Radio Planeta Rei

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Paraíba no Fantástico: Rombo de R$ 200 milhões provocado por prefeitos corruptos e empreiteiros desonestos



Reportagem do fantástico mostrou que o esquema de corrupção é maior do que o já divulgado, mas evitou atingir diretamente os gestores envolvidos. O repórter secreto do programa Fantástico da Rede Globo percorreu várias cidades do Sertão do Estado da Paraíba, todas envolvidas em esquema de desvio de dinheiro investigado pelo Ministério Público Federal, Controladoria Geral da União, Polícia Federal e Ministério Público Estadual. O rombo pode chegar a R$ 200 milhões e até 80 cidades pode ter sido vítima do esquema.


O DELATOR



Um empresário envolvido no esquema, Francisco Justino, assinou um acordo de deleção premiada e revelou como funcionava o esquema. Segundo Justino, ele apenas emprestava o nome da sua empresa para vencer as licitações, mas a obra quem tocava era as prefeituras com maquinas e matérias comprados com recursos públicos. As obras também eram superfaturadas e muitas delas não eram concluídas e entregues a população.



BLOG DO ADJAMILTON PEREIRA:



Reportagem do fantástico mostrou que o esquema de corrupção é maior do que o já divulgado, mas evitou atingir diretamente os gestores envolvidos


14fev. 2016 A cidade de Cajazeiras e diversos outros municípios do estado praticamente pararam, na noite deste domingo (14), para assistirem o programa fantástico, mas especificamente o quadro “cadê o dinheiro que tava aqui”, que apresentou uma ampla reportagem sobre a operação andaime, esquema que figurou entre os cem maiores casos de corrupção do país no ano de 2015 e que, segundo a reportagem, envolveu o desvio de mais de 200 milhões de reais em cerca de 80 municípios da Paraíba, a partir da cidade de Cajazeiras.



Com chamadas no intervalo do programa, intitulando o esquema como o pulo do rato, ao invés do conhecido pulo do gato, o fantástico da rede globo reservou 10 minutos do festejado programa, em rede nacional, para se aprofundar no esquema desbaratado no final de junho do ano passado, que consistia em fraudar licitações, com utilização de empresas que forneciam apenas as notas fiscais e, em troca, recebiam um percentual do valor das notas frias oferecidas, para que os próprios gestores, ou empresários da confiança dos prefeitos, executassem a obra em nome de outras empresas, se apropriando de uma grande parte dos recursos, na medida em que não assinavam a carteira dos trabalhadores, sonegavam impostos, usavam material de terceira categoria, já que não eram fiscalizados, além dos casos em que as prefeituras compravam o material de construção que seria utilizado na obra, com outros recursos, como se fosse para destinação diversa.


Os prefeitos, como não poderia ser diferente, negaram as acusações, mas o procurador Federal Thiago Misael voltou a assegurar a robustez das provas coletadas até agora.

Com relação a Cajazeiras a reportagem não se referiu ao empresário Mário Messias, que continua preso, mesmo tendo tido acesso a imagens e conversas telefônicas do empresário tratando dos “acertos” e, como ninguém quis falar em nome da gestão municipal, foi divulgado parte de uma nota em que é informado que o governo estaria apurando as denúncias e teria afastado os membros da comissão de licitação.


A reportagem também não tratou de outra fonte de desvio, a contratação de horas/máquinas, quando empresas que existiam só no papel, ganhavam licitações, mas os serviços eram executados com máquinas do próprio município.


PORTAL DIÁRIO DO SERTÃO:



Fantástico da Rede Globo exibe reportagem ‘Cadê o Dinheiro Que Estava Aqui’ e revela que construtor de CZ ganhou 177 licitações. Vídeo!

O Fantástico citou nomes de seis prefeituras, sendo uma da região de Sousa, Cajazeiras e mais quatro da região de Cajazeiras.


A tão esperada reportagem do Fantástico da Rede Globo foi ao ar neste domingo (14). No quadro ‘Cadê o Dinheiro que estava aqui?’, o repórter secreto Eduardo Faustini visitou várias cidades do Sertão da Paraíba que estão sendo investigadas na Operação Andaime deflagrada pelo Ministério Público Federal da cidade de Sousa.



Apenas uma cidade da região de Sousa foi citada na reportagem, o município de Marizópolis. O prefeito José Vieira (sem partido), chamado na cidade de Coronel Zé Vieira prestou entrevista ao Fantástico e disse estar tudo normalizado. Ele estava despachando na sua residência e declarou que a situação complicada na operação é do construtor Francisco Justino, delator da Andaime.



A Globo citou a prefeituras de Cajazeiras, Cachoeira dos Índios, Monte Horebe, Bernardino Batista e Joca Claudino. Desses municípios somente a prefeita de Joca Claudino prestou entrevista a reportagem, enquanto as outras encaminharam nota de esclarecimentos.



De acordo com a reportagem, mais de 200 milhões reais foram desviados em licitações realizadas em 83 cidades e somente o construtor Francisco Justino ganhou 177 licitações públicas. O construtor também prestou entrevista a Globo e contou como agia.



Blog do Tião Lucena

Nenhum comentário:

Postar um comentário