Radio Planeta Rei

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Paraíba tem taxa de aprovação abaixo da média do NE na Prova Brasil

A taxa de aprovação dos estudantes das escolas públicas na Paraíba no exame da Prova Brasil 2009 ficou abaixo da média do Nordeste e do Brasil. O Ministério da Educação divulgou os resultados consolidados do exame que aplicou provas de matemática e português para estudantes da 4ª à 8ª séries do ensino fundamental e dos três anos do ensino médio do país. O índice de aprovação da 5ª à 8ª série do ensino fundamental na Paraíba ficou em 71% enquanto a média do Nordeste foi de 75,5% e do país 81,3%.
Por sua vez, os estudantes do ensino médio matriculados em escolas paraibanas obtiveram taxa de aprovação de 74,1% e também ficou atrás da média do Nordeste que foi de 74,3% e da média nacional de 75,9%. A pesquisa foi feita em escolas estaduais e municipais e os números são referentes ao ano de 2009, pois o exame só é aplicado de dois em dois anos.
Por outro lado, a boa notícia é que os alunos do ensino fundamental obtiveram melhores notas em matemática. O Estado recebeu 236,69 pontos. No Nordeste, a média foi de 235,86. Em contrapartida, os estudantes não superaram as médias em português. A nota da Paraíba foi 232,24. Enquanto que a média nordestina na matéria foi de 232,43.
O professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Eduardo Jorge Lopes, que possui doutorado em educação e experiência em formação de jovens, adultos e formação de docentes, observa que os dados mostram uma evolução no ensino público da Paraíba, porém, ainda de forma tímida e insuficiente para garantir uma educação de qualidade. Segundo ele, a projeção é que a educação oferecida pelo governo de 4,8% até 2021, quando a meta estipulada pelo Brasil é de 6%. “Isso significa que o Estado ainda terá em 2021 uma educação deficitária. Além da Paraíba, diversos Estados do Nordeste, como Pernambuco, Piauí e Alagoas não alcançarão a meta”, afirma.
Para o professor, as notas de português e matemática obtidas pelo Estado também mostram que os estudantes estão deficientes nessas disciplinas. De acordo com o especialista, a média nacional nessas matérias é de 5,22 e a Paraíba atingiu 4,48. “Deveríamos, no mínimo, ter chegado a 5”, disse.
No ensino médio, que reúne estudantes com idades de 14 anos até 20 anos, as notas mostraram situação inversa, porque os estudantes se saíram melhor com o português. Eles conseguiram 266,82 pontos na matéria e superaram a média nordestina de 258,36. Já em matemática, os alunos paraibanos ganharam nota de 264,16, contra os 261,30 registrados pela região. Por conta disso, eles não conseguiram elevar a nota padronizada da Paraíba, que ficou em 4,06. O número é bem inferior à média da região (4,48).
Outra desvantagem foi com o indicador de rendimento, que no Estado foi de 0,72. No Nordeste, a média chegou a 0,73.

Fonte: Paraíba 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário