Radio Planeta Rei

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Cidadão Teixeirense: Morre aos 89 anos o jurista, escritor e ex-parlamentar Joacil de Britto Pereira


Morreu nesta quarta-feira (29), aos 89 anos, o jurista, ex-parlamentar, escritor e membro da Academia Paraibana de Letras (APL), Joacil de Britto Pereira. Ele estava internado no Hospital Unimed João Pessoa desde o último sábado (25) e faleceu por complicações cardíacas. O corpo está sendo velado na sede da APL, na Rua Duque de Caxias e será sepultado no final da tarde no Cemitério Senhor da Boa Sentença, no bairro do Varadouro.


Joacil de Britto Pereira nasceu no dia 13 de fevereiro de 1923, na cidade de Caicó (RN). Filho de Francisco Clementino Pereira e D. Isabel de Brito Pereira. Era casado com D. Neli Santiago Pereira. Desse enlace nasceram oito filhos: Isabel Cristina, Eitel Santiago , Joacil Filho, Augusto Sérgio, Amneris, Francisco José, Nely e Rodrigo (In Memoriam).
Entre as várias funções públicas exercidas, destacam-se: Secretário do Conselho Penitenciário, Relator de Anais e Debates da Assembleia Legislativa, Secretário de Governo e Chefe da Casa Civil no Governo Flávio Ribeiro, Secretário do Interior e Justiça, no Governo Ivan Bichara e Secretário de Segurança interinamente.


Como participante da vida política paraibana, elegeu-se deputado estadual em duas legislaturas, pela UDN; (1959/1967), elegeu-se deputado federal, pela ARENA (1979/1983), sendo reeleito para o mandato entre os anos de 1983 e 1986. Teve grande passagem na Câmara dos Deputados, onde integrou importantes Comissões (Constituição, Legislação e Justiça, de que foi vice-presidente; de Redação Final de Leis, e de Relações Exteriores). Integrou o colégio de vice-líderes do Governo João Batista Figueiredo, com apreciada atuação no plenário.

Além de membro da Academia Paraibana de Letras, foi presidente da Casa das Letras paraibana, por dez anos. Pertence ao Instituto Paraibano de Genealogia e Heráldica, à Associação Paraibana de Imprensa, à Academia Campinense de Letras, à Academia Brasileira de Ciências Morais e Políticas, da Academia Brasileira de Letras Jurídicas, da Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro – Núcleo da Paraíba e da União Brasileira de Escritores – UBE/PB, sendo presidente fundador das duais últimas.

Era detentor do título de cidadão das cidades de Alagoinha, Bayeux, Guarabira, João Pessoa e Teixeira. A Assembleia Legislativa do Estado, lhe outorgou o título de Cidadão Paraibano.

Joacil de Britto era jornalista, historiador, biógrafo, memorialista e ensaísta. Tem mais de vinte livros publicados. Entre as numerosas obras de sua autoria, destacam-se: O Homem Público Afonso Campos; Idealismo e Realismo na obra de Maquiavel (prêmio nacional do V Centenário de Maquiavel); Uma Vocação Política, De Mestre-Escola a Presidente; Um Título de Cidadão; O Voto Distrital; A Pena de Morte; Argemiro de Figueiredo – a oratória do seu tempo; José Américo de Almeida – a Saga de Uma Vida; publicada em co-edição INL/Gráfica do Senado Federal, lançada em 1987, A Vida e o Tempo (memórias, em 3 volumes).

Da Redação com informações da ALANE
WSCOM Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário