Radio Planeta Rei

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

A reação conservadora na Globo e a consagração de Lula


Enquanto uma multidão se dividia em espaços próximos ao Mercado de Mangabeira, o Brasil acompanhava com estupefação a postura da Rede Globo que, de forma inusitada, destacou em horário nobre mais de 25 minutos de exploração do Julgamento do Mensalão como nunca houve disso acontecer na intenção exposta. Parecia, e era recado direto, aos eleitores de São Paulo com intuito de tentar modificar a tendência pro Fernando Haddad, do PT, diante da derrocada do ex-governador José Serra. Em João Pessoa, o ex-presidente Lula arrasou e coroou a candidatura de Luciano Cartaxo com seu aval de quem mais cuidou dos mais necessitados do Pais e até ironizou de Cicero e de Ricardo Coutinho.
Como diria Jack, vamos por partes.

Nesta terça-feira, o Jornal Nacional saiu de seu “equilíbrio jornalístico” para promover a mais sórdida campanha contra o PT e seus lideres buscando interferir na tendência popular em São Paulo de votar em Fernando Haddad, cria e/ou poste de Luiz Inácio.

Foi além da conta. Quem é do ramo e quem não é viu a edição manipulada para tentar denegrir o significado transformando o ex-Ministro José Dirceu em pústula política no País, embora não o seja até porque paga o preço de ter coragem de questionar essa vertente radical à Direita que não aceita a ascensão do PT.

ENQUANTO A GLOBO FAZIA CAMPANHA...

Lula sabia que estaria diante de uma multidão mas não fora advertido de que, na platéia, não estavam em relevância a militância do PT mas, sobretudo, imensa massa de pessoas do povo, populares como se diz, embevecidas com palavras de ordem do homem público mais querido das massas e, contraditoriamente, mais odiado pela elite revanchista e mau humorada com as conquistas de Lula.

Ele foi direto na ferida: “Luciano, se acompanhe de equipe técnica capaz, que saiba fazer projetos porque haverá sempre dinheiro para essa condição” – afirmou, como que desmentindo a queixa do governador Ricardo Coutinho de que falta dinheiro. Mas advertiu: “ tenha cuidado com alguns técnicos, que não têm sensibilidade para com o povo”.

Ignorando criticas do senador Cicero Lucena, que disse deconhecer quem o é, Lula fez uma observação eloqüente diante de Luciano Cartaxo quando disse: “minta pra mim, pra Luciano, mas nunca minta para essa gente, nosso povo do Brasil”.

Em sintese, o ex-presidente provou mais uma vez que é incomum e soberano.

WSCOM/Walter Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário