Radio Planeta Rei

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

PROJETO A COR DA CULTURA: Alunos da Escola Estadual Dr. Manoel Dantas visitam grupo de capoeira Raça Nova


Alunos do 8º ano C e do 8º ano D da Escola Estadual Dr. Manuel Dantas, acompanhados do professor de Língua Portuguesa, Antonio Fragôso Ramalho, visitaram na semana passada o grupo de Capoeira Raça Nova da cidade de Teixeira - PB. A visita faz parte do Projeto A Cor da Cultura,  o qual vem trabalhando diversos temas afro-brasileiros na escola. O referido projeto    terá sua culminância, sexta-feira, dia 22 de novembro de 2013  das 8h às 17h .

Durante a visita, os estudantes tiveram a oportunidade de assistir a  vários números dos alunos do grupo Raça Nova que, sob o comando do Instrutor e Mestre de Capoeira Jabiraca Alves,  realizaram movimentos, manobras, exercícios e evoluções conforme o ritmo, o objetivo ou o contexto,  a partir  das múltiplas posturas do corpo, e cantaram “ladainhas", obedecendo sempre ao toque do berimbau, atabaque e pandeiro.

Terminada a  apresentação, o instrutor Jabiraca aceitou o convite dos alunos para participar da culminância do Projeto A Cor da Cultura que acontecerá sexta-feira na Escola Estadual Dr. Manoel Dantas e  concedeu a entrevista transcrita abaixo.


Confira  a entrevista:

José de Anchieta Alves Gomes (Jabiraca)

1) Instrutor, gostaríamos de saber, por favor, qual o seu nome completo, idade e local de nascimento?
Meu nome é José de Anchieta Alves Gomes, nasci aqui  mesmo em Teixeira  e tenho 28 anos.

2) Qual é o seu nome de capoeira e sua função no grupo?
Meu nome de capoeira é “JABIRACA” e minha função hoje é de instrutor.

3) Quando foi fundado o Grupo de Capoeira Raça Nova e com quantos alunos conta atualmente?
O  Grupo foi criado no dia 09 de dezembro de 1996, portanto, tem praticamente 17 anos de existência e conta com a participação de 25 alunos.

4) O que é a capoeira?
A Capoeira é uma luta disfarçada de dança, uma forma de defesa. Essa luta é considerada hoje um patrimônio mundial da cultura.

5- Há quantas modalidades de Capoeira?
Considero que existem basicamente duas modalidades de Capoeira: a capoeira regional e a capoeira de Angola.

5- Como o senhor define cada umas dessas duas modalidades?
A capoeira regional é regida de toques rápidos e movimentação rápida. Ela foi criada pelo mestre Manoel dos Reis Machado, conhecido como Mestre Bimba.
Já a capoeira de Angola é marcada pelo jogo lento e pelo ritmo cadenciado dos movimentos. Seu criador foi Vicente Ferreira, conhecido como Mestre Pastinha.

6) Qual é a freqüência de treinos por semana e a duração da aula?
Geralmente são  3 dias por semana com duração de 1 hora e meia a 2 horas.

7- A capoeira pode contribuir na formação do caráter de uma pessoa?
Com certeza, ela pode contribuir muito, pois trabalhamos no intuito de formarmos pessoas de bom caráter, cidadãos de bem, para  que possam contribuir no sentido de melhorar a sociedade em que vivemos.

8- Agradecemos desde já pela entrevista e renovamos o convite ao Grupo Raça Nova para participar da culminância do Projeto A Cor da Cultura da Escola Dr. Manoel Dantas.
Eu é que agradeço a todos vocês pela visita  e confirmo a presença do nosso grupo de Capoeira no evento da Escola. Muito obrigado a todos e até uma próxima oportunidade.

Veja mais fotos:







Alunos que participaram da visita: Katielle Freitas de Souza, Kleiton da Silva Lima, Hivison Alexandre Marcelino, Ruan Costa, André Lucas, Matheus Nunes Gomes, Jéferson Cavalcante de Souza, Luan Scolfaro Carneiro, José Samuel Ferreira, João Batista Soares de Souza, Beatriz da Silva Lima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário