Radio Planeta Rei

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Condenado, Genoino diz que é preso político

José Genoino grita "Viva o PT" ao se entregar na Polícia Federal
Presidente do PT na época do mensalão, o deputado federal licenciado José Genoino (PT-SP) divulgou nota na tarde desta sexta-feira (15) na qual reafirma que é inocente das acusações que lhe são atribuídas e que é um preso político.

O STF (Supremo Tribunal Federal) condenou Genoino a seis anos e 11 meses de prisão por corrupção ativa e formação de quadrilha. A segunda condenação, entretanto, está embargada e seu julgamento só deve ser retomado em 2014.

O parlamentar, que está sem sua casa no bairro do Butantã, em São Paulo, alega que só foi condenado por que era presidente do PT na época do escândalo e que não existem provas contra ele.

"O empréstimo que avalizei foi registrado e quitado", diz a nota.


O STF já encerrou o processo do mensalão para 16 dos 25 condenados declarando trânsito em julgado para os réus que não têm mais como recorrer contra a condenação por determinados crimes. 

O trânsito em julgado cabe apenas aos crimes para os quais não há mais recursos — o tribunal ainda julga no próximo ano os embargos infringentes apresentados por alguns dos condenados.

Os condenados podem ir para a cadeia assim que o ministro Joaquim Barbosa expedir o mandado de prisão, o que é esperado para ocorrer ainda nesta sexta

Na lista dos processos encerrados estão o do ex-ministro José Dirceu, o de Genoino e o do delator do mensalão, o ex-deputado federal Roberto Jefferson (PTB), além do operador do esquema, Marcos Valério.

Leia abaixo a íntegra da nota de José Genoíno:

"Com indignação, cumpro as decisões do STF e reitero que sou inocente, não tendo praticado nenhum crime. Fui condenado por que estava exercendo a Presidência do PT. Do que me acusam? Não existem provas.O empréstimo que avalizei foi registrado e quitado.

Fui condenado previamente em uma operação midiática inédita na história do Brasil. E me julgaram em um processo marcado por injustiças e desrespeito às regras do Estado Democrático de Direito.

Por tudo isso, considero-me preso político.

Aonde for e quando for, defenderei minha trajetória de luta permanente por um Brasil mais justo, democrático e soberano.

José Genoino"

Nenhum comentário:

Postar um comentário