Radio Planeta Rei

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Fran Lima pinta o primeiro quadro de Zé Limeira – o Poeta do Absurdo


A artista plástica foi convidada recentemente para participar de um documentário intitulado “O homem que viu Zé Limeira”, que a TV senado fez sobre a vida e a obra do jornalista paraibano Orlando Tejo. 

Autor de vários poemas, textos e, crônicas, Orlando Tejo evidenciou os elementos da cultura nordestina como a figura do cancioneiro e a poesia de cordel. Nesse documentário o cantador criado por Tejo no livro Zé Limeira – Poeta do Absurdo está sempre presente, misturando-se à história do próprio autor.

Pela relação dele com a literatura, com a cultura popular, com os cancioneiros e repentistas nordestinos, a equipe da TV Senado entrevistou escritores, violeiros, pessoas que conviveram com Orlando para relembrar suas peripécias e seus casos imperdíveis.

E como há esse mistério em torno da figura de Zé Limeira, tiveram a ideia de pedir a Fran Lima para construir a imagem de Zé Limeira a partir da descrição que as pessoas que conviveram com ele.

E assim Fran Lima pintou o poeta e entregou a pintura à produção da TV Senado.

zé limeira

Zé Limeira (Teixeira, 1886 — 1954) foi o cordelista/repentista mais mitológico do Brasil. Era conhecido como Poeta do Absurdo. Nasceu no sitio Tauá, em Teixeira, cidade da Paraíba que foi o principal reduto de repentistas no século XIX.

Os temas que abordava em suas poesias e repentes eram variados e chegavam, muitas vezes, ao delírio. Pornografia era um tema recorrente, mas Zé Limeira ficou conhecido como "Poeta do Absurdo" por suas distorções históricas, poesias recheadas de surrealismo e nonsense, e pelos neologismos esdrúxulos que criava.

Vestia-se de forma berrante, com enormes óculos escuros e anéis em todos os dedos, e saía pelos caminhos de sua vida, cantando e versando.

Wandecy Medeiros/Patosonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário