Radio Planeta Rei

terça-feira, 30 de outubro de 2012

POR FALTA DE UM GRITO, PERDE-SE A HISTÓRIA



A  construção da antiga Casa de Câmara e Cadeia (fotos), situada à Rua Severino Rego, S/N, nesta cidade de Teixeira, remonta ao período colonial. Tendo em vista o significativo valor histórico e cultural e a importância de sua preservação, para a compreensão da composição arquitetônica do referido imóvel, algumas pessoas com  influência junto aos alcaides municipais, deram os primeiros passos no sentido de tornar concreta a ideia de preservação. Entretanto, somente em 06 de Julho de 2004, através do Decreto Nº 25.156, atendendo a pedido do Prefeito Municipal à época, Professor ELENILDO QUEIROZ, o ex-governador Cássio Cunha Lima, homologou a Deliberação nº 027/2004, de 28 de Maio de 2004, do Conselho Deliberativo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba – CONPEC, declaratória de Tombamento ao Patrimônio Histórico do Estado, do referido monumento.

Deduzia-se que a partir daí, diversas e importantes ações seriam desenvolvidas pelas autoridades do município para possibilitar junto aos Governos  Estadual ou Federal, a alocação de recursos, objetivando a restauração daquele imóvel que abriga em sua fachada um complexo de detalhes arquitetônicos e artísticos marcantes da época de sua construção, como bem fica claro no Decreto.  

 Infelizmente, é sabido por todos nós que, no país e especialmente na região em que vivemos, tornou-se uma prática quase que constante entre os governantes, não dar continuidade às obras ou ações administrativas de seus antecessores.  É chegada a hora de nós cidadãos comuns nos indignarmos e inconformarmos com este estado de coisas, encabeçando movimentos para rever essa realidade; de contribuirmos com os nossos reclames, para que o zelo pelos  bens públicos venham a fazer parte da nossa rotina.

É inadmissível que em pleno século XXI, atitudes pequenas dessa natureza  ainda  persistam, relegando ao abandono e às ruínas, prédios de tão alto valor histórico e cultural.

Por ser dotada de vários atrativos turísticos, culturais e naturais, importante contribuição  econômica poderia ser oferecida pelo  Governo do Estado, Dr. Ricardo Vieira Coutinho, em favor da cidade de Teixeira, promovendo  a tão esperada restauração.

À luta  autoridades Teixeirenses ! 

 Por Joacil Gomes de Meneses

Nenhum comentário:

Postar um comentário