Radio Planeta Rei

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Reitora: "Foi rasgada a lei de autonomia da UEPB"

Reitora Marlene Alves
A reitora da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Marlene Alves, concedeu entrevista à Rádio Campina FM, nesta terça-feira (31), e acusou o Governo do Estado de descumprir a Lei de Autonomia da Universidade, ao reduzir o valor do duodécimo da instituição.


Marlene explicou que em 2011, primeiro ano de gestão do governador Ricardo Coutinho, ficou acordado que o repasse da UEPB seria reduzido por um tempo, até que as contas do Estado estivessem equilibradas, para que depois o valor fosse corrigido e reajustado. 

O problema, segundo a reitora, é que o valor do duodécimo ao invés de aumentado, como prevê a lei, foi reduzido de R$ 27 milhões para R$ 18 milhões. 

A reitora também questionou a nova forma que o governo usará para calcular o valor dos repasses para a universidade. Ao invés de um aumento mensal, o valor do duodécimo será calculado com base no orçamento anual do Estado. 

- O secretário Luzemar Martins, apresentou a proposta de redução do índice, o que é proibido por lei. Nós voltamos a 2004, tempo anterior a autonomia, onde o governo repassa o que quer, quando quer e como quer – criticou a reitora. 

Por fim, a reitora disse que a universidade também não aceitará a decisão do governo de não mais repassar para a conta da universidade o duodécimo, que será movimentado diretamente na conta do poder Executivo. 

- Foi rasgada a lei de autonomia da UEPB, mas a Universidade não aceitará sem lutar. A UEPB não tem em seu DNA a natureza de ser serva. Nós iremos lutar pela maior conquista da universidade, que é a nossa autonomia – arrematou a reitora. 

Paraibaonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário