Radio Planeta Rei

quarta-feira, 2 de maio de 2012

FHC tira do baú velha foto com Lula



Para celebrar o Dia do Trabalhador, Fernando Henrique Cardoso abriu o baú. Encomendou à equipe do Instituto FHC que veiculasse em sua página no Facebook uma foto do tempo em que a política brasileira era em preto e branco. De um lado, a ditadura. Do outro, os que se opunham a ela.

Corria o ano de 1978, recorda a assessoria de FHC. “Os dois futuros presidentes do Brasil, Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva, distribuíam panfletos a trabalhadores na porta de uma montadora de carros em São Bernardo. Na época, FHC era candidado ao Senado e, com opoio de Lula, pedia votos aos operários.”

O texto não menciona. Mas, nessa ocasião, os dois chegaram a cogitar a hipótese de fundar um partido de linha socialista. A ideia não vingou. Separaram-se. FHC aninhou-se na banda esquerda do velho MDB. Lula foi criar o PT. Mais tarde, a queda da ditadura faria do Brasil um país multicolor. Desapareceu a velha lógica do nós contra eles.

Trafegando por diferentes tons de cinza, FHC e Lula encaixaram as respectivas biografias entre um passado que já era e um futuro que parecia não chegar nunca. Com erros e acertos, cada um à sua maneira, a dupla ajudou a reconstruir o presente.

Maduros, poderiam erguer um brinde à complementariedade que faz do Brasil uma economia estável de duas décadas. Mas a história, essa ponte que liga o incompreensível ao insabido, cuidou de estreitar-lhes a inimizade.

Blog do Josias 

3 comentários:

  1. Sempre soube que esses dois são farinha do mesmo saco.

    ResponderExcluir
  2. POIS É, , COISA FEIA A INVEJA NO SER HUMANO!!!! eU NÃO SEI QUANDO É QUE ESSE POVO VAI SE ACOSTUMAR QUE LULA É LULA, FOI ,É E SERÁ UM MARCO NA HISTÓRIA POLÍTICA BRASILEIRA!!!!(ALEX)

    ResponderExcluir