Radio Planeta Rei

sábado, 20 de outubro de 2012

Ibope Campina: Tatiana avança e reduz diferença de Romero pra 8%


Poucas horas após a publicação da pesquisa Ipespe/Jornal da Paraíba, a primeira amostragem do Ibope/TV Cabo Branco revela um afunilamento nas candidaturas de Romero Rodrigues (47%) e Tatiana Medeiros (39%). Na pesquisa Ipespe, a diferença entre os dois era de 14%, favoráveis ao candidato tucano, ou cerca de 33 mil votos. Na pesquisa Ibope, essa margem cai para apenas 8%, pouco mais de 18 mil votos.

Tem uma explicação: a pesquisa Ipespe foi realizada entre os dias 15 a 17 deste mês. Já o Ibope colheu os questionários entre os dias 17 a 19. Ou seja, dois dias depois. E a julgar como verdadeiros, os números revelam um crescimento surpreendente da candidata Tatiana, que teria tirado vários pontos percentuais em apenas dois dias campanha, se é possível comparar os números das duas pesquisas.

Na pesquisa Ipespe, considerando apenas os votos válidos, Romero teria 58% dos votos, contra 42% atribuídos a Tatiana Medeiros. Na amostragem realizada pelo Ibope, dois dias depois, os números mudaram. Agora, Romero tem 54%, enquanto a candidata do PMDB vai a 46%. Tais números consignam, de fato, um acirramento para uma campanha que se julgava decidida em favor do deputado tucano.

Apenas para título de compreensão do quadro em disputa, deve recordar que ao final do primeiro turno, a diferença entre os dois candidatos era de aproximadamente 15%. É de se presumir que, a se manter a atual dinâmica da campanha, os dois canditatos cheguem ao segundo turno, dia 28, praticamente empatados, o que projeta uma indefinição nessa reta final.

Blog do Helder Moura

Nenhum comentário:

Postar um comentário