Radio Planeta Rei

sábado, 4 de agosto de 2012

Serra e Russomanno ficam em empate técnico, com 26% e 25%; Haddad tem 6%

Tucano cai 5 pontos e ex-deputado sobe 9 após início da campanha; petista está em pelotão com Soninha, Chalita e Paulinho


A primeira pesquisa Ibope/TV Globo/Estado desde o início oficial da campanha pela Prefeitura de São Paulo mostra José Serra (PSDB) e Celso Russomanno (PRB) em situação de empate técnico, com 26% e 25% das intenções de voto.

Fernando Haddad, do PT, aparece com 6%, um índice ainda distante do desempenho histórico dos candidatos do partido na cidade. O ex-ministro está embolado com outros três adversários: Soninha Francine (PPS), com 7%, Gabriel Chalita (PMDB) e Paulinho da Força (PDT), ambos com 5%.

A pesquisa consolida Russomanno como candidato a zebra da eleição. Desde o início de maio, data da pesquisa anterior do Ibope, ele cresceu nove pontos porcentuais – tinha 16%. Em algumas áreas da cidade, ele lidera a corrida eleitoral.

Já Serra, que tinha 31% no Ibope de maio, caiu cinco pontos porcentuais desde então. Ele aparece pela primeira vez abaixo do patamar de 30% – taxa que havia obtido na pesquisa Datafolha feita nos dias 19 e 20 de julho.

Outro ponto preocupante para o tucano é o índice de rejeição, o mais alto entre os candidatos: 34% dos entrevistados afirmam que não votariam em Serra de jeito nenhum. Em maio, essa taxa era praticamente a mesma (35%), mas o ex-governador estava empatado tecnicamente com o vereador Netinho de Paula (PC do B, rejeição de 38%) que desistiu de se candidatar.

As taxas de intenção de voto se referem à pesquisa estimulada, aquela na qual os eleitores declaram sua preferência depois de ler a relação de candidatos. Na consulta espontânea, Serra aparece com 11% – é o único com porcentual de dois dígitos. Também nessa modalidade, Russomanno está em situação de empate técnico, com 9%.

Geografia do voto. Candidato pelo minúsculo PRB, Russomanno, com seus programas de televisão de apelo popular, conseguiu chegar ao primeiro lugar isolado na disputa eleitoral em duas das sete regiões da cidade, segundo a divisão geográfica feita pelo Ibope.

Uma delas é a chamada Zona Leste 1 (veja mapa), onde estão bairros como Tatuapé e Mooca – este último, o local de nascimento de Serra. A outra é a Sul 2, que concentra os bairros mais periféricos da região e é um tradicional reduto do PT.


Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário