Radio Planeta Rei

sábado, 13 de agosto de 2011

A coluna de Hélder Moura

 
Sábado, 13 de Agosto de 2011 - 06h00

Começa o jogo

Bastou uma semana de movimentação do senador Cícero Lucena pra incendiar o debate sobre a sucessão municipal. Desde 5 de agosto, Cícero tem ocupado generosos espaços na mídia, culminando, ontem, com suas declarações de que pode realmente ser o candidato do PSDB a prefeito em 2012.
Nesse interregno, Cícero recebeu o apoio público do presidente nacional do PSDB, deputado Sérgio Guerra. E, ontem, foi a vez do presidente da Assembléia Ricardo Marcelo anunciar também seu apoio a Cícero. São apoios importantes, que começam a dar lastro ao seu plano de disputa.
No paralelo, sabe-se que o ex-governador Cássio Cunha Lima deve se incorporar ao projeto. De início, talvez timidamente. Mas, com o correr da disputa, certamente com mais envolvimento. Cássio sabe que deve isto a Cícero, desde que boicotou a sua candidatura a governador, ano passado.
Cícero joga certo, se realmente quer ser o candidato. O cenário favorece. Primeiro, o desgaste da dupla Ricardo Coutinho e Luciano Agra. Depois, saindo na frente, são maiores as chances de polarizar com o candidato de situação.  Quando outros chegarem ao jogo, poderá ser tarde para eles.
De qualquer modo, resta esperar como o PMDB vai administrar o seu dilema interno, entre Zé Maranhão e o deputado Manuel Jr. A esta altura, já não se descarta a possibilidade de Junior deixar o partido para arriscar a sorte no PSC, por exemplo. O deputado está incomodado com a indefinição.
Ainda pela oposição, não se pode subestimar eventuais postulantes como Toinho do Sopão e Major Fábio que, a despeito da pouca tradição política, já demostraram que são bons de urna. Uma disputa envolvendo Luciano Agra, Cícero, Maranhão, Manuel Jr, Toinho do Sopão e Major Fábio seria de arrepiar.
Greve no Fisco

O presidente do Sindifisco, Vitor Hugo, contata a Coluna para negar que esteja ameaçado de destituição por posições maleáveis em relação Governo Ricardo: “Não existe essa possibilidade. O que existe é que já saturamos o que tinha de saturar no diálogo com o Governo, que insiste em desconhecer os nossos direitos. Teremos uma assembleia no próximo dia 16. Se, até lá, o Governo seguir nos tratando assim, devemos ir para o confronto de uma paralisação. A mobilização da categoria é intensa”.
Mistério
O ex-deputado Armando Abílio, presidente do PTB, visitou, na tarde de ontem, o senador Cícero Lucena na sede do ninho tucano. Enigmático, não falou o motivo da visita.
Acordo
Especula-se, porém, possibilidade do suplente de senador Carlos Dunga voltar ao grupo de Cícero, ante as chances de uma vitória do tucano na disputa pela Prefeitura de JP.
Acordo II
João Fernandes (secretário do PSDB) pode pintar como candidato a prefeito de Boqueirão, com apoio de Dunga. E Dunga Junior poderia deixar na secretaria do prefeito Agra.
Pec 300
Comitiva de 22 policiais paraibanos, liderados pelo Coronel Francisco e o Major Fábio, continua lá em Brasília. Seguem entrincheirados na luta pela votação da Pec 300.
Aí tem
O deputado Manuel Jr foi visto, ontem, em Brasília, numa conversa animada com o suplente de senador Marcondes Gadelha e a direção nacional do PSC. Tem novidades a caminho.

Outro capítulo
O secretário Lindolfo Pires tentou amenizar crise interna no Dem: “O deputado João Henrique sempre foi prestigiado, tanto que é presidente da Comissão de Segurança da Assembleia”.
Capitulo lII
João rebateu: “O deputado Lindolfo Pires está equivocado, e é mais uma das suas falácias. A Comissão de Segurança sequer foi instalada. Estamos fora. Ao rei, tudo, menos a dignidade.”

Sem adesão
O deputado Wellington Roberto avisou, ontem, através de sua assessoria: “Não há a menor possibilidade do PR vir a aderir ao governador Ricardo Coutinho ou ao prefeito Luciano Agra.”

Escolas e professores

Interessante comentário do leitor Javan Nunes (javancastro@hotmail.com): “Admirável Helder, li no Jornal Correio da Paraíba que ocruel governador RC, acaba de anunciar a construção de mais 250 Escolas Públicas. Não falou em nenhum momento nos professores. Ora, sabemos que a construção de mais paredes não significa melhoria na educação, quem educa são os professores. Seria melhor manter as escolas já existentes, melhora-las no aspecto físico, pois a maioria está caindo aos pedaços, e valorizar os professores, pois quem educa são os professores e não aconstrução de maisparedes.”
Entre o prócer e a liderança

Enviado por Arael Costa. Auxiliar direto do governador Dinarte Mariz (RN), Grimaldi Ribeiro apresenta-lhe outro político interiorano no Palácio Potengi: “Este é um prócer político do Trairi.”
Noutra ocasião, usa vocábulo diferente: “Governador, esta é uma liderança política da região Oeste.”
Intrigado com as constantes distinções, mas sem captar a sutileza da separação, o arguto Dinarte interpela Grimaldi: “Por que uns são próceres e outros, lideranças?” Professoral, Grimaldi justifica: “Governador, prócer só tem pose, e liderança é quem tem voto.”

Fonte: Jornal Correio da Paraiba

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário