Radio Planeta Rei

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Morre em João Pessoa ex-deputado patoense Múcio Sátyro



Morreu na tarde desta segunda-feira, dia 29, o ex-deputado estadual patoense, Múcio Sátyro, 74 anos. O político estava internado no Hospital da Unimed, após se sentir mal havia alguns dias. Seu quadro clínico piorou e ele não resistiu indo a óbito na tarde desta segunda por volta das 15h00.

O ex-deputado tinha passado mal e teve que ser internado no Hospital da Unimed de João Pessoa no último feriado de carnaval.

O ex-deputado lutava contra o mal de Parkison há alguns anos, e teve o quadro agravado após sofrer uma isquemia (falta de suprimento sanguíneo para um tecido orgânico devido a obstrução causada por um trombo) no mês de novembro de 2014. Ele também foi hospitalizado em janeiro do ano passado (2015), onde permaneceu internado.

De acordo com Múcio Sátiro Filho, o sepultamento do ex-deputado deve acontecer nesta quarta-feira, dia 02 de março na cidade de Patos, no cemitério São Miguel (Bairro Belo Horizonte). O corpo será velado na Assembleia Legislativa, em João Pessoa.

O político chegou a ser um dos mais importantes aqui no Sertão nas décadas de 70 e 80, exercendo vários mandatos de deputado estadual, sendo sempre um dos mais votados da região.

Ao lado do tio, Ernane Sátyro, fundou a Rádio Panati de Patos, por muitos anos uma das mais ouvida do Sertão. Recentemente a família vendeu a emisorra para o grupo do emprário João Gregório.

Múcio deixou viúva, Maria Elizabeth Vieira Sátyro, e os filhos, Múcio Filho (Mucinho), Maria Olívia e Juliana.

Patosonline.com

Desterro terá serviço de Eletrocardiograma


A implantação deste serviço vem se juntar aos vários que são ofertados no município, desde o ano de 2013, a exemplo da realização de Ultrassonografias que já ultrapassou a marca das 1 mil atendimentos, de atendimento fonoaudiológico, de fisioterapia que atende ao cidadão desterrense inclusive com o atendimento domiciliar. 

O serviço que é realizado no próprio município vem trazer mais comodidade aos cidadãos desterrenses. 

Mesmo em tempos de crise econômica, a Secretaria de Saúde, já fez a aquisição de 03 (três) veículos com recursos próprios, de uma ambulância, reforma do posto médico do povoado de Tataíra, investimentos em todos os postos de saúde e inicio da obra de Construção do Posto de Saúde no Conjunto Cruzeiro.

Dário Cardoso - Desterro1
Informações do Secom

domingo, 28 de fevereiro de 2016

Datafolha: Lula é o melhor presidente para 37% dos brasileiros


Uma pesquisa Datafolha que será divulgada na edição da Folha de S. Paulo deste domingo, já disponível na internet, revela um dado surpreendente. O massacre midiático contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda não foi capaz de eliminar o reconhecimento do eleitor pelos avanços conquistados em seus dois governos.

Para 37% dos brasileiros, Lula é o melhor presidente da história do Brasil, seguido por Fernando Henrique Cardoso, com 15%. Em relação à pesquisa anterior, realizada em novembro do ano passado, houve oscilações dentro da margem de erro: Lula caiu de 39% para 37% e FHC recuou de 16% para 17%.

A pesquisa, no entanto, não traz apenas boas notícias para Lula. Segundo o Datafolha, para a maioria dos brasileiros, houve um “toma lá, da cá” na relação entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e empresas envolvidas na Operação Lava Jato. A avaliação é que Lula recebeu favores das construtoras, seja nas obras do sítio de amigos em Atibaia (SP), seja na reforma do apartamento do Guarujá (SP), que não lhe pertence.

De acordo com o Datafolha, 62% avaliam que Lula foi beneficiado pelas obras no Guarujá, a cargo OAS. Entre eles, 58% acham que a construtora recebeu vantagens do PT. No caso do sítio em Atibaia, 58% acreditam que o presidente tenha sido beneficiado pelas obras na propriedade, sendo que, para 55%, os responsáveis pelas reformas também receberam vantagens de governos do PT.
A pesquisa foi realizada entre os dias 24 e 25 de fevereiro. Foram feitas 2.768 entrevistas em 171 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Teixeira - PB: Câmara Municipal aprova reajuste para o magistério

A Câmara Municipal de Teixeira aprovou na manhã de hoje um reajuste de 11,36% para o magistério. O reajuste é retroativo a  janeiro do corrente ano. 

Acabamos de receber a informação de que a equipe de finanças da prefeitura está, neste momento, realizando a implantação do referido reajuste na folha de fevereiro cujo pagamento deverá acontecer na  próxima segunda-feira (29).

Teixeira – PB: Vereadores votam daqui a pouco reajuste do magistério

A Câmara Municipal de Teixeira se reunirá às 8h da manhã desta sexta-feira (26) em sessão extraordinária, convocada pelo presidente Ederivaldo Macário,  para votar o Projeto de Lei  que  trata do reajuste de 11,36 % para os magistério.  

O reajuste é retroativo a janeiro e deverá ser aprovado por unanimidade.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

LUTO: Morre aos 90 anos Sebastião Nunes Faustino


Morreu, no final da tarde de ontem, aos 90 anos, Sebastião Nunes Faustino. O corpo está sendo velado em sua residência na Rua Getúlio Vargas  e o sepultamento será hoje às 10h da manhã no cemitério local.

Sebastião era uma pessoa bastante conhecida no município de Teixeira e região porque foi sacristão da Paróquia de Santa Maria Madalena durante  35 anos e funcionário do Grupo Escolar Dr. Manoel Dantas por 30 anos. 

No período em que trabalhou no Grupo Escolar Dr. Manoel Dantas ficou famoso pela disciplina: rezava todos os dias o terço com os alunos e os colocava em fila indiana para entrar nas salas-de-aula. 

Na igreja trabalhou com os padres Geraldo, Boleslau e Expedito. Rezava diariamente, às 18 horas, o terço com as crianças, sendo ouvido em toda a cidade através dos  alto-falantes da matriz.

Devido as várias funções que exerceu em sua vida, ficou conhecido por diversos nomes: Sebastião da Igreja, Sebastião da Santa, Sebastião do terço, Sebastião do Grupo, Sebastião do Padre etc. 

Pessoa do bem, com vários serviços prestados a comunidade teixeirense e municípios vizinhos. Que a alma dele  descanse em paz! 

Enviamos  nossas condolências à família enlutada!

Fonte: Jornal  A Semana

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Governador Ricardo Coutinho anuncia pagamento do funcionalismo para os dias 26 e 29

O pagamento do salário dos servidores públicos estaduais, referente ao mês de fevereiro, será realizado nesta sexta (26) e na segunda-feira (29). O anúncio foi feito pelo próprio governador Ricardo Coutinho, na tarde desta terça-feira (23), pelo microblog Twitter

No primeiro dia, recebem os aposentados e pensionistas, enquanto o segundo dia será reservado para os servidores da ativa, tanto aos que pertencem à administração direta quanto aos lotados na indireta

Ao fazer o anúncio do pagamento o governador Ricardo Coutinho ressaltou que, “apesar de toda a crise e da incompreensão de alguns”, o pagamento dos salários de fevereiro será efetivado dentro do mês trabalhado.

Cacimbas-PB: Governador inaugura nesta quarta (24) estrada que liga Cacimbas a Desterro


O Governador da Paraíba, Ricardo Coutinho estará inaugurando nesta quarta-feira (24) 14,5 kms de pavimentação asfáltica com tratamento superficial duplo.

A PB-246 foi construída no trecho que liga as cidades de Cacimbas e Desterro.
Antes da construção asfáltica, a estrada tinha um percurso de 14kms e agora com a redução de setores de curvas o trajeto é de 10kms.

A assessoria do governador confirmou a vinda do chefe do estado com sua comitiva na manhã desta terça 23/02.

A notícia agradou a todos que receberam a informação com muito entusiasmo. Os debates vão destacar os vários investimentos já realizados em nosso município nas áreas de educação, saúde, habitação, agricultura, transportes, infraestrutura, abastecimento e tantas outras a serem concretizados.

“Essa é uma obra que irá encurtar distâncias e irá agregar valor à produção local e, com certeza, ganhar tempo. Outro beneficio é ganho na manutenção de veículos e em todas as áreas, tanto no aspecto econômico, social e de desenvolvimento”, afirmou o jornalista Olavo Silva.

A estrada era uma cobrança da população da região, que sofria muito quando necessitava fazer deslocamento para as outras cidades. “Essa cidade estava isolada, essa era a pior estrada da região e agora, com essa inauguração, haverá uma maior integração, não só com as cidades da região, mas também com o estado vizinho Pernambuco, tornando-se assim um corredor rodoviário importante”, frisou um proprietário de Van que faz todos os dias a linha Cacimbas /Patos.

A obra foi executada e fiscalizada pelo Departamento de Estrada de Rodagem (DER). Foi investido, na obra, o valor de R$ 8.300,000,00 (oito milhões e trezentos mil reais).
Texto: Thadeu Filmagens
Fotos: Olavo Silva

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Prefeito Nego de Guri envia projeto de lei à Câmara com reajuste para o magistério


O prefeito do município de Teixeira, Edmilson Alves dos Reis (Nego de Guri) estará encaminhando no dia de hoje à Casa Legislativa Inês Cordeiro de Araújo o projeto de lei que trata do novo piso salarial para o magistério.

Segundo informações que o obtivemos agora há pouco o referido projeto assegura o pagamento, na folha de  fevereiro, retroativo a janeiro, do novo piso para os integrantes do magistério com reajuste de 11,36%. 

De acordo com a mesma fonte, o pagamento com o reajuste só não sairá na folha de fevereiro se a Câmara não aprovar o projeto que deverá entrar em  pauta na sessão desta quarta-feira, 24 de fevereiro.

Filho de ex-prefeito morto em acidente automobilístico em 2001, figura como possível nome da sucessão de Delson Lustosa em Santa Terezinha


O nome do autônomo André de Afonsinho surge como pré-candidato à sucessão do prefeito de Santa Terezinha, Delson Lustosa (PSB). O jovem é filho do saudoso ex-prefeito Afonso Ferreira Neto, conhecido popularmente por Afonsinho, que faleceu no dia 27 de março de 2001. Afonsinho tinha apenas três meses a frente da gestão.

O fato curioso é que o saudoso gestor ganhou a eleição de Danda Martins por 514 votos, sem nenhuma representação na Câmara Municipal, tendo apenas o apoio do deputado época e saudoso, Eduardo Campos. Na esperança de dar continuidade a essa história interrompida, um grupo remonta o sonho com o objetivo de recontá-la.

“Temos o sonho de ver essa história linda se repetir com a cara e a vontade do povo, a gente ter um sucessor que venha trazer de volta a felicidade e fazer valer seus direitos e a gente poder se sentir dignos de ser 100% Terezinhense. Um passado limpo e um jovem promissor que n’alma sonhos e planos para nosso município”, disse emocionado, seu tio Valmir Andrade.

Blog do Itamar

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Valdecir Amorim e Kay France Rodrigues participam de encontro estadual do PSB

Kay Francy e Valdecir Amorim 

No último sábado  o PSB da Paraíba reuniu sua militância para discutir estratégias, organização, regras e calendário eleitoral. Mais de 160 pré-candidatos a prefeito e pré-candidatos a vereador nas eleições de 2016 participaram do encontro no Hotel Tambaú, na capital João Pessoa. 

O evento contou também com a presença do Governador do Estado Ricardo Coutinho, presidente de honra do partido que encorajou e conclamou à militância para que ganhe as ruas a fim de garantir a construção e ampliação  de  governos populares e progressistas.

Teixeira foi representada pelo ex-deputado Valdecir Amorim e pela pré-candidata a vereadora Kay France. O pré-candidato a prefeito pelo PSB do nosso município Zé Mário  não pôde comparecer por motivo de doença.

domingo, 21 de fevereiro de 2016

Secretário de Cultura da Paraíba diz que Cadeia Velha de Teixeira deverá ser restaurada este ano


Durante a realização do III Sarau Cutural de Teixeira realizado na noite de ontem, fui apresentado pela ex-vereadora Kay France Rodrigues  ao Secretário de Cultura do Estado da Paraíba Lau Siqueira com quem conversei rapidamente. 

Na oportunidade, ele falou que a luta de Kay France para restaurar o prédio da Cadeia Velha obteve êxito, pois foram garantidos os recursos através de uma emenda federal que já está no SICONV (Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse).

Segundo o Secretário, os recursos deverão chegar em breve e a obra, que guarda uma parte importante da história de Teixeira, no Sertão da Paraíba, é uma das prioridades da SECULT – PB neste ano de 2016. 

Teixeira - PB: Coletivo Agostinho Nunes da Costa realiza III Sarau Cultural com sucesso


Com a presença de um excelente público, foi um  verdadeiro sucesso o III Sarau Cultural realizado na noite de ontem (sábado) na Praça Cassiano Rodrigues.

Aconteceu de tudo: declamação de poesias, emboladores, cantadores repentistas, Banda de forró.

Compareceram ao evento o Secretário de Cultura do Estado da Paraíba Lau Siqueira, o prefeito municipal, secretários, vereadores, politicos da situação e oposição e diversas autoridades locais. 

O III Sarau Cultural foi o melhor de todos e antevemos que este evento no futuro precisará de um espaço bem maior para a sua realização.

Estão de parabéns todos que fazem o Coletivo Agostinho Nunes da Costa que de forma voluntária vem resgatando a cultura de nossa terra, Teixeira. 

sábado, 20 de fevereiro de 2016

Teixeira -PB: Polícia Militar recupera outro veículo roubado na área da 4ª Companhia


Por volta das 17:30, do dia 19/02/2016, a guarnição comandada pelo SARGENTO ISIDRO, é solicitada anonimamente, sobre um carro HONDA CIVIC MOW 9513 - PB, abandonado no sítio Serra Verde, próximo a Teixeira, o que deixou os moradores daquela localidade apreensivos.

De imediato, a guarnição foi ao lugar indicado e localizou o referido veículo. Foi verificado, junto ao sistema INFOSEG, que o carro tem restrição de ROUBO/FURTO, na cidade de Campina Grande - PB.
Segundo populares, 4 elementos foram vistos deixando o carro no local, onde disseram aos moradores que o veículo estava com problemas mecânicos. Isto ocorreu, na madrugada de terça para quarta-feira, desta semana, por volta das 4 horas da manhã.

Com o auxílio da guarnição do SARGENTO JACQUES, o automóvel foi rebocado ao pátio da 4Companhia para os procedimentos de praxe. E, as investigações continuam no intuito de proporcionar maior segurança aos moradores do sítio e localizar os possíveis acusados.

4ª COMPANHIA DE POLÍCIA MILITAR

Não quero morrer e isso ficar na tumba, diz jornalista sobre FHC


Um fantasma do passado do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso voltou a assombrá-lo com a volta da jornalista Miriam Dutra – com quem o tucano teve relacionamento extraconjugal nos anos 1980 e 1990 – ao noticiário.

Despachada para a Europa depois que engravidou, Mirian agora reaparece e, em entrevista à Folha de S.Paulo, revela que a empresa Brasif S.A.Exportação e Importação ajudou FHC a enviar recursos ao exterior para custear gastos dela e do filho, Tomás Dutra, com quem o ex-presidente mantém relacionamento paternal.

Segundo Miriam, as transferências foram feitas por meio de contrato fictício de trabalho celebrado em dezembro de 2002 e com validade de quatro anos. A contratante que aparece nos registros da contratação é a empresa Eurotrade Ltd., cuja sede a Brasif mantém nas Ilhas Cayman.

De acordo com o contrato, a jornalista Mirian, ex-funcionária da Rede Globo de Televisão, ficaria responsável por executar “serviços de acompanhamento e análise do mercado de vendas a varejo a viajantes”, além de fazer prospecções “tanto em lojas convencionais como em duty free shops e tax free shops” em países europeus. Tais informações deveriam ser repassados à Brasif, que naquela época explorava free shops – lojas com isenção de impostos – em aeroportos brasileiros.

Segundo o jornal paulista, FHC admitiu ter bancado Mirian e Tomás em países da Europa e possuir contas bancárias no exterior, mas disse que não usou a estrutura da Brasif para sustentar os dois.

Serviço não prestado

Apesar das designações de função postas em contrato, Mirian afirma que “jamais pisou” em uma loja, duty free ou não, para trabalhar. Ela declarou ainda que a remuneração mensal acertada no contrato, de US$ 3 mil, serviu para complementar a renda familiar.

“Eu trabalhava na TV Globo e tive um corte de 40% no salário em 2002. Me pagavam US$ 4 mil. Eu estava superendividada, vivia de cartão de crédito e fazendo empréstimo no banco. Me arrumaram esse contrato para pagar o restante”, declarou a jornalista, segundo a Folha, acrescentando que o acerto foi mediado pelo também jornalista e lobista Fernando Lemos, que foi casado com Margrit Dutra Schmidt, irmão de Mirian.

“Ele [Fernando Lemos] disse que tinha de arrumar um jeito de melhorar a minha vida financeira, já que eu tinha uma hipoteca [de apartamento comprado em Barcelona, Espanha] e a Globo tinha cortado meu salário”, acrescenta a jornalista, que recentemente revelou pressões de FHC para que ela dissesse à revista Veja que Tomás era filho de um biólogo.

Mirian afirmou também que o dinheiro enviado ao exterior era de FHC, e não da Brasif. “Ele me contou que depositou US$ 100 mil na conta da Brasif no exterior, para a empresa fazer o contrato e ir me pagando por mês, como um contrato normal. O dinheiro não saiu dos cofres da Brasif e sim do bolso do FHC”, revela Mirian.

O esquema de repasses ao exterior foi confirmado pelo empresário Jonas Barcellos, dono da Brasif, que nega conhecer detalhes do acordo, no entanto. “Tem alguma coisa mesmo, sim. Eu só não sei se era contrato. Vou fazer um levantamento na empresa para esclarecer tudo”, avisou Jonas, que disse estar em Aspen (EUA) e voltará ao Brasil na próxima semana.

ABORTO

À Folha, Mirian disse que FHC sugeriu que ela abortasse Tomás e revelou que realizou dois abortos que foram custeados pelo ex-presidente. Confira trechos da fala da jornalista:

“Eu estava grávida de quase três meses. Eu não estava aguentando mais essa história toda de ser amante, de ser a outra. Aí eu fiquei quieta, esperei ele voltar [de viagem] e, quando voltou, foi jantar na minha casa. Quando disse que estava grávida, ele disse “você pode ter este filho de quem você quiser, menos meu”. Eu falei: “não acredito que estou escutando isso de uma pessoa que está há seis anos comigo”.

(…)
Ele me pediu para abortar. “Eu te pago o aborto agora”, disse. Aliás, vou te contar uma coisa mais séria ainda. Durante os seis anos com ele, fiquei grávida outras duas vezes, e eu abortei.

(…)
Ele pagou. Pagou por dois abortos. Eu não queria ter outro filho, eu tinha minha filha estava muito feliz. Nunca pude tomar pílula, colocar DIU [método intrauterino], porque tenho um problema de rejeição absoluta a hormônio que venha de fora. Ele sabia disso.

(…)
Aí que, pela primeira vez, em seis anos, ele deixa de falar comigo. Porque sentiu que a decisão era firme. Aí eu disse que não tinha que contar para ninguém quem era o pai, que era livre e desimpedida.

Questionada sobre as razões de só agora reaparecer a fazer as revelações, Mirian diz: “Eu não quero morrer amanhã e tudo isso ficar na tumba. Eu quero falar e fechar a página. E quero tentar ser feliz, porque eu não consegui até hoje”.
DNA

Nas décadas de 1980 e 1990, quando FHC despontou nacionalmente na política, ele e Mirian tiveram um caso extraconjugal – o ex-presidente sempre foi casado do Dona Ruth Cardoso (1930-2008). Na época, Mirian engravidou e, desde então, rumores sobre a possibilidade de o ex-presidente ser o pai da criança se multiplicaram. Há mais ou menos 30 anos, um filho fora do casamento poderia significar uma ameaça aos planos de ascensão do tucano à Presidência da República, e então ele pediu que a TV Globo a transferisse para Portugal.


Congresso em Foco e Folha

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Teixeira - PB: Mais um Bento na política: Biu confirma pré-candidatura a vereador



Josinaldo da Silva Alves,  Biu Bento, juntamente com um amigo comum solicitou ao nosso blog  que divulgasse o seu propósito de ser candidato a uma vaga na Casa Inês Cordeiro de Araújo.

Biu , que é  irmão do ex-vereador Geraldo Bento,  (também pré-candidato a vereador pelo PTB) disse que tomou essa decisão motivado por amigos,  porque já faz quatro eleições que apoia outro nome e por  achar que chegou a sua vez, que é um direito seu.


Biu, filiado ao PR e pertencente ao bloco do atual vereador Assis catanduba , afirmou contar com o apoio da maioria  dos Bentos  a sua candidatura   e que trabalhará com todo empenho para que o Prefeito Nego de Guri seja reeleito.




Fotos enviadas pelo pré-candidato

Chega de Cunha! Ninguém aguenta mais esta zica


Em tempo (atualizado às 17h35):

por 37 votos a 30, Leonardo Picciani, apoiado pelo governo, derrotou Hugo Motta, o candidato de Eduardo Cunha, na disputa pela liderança do PMDB na Câmara.  

***

"Zica - expressão popular: designação comum que denota azar, falta de sorte, infortúnio" (Dicionário Online de Português). 

Que mal fizemos nós brasileiros para cair nas mãos deste até outro dia obscuro político carioca chamado Eduardo Cunha, que entrou na política pelas mãos de Fernando Collor, e hoje dá e tira as cartas em Brasília, apenas 30 anos após a redemocratização do País?

Que espera a Justiça brasileira para finalmente tirar de cena e processar o presidente da Câmara que está rindo da nossa cara e infernizando a vida de todos para se salvar?

Como vimos durante todo o ano passado, só deu ele na terça-feira, quando o Congresso Nacional finalmente retomou os trabalhos, após quase dois meses de férias. A tropa de choque de Cunha entrou em campo com força total para melar o processo por falta de decoro no Conselho de Ética, ao mesmo tempo em que o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pedia ao Supremo Tribunal Federal que aceite a denúncia movida em agosto pela PGR para a abertura de ação penal contra o parlamentar, na qual é acusado de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Segundo Janot, o presidente da Câmara "sempre se mostrou agressivo e dado a retaliações a todos aqueles que se colocam em seu caminho a contrariar seus interesses (...) para a garantia e efetividade de suas atividades ilícitas". Entre outras, o procurador-geral o acusa de ter transformado sua atividade parlamentar num "balcão de negócios".

Para salvar a própria pele, Cunha joga novamente todas as suas fichas no impeachment da presidente Dilma Rousseff nesta guerra política sem fim, que está paralisando as atividades econômicas num cenário muito mais grave do que o do final de 2015.

O objetivo imediato dele agora é implodir a combalida base aliada do governo para evitar as votações do ajuste fiscal com a eleição do seu candidato Hugo Motta para líder da bancada do PMDB na Câmara, que disputa o cargo com o governista Leonardo Picciani. A votação secreta está marcada para esta quarta-feira e o resultado até o momento é absolutamente imprevisível.

Se Eduardo Cunha derrotar o governo de novo _ até agora ele está invicto _ o País pode ficar mais ingovernável do que já está. Ninguém aguenta mais esta zica (não confundir com a epidemia do mosquito).

Blog Balaio do Kotsch

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

José Leudo assume direção do Hospital Regional de Patos


O Hospital Regional de Patos amanheceu nesta quarta-feira, dia 17, com nova direção. Hígia Trigueiro foi exonerada do cargo e José Leudo assumiu a direção geral após nomeação através do Diário Oficial do Estado da Paraíba.

A ex-diretora do Hospital Regional passa a dirigir a 6ª Gerência Regional de Saúde (6ª GRS), posto que estava sendo assumido por José Leudo. A mudança pegou a todos de surpresa, pois tanto Hígia Trigueiro como José Leudo Farias estavam exercendo os seus cargos com bastante aceitação em se tratando da complexidade das pastas.

Em contato com Hígia Trigueiro, a reportagem ouviu da ex-diretora do Hospital Regional que até mesmo ela foi pega de surpresa com a nomeação, no entanto, exercerá a gerência da 6ª GRS com todo esmero, tal qual fez no Hospital.

Patosonline

Leudo Alves fala de seu trabalho como Gerente Regional de Saúde e declara apoio a pré-canditatura de Zé Mário


O gerente regional de Saúde de Patos, José Leudo de Farias Alves, afirmou em entrevista concedida ao Programa Teixeira em Foco nesta terça-feira, 16 de fevereiro, que a sua atuação  à frente da gerência é feita sem discriminação ou favorecimento politico. 

Segundo Leudo,  a orientação do Governador Ricardo Coutinho é para que todos sejam atendidos de forma digna, pois o servidor público é pago com o dinheiro da população. Na ocasião,  o gerente 
externou sua satisfação pelo reconhecimento da sociedade patoense ao seu trabalho, refletido nas diversas manifestações de apoio que tem recebido e no título de cidadania que lhe foi concedido recentemente.

Indagado sobre a possibilidade de compor a chapa do pré-candidato a prefeito Zé Mário, José Leudo declarou que se convocado fosse pelas forças que apoiam o empresário não se negaria a aceitar o desafio, mas que independente disso já defende a pré-candidatura do Galo por entender que o mesmo é o melhor nome dos três pré-candidatos que estão na disputa. 

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Vereador Jarbas diz que seu nome está à disposição do grupo para vice de Wenceslau Marques e que Ariston será candidato a vereador


O vereador Francisco Jarbas Pereira de Oliveira disse no final da tarde desta terça-feira (16) que o DEM, partido ao qual pertence. indicou o seu nome para compor a chapa do pré-candidato a prefeito Wenceslau Marques nas eleições deste ano no município de Teixeira. 

O parlamentar mostrou-se  bastante animado com o apoio que vem recebendo de familiares, amigos e correligionários. Ele afirmou ainda que o atual chefe do Detran em nosso município, Ariston Rodrigues Pereira, retornará à política e já está trabalhando para consolidar  e fortalecer sua candidatura ao Legislativo Municipal. 

Jarbas e Ariston são primos legítimos. Na eleição municipal de 2012, eles apoiaram a ex-prefeita Rita Nunes Pereira, tia de ambos. Agora os dois resolveram aderir ao grupo de Wenceslau Marques e pleitearão  os cargos de vice-prefeito e vereador respectivamente.

Secretário de Comunicação informa que Estádio Municipal O Dorjão receberá refletores


O Secretário de Comunicação da Prefeitura Municipal de Teixeira Jornalista Edney Lisboa informou na manhã de hoje que a Prefeitura irá realizar até o mês de junho a colocação de refletores no Estádio Municipal O Dorjão. Serão instaladas  4 torres de 18 metros.

É uma boa notícia para os teixeirenses que tem poucas opções de lazer e que gostam muito de futebol. Prova disso é o grande comparecimento de pessoas durante a realização do campeonato municipal realizado todos os anos.

Achamos que está na hora de se promover também um campeonato regional como acontece no  estado Pernambuco com a Copa Pajéu em que vários municípios participam da competição. Lá o critério adotado é o de cada cidade ser representada por dois times: campeão e vice do campeonato municipal. Seria ótimo que a nossa cidade seguisse esse modelo, esse exemplo dos nossos vizinhos pernambucanos. 

Sessões da Câmara Municipal de Teixeira retornam nesta quarta-feira (17)

As sessões ordinárias da Câmara Municipal de Teixeira recomeçam nesta quarta-feira (17) a partir das 9 horas da manhã. A informação foi transmitida hoje no programa Teixeira em Foco da Rádio Teixeira FM pelo presidente daquela casa legislativa Ederivaldo Macário.

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Paraíba no Fantástico: Rombo de R$ 200 milhões provocado por prefeitos corruptos e empreiteiros desonestos



Reportagem do fantástico mostrou que o esquema de corrupção é maior do que o já divulgado, mas evitou atingir diretamente os gestores envolvidos. O repórter secreto do programa Fantástico da Rede Globo percorreu várias cidades do Sertão do Estado da Paraíba, todas envolvidas em esquema de desvio de dinheiro investigado pelo Ministério Público Federal, Controladoria Geral da União, Polícia Federal e Ministério Público Estadual. O rombo pode chegar a R$ 200 milhões e até 80 cidades pode ter sido vítima do esquema.


O DELATOR



Um empresário envolvido no esquema, Francisco Justino, assinou um acordo de deleção premiada e revelou como funcionava o esquema. Segundo Justino, ele apenas emprestava o nome da sua empresa para vencer as licitações, mas a obra quem tocava era as prefeituras com maquinas e matérias comprados com recursos públicos. As obras também eram superfaturadas e muitas delas não eram concluídas e entregues a população.



BLOG DO ADJAMILTON PEREIRA:



Reportagem do fantástico mostrou que o esquema de corrupção é maior do que o já divulgado, mas evitou atingir diretamente os gestores envolvidos


14fev. 2016 A cidade de Cajazeiras e diversos outros municípios do estado praticamente pararam, na noite deste domingo (14), para assistirem o programa fantástico, mas especificamente o quadro “cadê o dinheiro que tava aqui”, que apresentou uma ampla reportagem sobre a operação andaime, esquema que figurou entre os cem maiores casos de corrupção do país no ano de 2015 e que, segundo a reportagem, envolveu o desvio de mais de 200 milhões de reais em cerca de 80 municípios da Paraíba, a partir da cidade de Cajazeiras.



Com chamadas no intervalo do programa, intitulando o esquema como o pulo do rato, ao invés do conhecido pulo do gato, o fantástico da rede globo reservou 10 minutos do festejado programa, em rede nacional, para se aprofundar no esquema desbaratado no final de junho do ano passado, que consistia em fraudar licitações, com utilização de empresas que forneciam apenas as notas fiscais e, em troca, recebiam um percentual do valor das notas frias oferecidas, para que os próprios gestores, ou empresários da confiança dos prefeitos, executassem a obra em nome de outras empresas, se apropriando de uma grande parte dos recursos, na medida em que não assinavam a carteira dos trabalhadores, sonegavam impostos, usavam material de terceira categoria, já que não eram fiscalizados, além dos casos em que as prefeituras compravam o material de construção que seria utilizado na obra, com outros recursos, como se fosse para destinação diversa.


Os prefeitos, como não poderia ser diferente, negaram as acusações, mas o procurador Federal Thiago Misael voltou a assegurar a robustez das provas coletadas até agora.

Com relação a Cajazeiras a reportagem não se referiu ao empresário Mário Messias, que continua preso, mesmo tendo tido acesso a imagens e conversas telefônicas do empresário tratando dos “acertos” e, como ninguém quis falar em nome da gestão municipal, foi divulgado parte de uma nota em que é informado que o governo estaria apurando as denúncias e teria afastado os membros da comissão de licitação.


A reportagem também não tratou de outra fonte de desvio, a contratação de horas/máquinas, quando empresas que existiam só no papel, ganhavam licitações, mas os serviços eram executados com máquinas do próprio município.


PORTAL DIÁRIO DO SERTÃO:



Fantástico da Rede Globo exibe reportagem ‘Cadê o Dinheiro Que Estava Aqui’ e revela que construtor de CZ ganhou 177 licitações. Vídeo!

O Fantástico citou nomes de seis prefeituras, sendo uma da região de Sousa, Cajazeiras e mais quatro da região de Cajazeiras.


A tão esperada reportagem do Fantástico da Rede Globo foi ao ar neste domingo (14). No quadro ‘Cadê o Dinheiro que estava aqui?’, o repórter secreto Eduardo Faustini visitou várias cidades do Sertão da Paraíba que estão sendo investigadas na Operação Andaime deflagrada pelo Ministério Público Federal da cidade de Sousa.



Apenas uma cidade da região de Sousa foi citada na reportagem, o município de Marizópolis. O prefeito José Vieira (sem partido), chamado na cidade de Coronel Zé Vieira prestou entrevista ao Fantástico e disse estar tudo normalizado. Ele estava despachando na sua residência e declarou que a situação complicada na operação é do construtor Francisco Justino, delator da Andaime.



A Globo citou a prefeituras de Cajazeiras, Cachoeira dos Índios, Monte Horebe, Bernardino Batista e Joca Claudino. Desses municípios somente a prefeita de Joca Claudino prestou entrevista a reportagem, enquanto as outras encaminharam nota de esclarecimentos.



De acordo com a reportagem, mais de 200 milhões reais foram desviados em licitações realizadas em 83 cidades e somente o construtor Francisco Justino ganhou 177 licitações públicas. O construtor também prestou entrevista a Globo e contou como agia.



Blog do Tião Lucena

domingo, 14 de fevereiro de 2016

Novo programa da Rádio Teixeira FM estreia nesta segunda-feira (15)


Comandado pelo jornalista Thércio Rocha (diretor e apresentador), por Thadeu Filmagens (apresentador e repórter de rua) e Vitinho Galdino (repórter de rua) a Rádio Teixeira FM estreará nesta segunda-feira (15 de fevereiro) o programa Teixeira em Foco das 9h às 10h da manhã. 
Jornalista Thércio Rocha
Será um programa essencialmente jornalístico, com a participação dos ouvintes, realização de entrevistas e abordará os mais diversos temas, principalmente àqueles ligados  à  politica, ao esporte, à cultura e variedades de nosso município. 
Thadeu Filmagens
O Teixeira em Foco irá ao ar todos os dias da semana, exceto nas quartas-feiras, dia em que acontece a transmissão das sessões da Câmara.

Vitinho Galdino
Estamos torcendo para que este projeto tenha êxito porque a população de Teixeira necessita de um programa de rádio com estas características: que privilegie os fatos locais, transmita informação, realize a interação com o ouvinte e promova a prestação de serviços. 

sábado, 13 de fevereiro de 2016

Ex-Presidente da Câmara Municipal de Teixeira diz ter certeza de que Zé Mário será o futuro prefeito

A ex-presidente da Câmara Municipal de Teixeira Kay France Nunes Rodrigues disse na manhã de ontem não ter nenhuma dúvida de que o pré-candidato  Zé Mário  será o futuro prefeito de Teixeira. 
Para Kay France Nunes dos três nomes lançados para disputar o cargo de prefeito, quem reúne mais competência para administrar e promover as melhorias que o município necessita é o empresário. 

Segundo a ex-vereadora o povo já compreendeu isso e, no momento certo, na hora que for convocado para decidir,   escolherá o galo para conduzir os destinos do município. 

Kay France, que preside atualmente o Diretório  Municipal  do PSB – Teixeira, assegurou que concorrerá a uma vaga da Camâra Municipal de Teixeira nas eleições deste ano.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

EM TEIXEIRA - PB: Macaco se arma com faca peixeira, causa tumulto e precisa ser apreendido.


Um caso pra lá de inusitado surpreendeu as guarnições do 4º Batalhão do Bombeiro Militar (4º BBM) da cidade de Patos! Os soldados do fogo foram chamados para capturar um macaco que estava de peixeira na mão.

O fato aconteceu na última sexta-feira, dia 05, na localidade da Pedra do Tendó, na Serra de Teixeira, Município de Teixeira (PB). O macaco Chico se armou com uma faca peixeira de 12 polegadas e não atendeu aos apelos dos trabalhadores do restaurante para “largar a arma”.


A solução foi acionar o 4º BBM que compareceu ao local. Sargento Neílton e os Soldados Robevaldo, Cícero e Marques, que compõem a guarnição da ABSL 08, saíram para a missão inusitada. Os bombeiros lograram êxito e desarmaram Chico que ainda teria tomado, de acordo com populares, duas doses de cachaça após quebrar uma garrafa durante a fúria.

O macaco se encontra a disposição do 4º BBM para as medidas cabíveis dos órgãos de proteção ao Meio Ambiente.

Patosonline

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Lula: matar o mito para encerrar o ciclo


Quando Juscelino Kubitscheck morreu, em 1976, viu-se que deixou uma fazendinha em Luziânia e um apartamento no Rio de Janeiro. E, no entanto, nos anos que se seguiram ao golpe de 1964, a ditadura forjou a lenda de que fora cassado porque era corrupto e roubara muito durante a construção de Brasília. JK foi cassado porque era o mito eleitoral e político daquele tempo, o candidato mais forte às eleições presidenciais que estavam marcadas para 1965. O triunfo da nova ordem política erigida pelos militares exigia a destruição do mito JK, o presidente que mudara a face do Brasil acelerando a industrialização e interiorizando a capital. Mataram o mito. Depois, o pleito de 1965 foi desmarcado e os brasileiros só votaram novamente para presidente em 1989. Para visitar a cidade que criara, ele vinha a jantares clandestinos organizados pela amiga Vera Brant.

Na segunda morte de JK, a morte física em 1976, estudantes, candangos e centenas de brasilienses acompanharam o féretro da Catedral até o cemitério Campo da Esperança cantando o "peixe vivo" e gritando "abaixo a ditadura". Foi a primeira grande manifestação política de que participei.

Antes de JK, a caçada a outro mito também relacionado a mudanças sociais e econômicas de viés popular, havia terminado com o suicídio de Getúlio Vargas, que com o tiro no peito adiou em dez anos o golpe de 1964.

Há uma clara semelhança entre o assassinato político de JK pela ditadura e a caçada Lula para abrir caminho a uma troca de guarda no poder. Para colocar um fim à ordem política instaurada pelo PT com a chegada de Lula à presidência em 2002 é preciso acabar não apenas com a ideia de que os governos petistas promoveram os mais pobres à cidadania, reduziram a desigualdade, resgataram milhões da miséria e mitigaram, com políticas afirmativas a nossa dívida histórica para com os negros e afrodescendentes. É preciso apagar a ideia de que a Era Lula produziu um invejável ciclo de crescimento e instaurou, com Celso Amorim, uma política externa altiva que garantiu ao Brasil uma projeção internacional sem precedentes. Não basta também apenas a desqualificação eleitoral do próprio PT, por erros cometidos e por erros que são do sistema político. É preciso destruir o mito projetado por estas mudanças, o mito Lula.

Em janeiro, afastada das lides diárias do jornalismo, acompanhei de longe a abertura da temporada de caça a Lula. O que se prenunciava desde o início do ano ficou claro em 27 de janeiro com a Operação Triplo X, que a pretexto de investigar lavagem de dinheiro pela OAS através da venda de apartamentos no Edifício Solaris, mirou Lula e o tríplex que ele cogitou comprar mas nunca adquiriu. De lá para cá os caçadores se espalharam e se armaram, obtendo agora do juiz Sergio Moro a autorização para abrir um inquérito específico destinado a investigar se as empreiteiras beneficiaram Lula ilegalmente através de obras num sítio de amigos de sua família.

Se Lula não tem um tríplex, o crime estará em ter pensando em possuí-lo? Há muitos meses eu o ouvi contar a amigos o que dissera a sua mulher Marisa para que desistissem do apartamento e resgatassem o valor da cota já pago. "Marisa, eles nunca vão nos aceitar como vizinhos num prédio como aquele. Não vão querer andar de elevador com a gente. Vamos desistir disso antes que comecem os aborrecimentos". Era tarde, vieram mais que aborrecimentos. Vieram acusações difusas, sem forma clara, sem fundamentos sólidos mas corrosivas para o mito. O "tríplex do Lula" passou a existir no imaginário popular, embora não exista na escritura.

Agora, com o novo inquérito, querem provar que o sítio de Atibaia não é de seus donos, mas de Lula. E que empreiteiras investigadas pela Lava Jato investiram nele numa forma indireta de pagar propina ao ex-presidente. É isso que querem provar, embora não digam. Mas no imaginário popular a narrativa já colou. Outra ferida no mito.

Feri-lo porém não basta. A destruição de um mito exige mais, exige sua completa humilhação, exige a retirada de toda e qualquer aura de veneração e respeito. Para isso será preciso processar, condenar, trucidar. Será preciso prender Lula. É a este ponto que desejam chegar os caçadores de Lula, para que nada reste da admiração pelo presidente que saiu da miséria extrema do Nordeste, tornou-se operário, liderou greves, fundou um partido, aceitou as derrotas e um dia venceu a eleição presidencial, tornando-se o presidente brasileiro mais popular internamente e o mais conhecido e respeitado lá fora. "O cara", como disse Obama, precisa ser reduzido a pó.

Lula talvez tenha subestimado a sanha dos caçadores e se atrasado na defesa. Certamente cometeu alguns erros na estratégia de defesa. Do PT combalido, pouco pode esperar. Mas certamente algo ainda espera dos que ainda acreditam nele. Se planeja em algum momento denunciar à sua base política e social a natureza política da caçada que enfrenta, o momento chegou. A hora é de crise para todos e isso não favorece reações populares. Mas ainda que seja como prestação de contas aos que o levaram à glória e assistem à sua destruição sem ouvir um chamado, Lula precisa fazê-lo.

Tereza Cruvinel
Brasil 247

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Família Queiroz dividida: Geovane Queiroz anuncia pré-candidatura a vereador pelo PMDB

Geovane Queiroz, Prefeito Nego de Guri e Tim
Diferentemente do que ocorreram em eleições passadas quando a família se unia em torno de uma só projeto político, nas eleições municipais de outubro deste ano, a família Queiroz estará politicamente dividida: uma parte do clã apoiará a pré-candidatura de Nego de Guri a reeleição e a outra parte defenderá o voto no pré-candidato  Wenceslau Marques. 

Para acentuar ainda mais essa divisão, Geovane Queiroz acaba de anunciar a sua pré-candidatura a vereador pelo PMDB, partido do prefeito Nego de Guri, e irá disputar os votos dos parentes e amigos com o seu primo, Elisson Queiroz do PSC  que apoia Wenceslau Marques. 

Geovane Queiroz é filho de Tim (irmão do vice-prefeito Deci Queiroz e do ex-prefeito Elenildo Queiroz). Tim  ocupa atualmente o cargo de Secretário Adjunto do Meio Ambiente na Prefeitura Municipal de Teixeira.   

Com informações de Ardiles Reis