Radio Planeta Rei

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

O repentista que derrotou a oligarquia de Tabira

Sebastião Dias, Prefeito eleito de Tabira - PE
Único repentista eleito prefeito no País, Sebastião Dias Filho (PTB) derrotou uma oligarquia em Tabira (Sertão do Pajeú, a 405 km do Recife), governada por Dinca Brandino (PSB) com mão de ferro. 

O socialista, que concorria à reeleição, prometeu, caso se elegesse, comprar todas as violas do comércio da cidade para quebrar na frente da casa do poeta. Não deu certo: Sebastião se elegeu. 

A primeira iniciativa política do prefeito eleito de Tabira aconteceu na década de 80. De sua amizade com o jornalista sertanejo Machado Freire, surgiu um movimento em defesa de um transporte de qualidade para os universitários que se deslocavam para as faculdades de Arcoverde - distante 150 quilômetros -, com muita dificuldade, uns de carona e outros que às vezes perdiam aula. Machado Freire já contava com experiência no movimento popular por ter criado associações de moradores em um bom número de municípios - de Pesqueira até Salgueiro, e também havia organizado mais de 20 diretórios do PSB no sertão. 

O poeta e o jornalista criaram a Associação dos Estudantes Universitários de Tabira e, com a entidade organizada, se dirigiram ao então governador Miguel Arraes, com quem conseguiram a doação de um ônibus para transportar os universitários, inclusive o próprio Sebastião Dias, que optou por estudar depois de "velho" atendendo o pedido de sua esposa Ieda, que é professora. 

Não demorou muito e lá estava Sebastião Dias envolvido na política partidária. Organizou o diretório do PSB ao lado de Machado Freire e Ivan Maurício e montou uma chapa puro sangue, onde saiu candidato a vice ao lado da amiga Gracinha. Foi uma campanha das mais limpas e sérias já registradas no município de Tabira, mas não obteve êxito eleitoral. 

Campanha 2012

Conta o jornalista que Dias lhe fez um relato sobre as dificuldades da campanha recente, revelando que nunca tinha visto durante sua vida tantas cédulas de R$ 2. Segundo Dias, o dinheiro era arrecadado pelos carroceiros e populares da cidade, em seguida doado para as despesas de campanha. Dias afirma ter feito uma campanha pobre, enquanto seu adversário (o prefeito) não tinha nenhuma dificuldade porque contava com o apoio de empresários. 

Hoje, o prefeito eleito garante que o seu propósito é combater a pobreza.

Valmir Andrade
comBlogdoMagno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário