O evento aconteceu neste sábado e domingo (18 e 19) deste mês de Agosto, e concentrou-se nas comunidades de Coronel, Riacho Verde, Santo Agostinho e Catolé da Pista com as famílias das comunidades do entorno.
Pra se ter ideia uma das maiores dificuldades dos municípios paraibanos é a falta de água, assim como em todo semiárido, problema que atinge a maioria das comunidades mais carentes e as que tem menos incentivos para construção de obras de reservatórios de água. O que ocorre também é que em sua maioria os reservatórios de água nas comunidades rurais apresentam um grau de contaminação e poluição, assim destacamos os açudes, riachos, cacimbas, poços e outros reservatórios.
Vendo a dificuldade e a preocupação com a água de qualidade para estas famílias, um fórum de mais de mil entidades chamado de ASA – Articulação no Semiárido criou o Programa Um Milhão de Cisternas que tem o intuito de construir uma Cisterna em cada residência da cada família da zona rural, para que a mesma tenha acesso a água de qualidade.
Hoje com uma grande parceria da Sociedade Civil e o Governo Federal que vem desde 2003 a ASA leva as famílias esperança e diminui a dificuldades para se ter água de qualidade.
No entanto não vem só a Cisterna, com ela vem também um processo de Capacitação com o(a)/os(as) representante da família cadastrada essa capacitação é chamada também de Curso de GRH, é nesse evento que as famílias são ensinadas a cuidar da cisterna e da água da cisterna, e conhecem outras tecnologias adaptadas para o clima semiárido além das cisternas.
Esse processo aconteceu nas comunidades de Teixeira que serão beneficiadas com 184 cisternas nesta etapa de construção.
Acesso Desterro
Acesso Desterro
Nenhum comentário:
Postar um comentário