Radio Planeta Rei

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Rebelião no Presídio de Patos registra a morte de um detento. Situação está sob controle


A Secretaria de Administração Penitenciária confirmou oficialmente uma morte durante o motim na Penitenciária Padrão Romero Nóbrega, na cidade de Patos. O apenado morto foi identificado por Vladimir Leandro da Silva Júnior, de 29 anos, natural da cidade de Guarabira.

De acordo com informações do secretário Wallber Virgolino, a morte foi motivada pela rivalidade entre integrantes dos grupos antagônicos que iniciaram o motim.

Na manhã desta terça-feira, 26, uma operação conjunta de policiais militares e agentes do Grupo Penitenciário de Operações Especiais conseguiu controlar o motim e identificar apenas um óbito, diferente das informações de detentos que poderiam ter pelo menos quatro mortes. Feridos foram socorridos para o Hospital Regional de Patos.

O secretário de Administração penitenciária, Wallber Virgolino, falou do acontecimento ocorrido na Penitenciária Padrão de Patos, garantindo que o Estado agiu de forma rápida e coerciva, evitando maiores proporções neste fato. “Nós não vamos admitir nenhum tipo de pressão ou de insurgência por parte dos apenados e neste caso, já foi instaurada uma sindicância para apurar os responsáveis pelo inicio do motim, que serão punidos na forma da Lei”.

O motim – Era início da noite dessa segunda-feira, 25, quando os detentos iniciaram o tumulto batendo grades e queimando colchões, por conta de uma rivalidade existente entre os dois grupos.

Tudo começou por volta das 18h, após um pente fino realizado por agenes penitenciários e policiais militares na Penitenciária Padrão Romero Nóbrega, em Patos, sendo identificado os responsáveis como sendo presos oriundos de presídios de Campina Grande e de Guarabira. Por volta das 20, a situação foi controlada com a extração de detentos de algumas celas.

Em razão da pouca visibilidade, a coordenação da operação resolveu fazer a extração dos apenados das outras celas nas primeiras horas da manhã desta terça-feira, 26. Pela manhã foi iniciada uma revista minuciosa nas celas.

Por determinação do secretário Wallber Virgolino, o Grupo Penitenciário de Operações Especiais permanecerá durante todo o dia na cidade de Patos, dando apoio à equipe de agentes lotados na Penitenciária Padrão Romero Nóbrega, assim como, realizando a transferência de alguns apenados para outras unidades prisionais do Estado.

Cardoso Filho
WSCOM Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário