Radio Planeta Rei

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Professora morre após discussão com aluno de 8 anos

Escola Estadual teve aulas suspensas após morte de professora (Foto: Rodrigo Sargaço/EPTV)


A professora Izabel Cristina Sampaio, de 50 anos, passou mal e morreu enquanto dava aula para uma turma do segundo ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Jandyra Neri Gatti, em Araraquara. O caso ocorreu na manhã desta terça-feira (23).

De acordo com a Secretaria de Estado da Educação, a educadora passou mal ao conter um aluno de oito anos de idade, que teria tentado agredi-la. O Conselho Tutelar foi acionado para acompanhar o caso.

A professora informou o mal-estar à administração da escola, que acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A caminho da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Central, no entanto, ela morreu.

De acordo com a Conselheira Tutelar Márcia Daniele Ferreira, Izabel teria recebido informações de que a criança tinha um comportamento agressivo e que estava sob acompanhamento médico pelo serviço de saúde do município. "A criança não quis falar sobre o assunto, ficando o tempo todo quieta. Então, simplesmente tirei o garoto da escola para preservá-lo e entreguei-o para a mãe em sua casa", relata a conselheira.

O caso foi encaminhado à Promotoria da Vara da Infância e Juventude de Araraquara.

Ainda de acordo com a Secretaria Estadual, a equipe gestora nunca teria recebido orientação contrária à permanência da criança no ambiente escolar. O subsecretário de articulação regional do órgão, Rubens Mandetta, virá a

Araraquara averiguar os fatos e prestar apoio aos familiares da professora e ao aluno.

Em função do ocorrido, as aulas na unidade foram suspensas. Elas serão retomadas nesta quinta-feira (25).

Aposentadoria

O filho da professora, Adriano Massei, disse que ela se aposentaria no próximo dia 20 de novembro. Os planos eram muitos. "Ela sempre gostou de cozinhar. Por isso eu e minha irmã estávamos só esperando minha mãe se aposentar para construir algo para ela em São Paulo e levá-la para mais perto da gente."

Depressão

O filho da professora Izabel Cristina Sampaio, Adriano Sampaio Massei, de 30 anos, disse que a mãe sofria de hipertensão, mas que nunca teve outros problemas de saúde. No entanto, ele disse que, nos últimos tempos ela vinha sofrendo de depressão.

"Ela deu aula em diversas escolas, mas depois que entrou nessa última, há dois anos, ela começou a se sentir rejeitada e acuada. Isso vinha levando ela à depressão", lamentou.

Adriano contou que ele e as irmãs Izabel e Renata trabalham e estudam em São Paulo e ficaram sabendo da morte da mãe às 10h30.

"Minha tia ligou falando que ela estava mal e depois de três minutos voltou a ligar dizendo que havia morrido".

A professora Izabel Cristina Sampaio morava no município de Rincão, a cerca de 70 km de Ribeirão Preto. Ela vinha dar aulas todos os dias na escola de Araraquara. Seu velório reuniu grande número de amigos, colegas de trabalho e familiares.

G1 Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário