Radio Planeta Rei

sábado, 16 de novembro de 2013

CRESCE A ESPERANÇA: Águas do Rio São Francisco chegam a Afogados da Ingazeira por Adutora do Pajeú, e presidenta Dilma deve vir em dezembro assinar ordem de serviço da 2ª etapa que inclui São José do Egito, Brejinho,Teixeira e mais nove municípios da Paraíba


Com cerca de 200 quilômetros de extensão, a adutora do Pajeú já levou água do Rio São Francisco para Floresta, Serra Talhada, Calumbi, Flores, Carnaíba e agora chega a Afogados da Ingazeira. Depois, segue para a Paraíba.

A vinda da Presidenta Dilma Roussef para inaugurar a conclusão da 1ª Etapa da adutora, marcada anteriormente para este mês de novembro, não acontecerá mais. Segundo O coordenador administrativo do Ministério Público na região, promotor Lúcio Luiz de Almeida Neto, a vinda da presidenta depende da assinatura da ordem de serviço da etapa que vai de Afogados da Ingazeira até Taperoá. Ele disse  que a abertura da licitação estava prevista para o último dia 11/11, mas  que  a Controladoria Geral da União fez questionamentos e assim a licitação foi suspensa. “O DNOCs está trabalhando para agilizar e relançar a licitação”, afirmou .

A expectativa é de que Dilma, no mês de dezembro, assine a ordem de serviço para a 2ª etapa, que levará água às cidades de São José do Egito, Brejinho e a mais dez municípios paraibanos Princesa Isabel, Imaculada, Desterro, Livramento, São José dos Cordeiros, Taperoá, Teixeira, Cacimbas, Matureia e Mãe D’Água. 

A construção da Adutora do Pajeú  está dividida em duas etapas. A primeira se encerra com a entrega do trecho até Afogados da Ingazeira. A segunda fase abrange municípios de Pernambuco e da Paraíba. No total, a adutora terá 598 quilômetros de extensão, com a capacidade de atender 400 mil pessoas que habitam  municípios de Pernambuco e da Paraíba.

A conclusão total da segunda etapa está prevista para o final de 2014, com investimentos de R$ 361 milhões. Até 2015, quando a Transposição do Rio São Francisco deverá ser concluída, cerca de 127 cidades paraibanas serão contempladas com as águas do ‘Velho Chico’.

Com informações de Patosonline e Blog Diário de Tabira 


3 comentários:

  1. Aí sim, as mulheres vão poder lavar calçadas, portões e paredes, regar plantas, deixar caixa d'agua transbordar e ir fuxicar na calçada da vizinha. Todas as casas deviam ter hidrômetros.Certo Dona CAGEPA?

    ResponderExcluir
  2. Os governos do PT, democraticamente eleitos pelo voto dos mais humildes, são os responsáveis por essa obra magnífica, uma reivindicação de 5 séculos. O Presidente Lula teve a coragem e a sensibilidade para executar esse projeto, tirando-o do papel. O povo nordestino agradece.

    ResponderExcluir
  3. Em tanto tempo em nosso país não se viu um partido revolucionar a administração de um país que antes era cheio de miséria aonde milhares de pessoas viviam famintas sem possibilidade de melhoras, o país estava escravo das dívidas que sufocava a todos, porém hoje a realidade é totalmente diferente e o Brasil cresce cada vez mais em cidadania, em geração de empregos, a acima de tudo tornou-se uma uma potencia no mundo, pois nunca se viu um presidente brasileiro participar de reuniões da ONU, discursar em eventos importantes e ser exemplo de governo para todo o mundo. PARABENS PT

    ResponderExcluir