Radio Planeta Rei

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Escritor teixeirense publica artigo, que cobra postura de pré-candidato e diz que: "Política não é como fazer amor em motel".

Desfile malfazejo enguiça de horror a política e ‘nosfora zero’.

Por: Matias Marcelino Campos - Escritor e analista político
Camuflado feito um sistema de mobilizar para subverter, resulta em estranho método eleitoreiro e aliança política incoerente. Parece-me aproximar a ascensão de uma pré-candidatura pára-quedista, em buscara polarização como uma espécie de ativismo do início do século XVIII. Isso na nossa terrinha querida, desvinculada do Pico do Jabre desde 1996, afastando categoricamente o tradicional coronelismo, dantes enguiçado na linha divisória da trajetória dos políticos de Teixeira – PB, desde a província.

Mas um inúmero grito de opiniões, vindas de pessoas de diversos segmentos, provoca minhas conclusões interativas de inflamaçãodos bastidores políticos. Pois um político sem contar com o apoio popular, e que somente alcança baixo percentual nas pesquisas de opinião pública, está inoportunamente baldeando a política num desfile malfazejo no estilo de acalmar a punhos e cassetetes? Porém parece uma novela de quinta categoria, na procura de uma crise futura inevitável. Política – não é como fazer “amor em motel”.

Ora, se em pleno Século XXI, na era da inovação, da buscapelo fim dos cubículos, sairmos da gangorra do poder, banir o temor exagerado dos poderosos, libertarmos nossa terra Teixeira do controle dominante de chefes políticos, derrota infinitasde forças do poder financeiro: por que mergulhar na instabilidade, transição, assombrosa crise da briga pelo comando, “tempestade e tensão”, um fanatismo que está por trás das ações secretas rivais desde a Segunda Guerra Mundial, para se ter uma idéia das lutas destrutivas de vida ou morte que falseiam a política pelo poder, ou é pelas migalhas do erário público???

Mesmo com a simulação da dosagem de tumulto radical, por exemplo, muitos dos meios políticos têm feito implícitas perguntas e dado respostas dessa visível plataforma de manipulador golfista, com possíveis pressupostos de programar organização para-política, do tipo hipotético em “jogo político” arriscado, de quem não tem nada a perder. Por isso em meio a tantas “cobras criadas”, a especulação não encontra atração para pretenso candidato se afirmar nem sintonizar complicado desastre circunstancial de liderar isolado.

Permita-me, assim, como muitos observadores, fazer avaliações e escolhas entre várias opções. Não simplesmente fazer perguntas, mas que possamos dar as respostas que representam dezenas e centenas de vozes. Porque as opiniões vão além dos desejos que os eleitores pensam, tentam revelar e manifestar seus desabafos para nós que acolhemos suas opiniões, sem que um grande número de pessoas precise participar da manifestação dessa massa de espectadores que represento como escritor e interlocutor.

Convoco futuristas, peritos, simuladores e outros críticos, que façam seus levantamentos cidadãos desse suposto “jogo político”, o qual surpreende os equilibrados, de que nunca se registrou um implicante “novo tipo” entrincheirado dessa natureza, tornando permeáveis as fronteiras do vizinho município de Maturéia - PB e compromete frontalmente a reeleição do prefeito Daniel Dantas. Somente, faz ficar em apuros os familiares e correligionários, que não suportam mais a pressão e os riscos de perderem as eleições naquele município para o carismático Chico Mané que ganhou musculatura para disputar em 2012.

Os que têm aproximação e afinidade com a “fera ferida”, que façam uma saraivada de apelos, tendo em vista que, em Teixeira o grupo de apoio ao prefeito Wenceslau dá sinais de que já atingiu o limite da tolerância e articula-se para um “xeque-mate” visando derrotar o esquema político dos que detém o ameaçado poder que capenga em Maturéia.

Por fim, vejo uma combinação de criar sistema nervoso com penetração de um estranho no ninho, que quer desenvolver modelos próprios para a atividade política, incompatíveis com a realidade local, tentando adaptar suas normas sem a coletiva decisão dos eleitores. Daí é fatal para quem “mergulhar de cara” nesse patamar de ilusionismo, ironia e formato de fazer protesto político de invasor astuta. O nome dele está no fluxo de dados da Internet e é alvo de bombardeio no Facebook por pessoas “Ficha-limpa” de vários segmentos.

Basta de profundas tensões sociaisque já existem e estão surgindo na nossa querida Teixeira! Jamais forçar demais a credulidade e desengano da população, que tem fiel esperança e acredita na superação das mazelas e vícios da herança maldita no serviço público, o qual precisa de transformação na sua essência, postura e comprometimento dos agentes políticos e não de aventureiros feito filme de bangue-bangue. “nosfora zero”.

Thércio Rocha

2 comentários:

  1. Teixeira não vai engolir Álvaro de goela abaixo como querem. Sai pra lá.

    ResponderExcluir
  2. "Nosfora zero"?? Que língua é esta??

    Professor Toinho, por que você continua postando textos de um semi-analfabeto como Matias?

    Assim você acaba com a reputação dos professores de Teixeira.

    ResponderExcluir