Radio Planeta Rei

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Matureense foi contratada para atuar como intérprete de libras durante as provas do Enem

Cecília Rodrigues Diniz
Indicada pelas Faculdades Integradas de Patos - FIP, onde leciona à disciplina de Libras, a professora Cicília Rodrigues Diniz, de Matureia, passou a atuar a partir deste ano na realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Graduada em Pedagogia e especialista em supervisão escolar além de possuir especialização em Letras Libras (intérprete), ela se destacou pela qualificação e a dedicação pelo trabalho.

O convite ocorreu no mês de agosto e foi precedido pela realização de uma reunião, onde os intérpretes receberam orientações para o desenvolvimento do trabalho junto aos participantes com necessidades especiais. “Tudo ocorreu da forma como eu esperava e a experiência foi muito gratificante, eu realmente nasci para isso. Nos dois dias de prova, o que mais me chamou a atenção foi durante o desenvolvimento da redação, notei que alguns surdos ficaram nervosos, principalmente os que ainda não tinham total domínio sobre libras, e nós não poderíamos dar mais informações que o necessário”, relatou a professora.

Cicília é atualmente coordenadora da sala da acessibilidade na escola municipal José Ramalho Xavier, onde são atendidos alunos de todas as idades, portadores de necessidades especiais. Também realizam os atendimentos, a professora Marta Kerly Almeida, a instrutora surda Elany Cristina e a especialista em Alunos Especiais Socorro Ramalho.

Segundo o secretário de Educação do município, Nilton José Dantas Wanderley, o incentivo a qualificação dos professores é um dos objetivos da Secretaria. "A Sala Multifuncional de Atendimento Escolar Especial, responsável por atender este público específico, tem quadros qualificados que começam a ser recrutados por outros órgãos, inclusive pelo MEC como foi agora o caso do Enem. As políticas da Secretaria tem incentivado estes professores a se qualificarem cada vez mais. Isso é bom para o município e também para os professores", comentou.

Jéssica Freitas | Matureia1.com

2 comentários:

  1. Deixa-me feliz quando alguém com quem convivi em sala de aula tem seu valor reconhecido e atinge êxito profissional. Alegra-me, Cecília, vê-la em destaque pela sua competência. Parabéns!

    Alexandre Nunes, Teixeira.

    ResponderExcluir