Radio Planeta Rei

sábado, 13 de outubro de 2012

Prefeita Dona de Casa: Natália (neta de Serafim Pereira e Assis Nunes) eleita no município de Ouro Velho, é citada em matéria nacional


A manchete do portal G1 deu destaque à eleição de 26 donas de casa como prefeitas no Brasil. Das listadas pelo site nacional, são maioria as paraibanas, com seis eleitas.

Dessas seis, duas ganharam maior atenção  no texto: Natália de Dr. Júnior (que venceu a eleição em Ouro Velho) por, com 28 anos, ser a mais jovem do grupo, e Socorro Cardoso (que venceu a eleição em São Sebastião de Lagoa de Roça) por ser a mais velha da lista, no alto dos seus 68 anos.

De acordo com o portal, as dona de casa ainda vão ocupar 449 cadeiras nas Câmaras municipais espalhadas pelo país.

Confira a matéria na íntegra

Apenas 2% das 22.789 donas de casa que disputaram as eleições municipais, realizadas no último domingo (8), foram eleitas no país. De acordo com levantamento do G1, as candidatas vitoriosas vão comandar 26 prefeituras e ocupar 449 vagas em câmaras municipais.

As eleições de 2012 foram as primeiras com a lei que exige 30% dos candidatos de um dos sexos nos partidos e coligações na disputa para vereador. A validade da cota obrigatória aumentou em 131% o número de donas de casa candidatas em relação ao pleito de 2008. Elas representaram 4,8% do total de candidatos, atrás apenas dos servidores públicos municipais (39.268), agricultores (38.655) e comerciantes (35.160).

Apesar de o número de mulheres eleitas prefeitas no 1º turno ter aumentado 31,5% em comparação a 2008 – são 663 eleitas, 12,03% do total no país –, o número de donas de casa vitoriosas representa apenas 4% desse montante.

Natália de Dr. Júnior venceu a disputa no município de Ouro Velho (PB) e será, aos 28 anos, a dona de casa mais jovem a assumir o cargo. Aos 67 anos, Socorro Cardoso foi eleita em São Sebastião de Lagoa de Roça (PB) e será a dona de casa mais velha a comandar uma prefeitura no país.

Além das duas cidades paraibanas, também serão comandadas por donas de casa as prefeituras de Olho D'Água Grande (AL), Ituberá (BA), Barroquinha (CE), São José do Calçado (ES), Cuparaque (MG), Estrela Dalva (MG), Volta Grande (MG), Deodápolis (MS), Poxoréu (MT), Caldas Brandão (PB), Juarez Távora (PB), Afrânio (PB), Currais (PB), Abatiá (PR), Bituruna (PR), Sapiranga (RS), Santa Rosa de Lima (SC), Auriflama (SP), Indiaporã (SP), Macedônia (SP), Augustinópolis (TO), Combinado (TO), Lagoa do Tocantins (TO) e Cantá (TO).

Fonte: Vitrine do Cariri

Nenhum comentário:

Postar um comentário