Radio Planeta Rei

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Senador do PSDB cobra voto aberto para cassação de mandato


Álvaro Dias pediu voto aberto para cassação de mandato no Senado.

Brasília - O líder do PSDB no Senado, Álvaro Dias (PSDB-PR) , voltou a cobrar nesta quinta-feira que o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-MA), ou a presidente em exercício, Marta Suplicy (PT-SP), coloquem em votação o substitutivo do senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) do Projeto de Emenda Constitucional (PEC) de sua autoria, que acaba com o voto secreto em plenário para cassação de mandato parlamentar por quebra de decoro.

Dias disse que se houver vontade política da Mesa, a PEC pode ser aprovada a tempo da votação do processo do senador Demóstenes Torres (sem partido-GO) em plenário. 

- O substitutivo já está em processo de votação no plenário, já transcorreram as cinco sessões de discussão e agora só falta votar. Mas há dois anos está parado. Já fui na tribuna duas vezes cobrar a inclusão na pauta desde que começou o caso Demóstenes, mas ninguém se manifesta ou toma a iniciativa de incluir na ordem do dia para a conclusão da votação - disse Álvaro Dias.

Ele explicou que sua PEC original previa o fim do voto secreto para casos de quebra de decoro, mas duas outras propostas, do ex-senador Sérgio Cabral e do senador Paulo Paim (PT-RS) mantendo o voto secreto apenas para votações de veto e eleição da Mesa, foram apensadas no substitutivo de Valadares.

- É importante manter o voto secreto nesses dois casos para proteger o parlamentar da pressão do Governo. Mas não justifica manter para cassação de mandato. O eleitor quer saber como está votando seu senador ou deputado nos casos de quebra de decoro parlamentar - completou Álvaro Dias.

D24am.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário