Radio Planeta Rei

domingo, 14 de agosto de 2011

Polêmica: Teixeirense estranha declarações de Totinha ao blog Passando a Limpo e considera perigosa a fusão de fanatismo político com fanatismo religioso

O Teixeirense Martim Assueros disse que são preocupantes as declarações proferidas por Sósthenes Telles Guedes (Totinha),  durante entrevista ao  Blog Passando a Limpo.

Em comentário escrito no Teixeira 1, Assueros  levanta algumas hipóteses que poderiam ter motivado as palavras  de Totinha e alerta as pessoas para o perigo de se misturar fanatistmo  religioso com fanatismo político.

Transcrevemos,  abaixo, na integra, o comentário de Martim Assueros:

“Inicialmente pensei tratar-se de mais uma? comédia da vida política e pública?, talvez uma brincadeira de mau-gosto combinada entre o blogueiro e o Prof. Sóstenes Telles Guedes Totinha.Mas a história do chamado de Deus - ao que me parece, pousa e posa de realidade.

A verdade é que qualquer que seja a (má) intenção... qualquer uma dessas possibilidades nos deixa, no mínimo, preocupados. Senão, vejamos: (i) se for apenas jogada de marketing político de Totinha constitui, mesmo assim, desrespeito aos supersticiosos eleitores dele, enquanto enganados e subjugados pela ilusão, enquanto confundidos no perigoso caminho que mistura Estado com igreja, enquanto enveredados pelo perigoso fundamentalismo sociorreligioso; e (ii) se Totinha acredita mesmo nisto, que? Deus o chama para prefeito de Teixeira?, então a coisa é mais grave ainda, pois aí ele passa de mestre mamulengueiro para uma marionete a mais, ou seja, se junta, na crendice, aos seus fiéis-eleitores e, com eles, é manipulado sabe Deus por quem.

 Enquanto o fanatismo religioso nos faz ver vultos, ouvir vozes, ouvir chamados e acreditar que nossa verdade é absoluta e que o nosso Deus é o cara, o fanatismo político nos faz crer em modelos pré-concebidos de sociedade ideal, em nome do que qualquer engodo ou barbárie são válidos.

Misturados - o fanatismo religioso e o fanatismo político - e o bolo fundamentalista está pronto, perigosa e destrutivamente capaz das maiores atrocidades, seja islâmico ou cristão. Vimos isto  diariamente pelos noticiários em muitas partes do mundo, inclusive no Brasil, mesmo que em escala mais branda e disfarçada. 

No Brasil, onde o Estado é, supostamente, laico. Supostamente laico porque muitos políticos, inclusive no Congresso Nacional, comungam por cartilhas tipo?Fundamentals: a testimony of the Truth? (1909-1915) e ?Restauração e Integrismo? - para ficarmos apenas no fundamentalismo de casa, o fundamentalismo cristão. É por isto que nos preocupamos.

Por outro lado - e por fim, conhecemos a inteligência, capacidade e integridade de Totinha e, por isso mesmo, é-nos difícil entender esta sua? revelação?. E é por isto que nos preocupamos ainda mais. Aguardemos.”

Martim Assueros  em 11/08/2011

PS: A matéria sobre Totinha foi a mais acessada da semana que passou, obtendo  quatro vezes mais  acessos do que a segunda colocada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário