Radio Planeta Rei

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Açude Jatobá tem apenas 8% de sua capacidade máxima, diz Aesa


A seca que devasta a região Nordestina nos últimos anos vem castigando cada vez mais a população. 

A situação no sertão é considerada ainda mais crítica, pois devido à falta de chuvas, o rebanho está morrendo e as lavoras se encontram totalmente destruídas.

Os reservatórios de água estão bem abaixo da capacidade De acordo com a Aesa (Agência Estadual de gestão das Águas), órgão responsável pelo monitoramento dos reservatórios, a capacidade máxima do açude Jatobá localizado na cidade de Patos é de 17.516.000 metros cúbicos de água.

No mês de agosto, o açude Jatobá estava apenas com 3.743.425 metros cúbicos de água, o que corresponde a 21,4%. Em setembro, esse volume caiu significativamente.

Atualmente, o açude Jatobá está com apenas 1.526.639 m³, o que representa 8,7% de sua capacidade.

O açude Jatobá é o mais antigo reservatório de Patos e o mais popular. Vários bairros cresceram às suas margens, a exemplo Alto da Tubiba, Mutirão, Nova Conquista e o próprio bairro do Jatobá.

Suas águas possuem grande importância, pois além de servir de abastecimento para a cidade são fundamentais também para a agricultura, pois são utilizadas para irrigar algumas culturas agrícolas que abastecem principalmente a população de Patos e São José do Bonfim.

De acordo com os dados da Aesa, de agosto a setembro, o açude Jatobá perdeu mais de dois milhões de metros cúbicos de água.

Mais Patos

Nenhum comentário:

Postar um comentário