeto de Orientação Profissional, executado pelo Empreender PB, e que inclua a oferta do 13º salário do Bolsa Família aos alfabetizados. O investimento no programa é de R$ 15,7 milhões. “A nossa meta é até 2014 alfabetizar 25% de jovens adultos e idosos, com base nos dados do Censo (2010)”, explicou o governador.

Formação Técnica
Outra aposta do governo do Estado é a expansão da educação profissional com investimento na infra-estrutura das escolas de Ensino Médio e integrado à Educação Profissional, a construção de 15 Escolas Técnicas Estaduais e a implantação de Escolas de Tempo Integral em 239 escolas do Ensino Fundamental entre 2011/2012, e em 36 do Ensino Médio Inovador, em 2012.

As Escolas Técnicas Estaduais serão instaladas nos seguintes municípios: Bayeux, Cajazeiras, Campina Grande, Cuité, Guarabira, Itabaiana, Itaporanga, João Pessoa, Mamanguape, Monteiro, Patos, Princesa Isabel, Santa Rita, São Bento e Sousa. Mais sete escolas de ensino médio serão adequadas para a educação profissional no início do ano letivo de 2012 em Bananeiras, Cajazeiras, Guarabira, Patos, Pombal, Serra Branca e Sousa.
Veja os principais projetos:

Escolas técnicas, concurso e capacitação – Elaborado em oito eixos temáticos, o plano engloba ações e obras, entre elas a formação continuada de profissionais, a implantação de centros de educação profissional, o processo seletivo simplificado para a escolha dos gerentes regionais de educação e o concurso público para professores.

Educação de Jovens e Adultos – No conjunto de ações, está o reforço do programa de alfabetização de jovens e adultos e a ampliação da rede de escolas integrais do Estado, dentro dos programas Mais Educação e Médio Inovador, realizados em parceria com o Governo Federal.

Reforço escolar – Também está previsto reforço pedagógico para estudantes do Ensino Médio, inicialmente nas áreas de Linguagens e suas tecnologias e na de Matemática.
Sistema de avaliação – Será implantado o Sistema de Avaliação Educacional da Paraíba, como forma de monitorar a qualidade do ensino e aprendizagem da educação pública. O sistema funcionará a partir a aplicação de provas objetiva para estudantes dos 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio, nas 1.036 escolas da rede pública do Estado.
Reordenação da rede – O plano também reordenará toda a rede de escolas sob a administração estadual, com o objetivo de otimizar os recursos humanos, materiais e financeiros; assim como implantará o Sistema SEE, uma rede de informações gerenciais on line que vai ajudar no planejamento, implementação e acompanhamento das políticas públicas da educação.

Democracia na escola – Dentro dessa nova lógica de gestão educacional, será implantado o Projeto Gestão Cooperada, que envolverá as comunidades escolar e local nas decisões sobre o uso dos recursos que são transferidos diretamente às escolas.
Prêmio – O Estado cria o Prêmio Educação Exemplar para fomentar, selecionar, valorizar e premiar as melhores práticas nas escolas públicas estaduais. Escolas e profissionais de educação serão premiados.

Educador digital – Serão capacitados professores da rede estadual de ensino dentro do programa Educador Digital. Cada um desses profissionais terá, ao final da capacitação profissional nos moldes do Proinfo, um netbook.

Gestão participativa – O plano “Paraíba faz Educação” prevê ainda a implantação do programa Caminhos da Gestão Participativa, voltado para o estreitamento das relações institucionais entre a Secretaria de Estado da Educação e as Gerências Regionais, além das escolas.

Escola e comunidade – No Projeto Educação em Movimento, serão implementadas ações que estimulem a relação entre escola e comunidade.

Paz nas escolas – No combate à violência nas escolas, a plano prevê a busca por estratégias que fortaleçam a cultura de paz em defesa dos direitos humanos e da cidadania da criança, do jovem e do adulto no ambiente escolar.

No rádio – O governador Ricardo Coutinho abordará o plano “Paraíba faz Educação” no programa “Fala Governador”, Rádio Tabajara. O programa desta segunda-feira (22) será especialmente dedicado ao tema e será transmitido diretamente do Espaço Cultural.

Da Secom/PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário