Radio Planeta Rei

sábado, 8 de dezembro de 2012

“Velha não estou e superada jamais”, diz prefeita reeleita de Araruna/PB

Wilma Maranhão prefeita reeleita de Araruna
Os destinos políticos da cidade de Araruna, no curimataú paraibano, a partir de 2013 serão administrados pela  Wilma Maranhão, ou melhor, continuarão sendo administrados já que a  Wilma foi reeleita no pleito passado de outubro. 

Na tarde da última quinta-feira (06), durante entrevista ao radialista Junior Campos da Rádio Talismã FM de Belém, por ocasião de sua diplomação, Wilma Maranhão soltou uma frase no mínimo emblemática, certamente em resposta a seus opositores: “velha não estou e superada jamais”, verbalizou a Prefeita em tom irônico.

O fato é que Wilma tornou-se peça fundamental na política de Araruna desde o ano de 1976 quando ganhou a sua primeira eleição como Prefeita daquele município. Nessa época as mulheres não tinham tanta ascensão política como atualmente.

De lá para cá, Wilma Maranhão passou a comandar pessoalmente o grupo político se tornando o principal expoente do ‘maranhismo” na cidade de Araruna. Nenhuma mulher na história da cidade teve tanto poder quanto  Wilma.

O poder de Wilma estrapolou as barreiras de Araruna e a passos largos chegou a toda a Paraíba. Quando seu irmão José Maranhão foi governador pela primeira vez, dizem que Wilma Maranhão dava as cartas de Cabedelo a Cajazeiras e não ousassem descumprir uma ordem da Doutora.
Família Maranhão: Zé, Wilma, Olenka e Benjamim
Voltando a Araruna,  depois de seu primeiro mandato que terminou em 1982, voltou a governar a cidade de 1989 à 1992, 2009 à 2012 e vai para um novo mandato que se estenderá até 2016.

Mas, o poderio se estendeu além dos mandatos que assumiu. Ela conseguiu eleger todos os seus apadrinhados políticos ao cargo de prefeito. Foi assim com Celeste Torres que recebeu seu apoio na eleição de 1982; outro que se elegeu com o apoio da Doutora foi Nivaldo Isidro na eleição de 1992; logo depois foi a eleição do filho o atual deputado federal Benjamim Maranhão em 1996 que se repetiu em 2000 quando o mesmo foi reeleito.

Em 2002, o então Prefeito Benjamim Maranhão renunciou ao mandato para concorrer ao cargo de Deputado Federal pelo PMDB com o apoio da Dra. Wilma, mas quem assumiu a Prefeitura foi uma aliada e prima de Wilma, a Dra. Maura Targino que concluiu o mandato até 2004.

No ano de 2004 ela  indicou o radialista Availdo Azevedo como seu candidato a Prefeito e venceu as eleições, que em 2008 abriu mão da reeleição para a própria Wilma.

Desde 1976 quando venceu a primeira eleição em Araruna, a  Wilma Maranhão nunca teve seu poderio político ameaçado, até que em 2010 o seu até então aliado, ex-prefeito Availdo resolveu romper com a prefeita. A partir daí após esses longos anos surgiu a possibilidade de defenestrar a doutora do poder ararunense.

Mas, como na busca pelo poder a vaidade pessoal pesa mais do que o interesse coletivo, a oposição se dividiu e lançou dois candidatos, favorecendo eleitoralmente a Prefeita que venceu a eleição.

Wilma Targino Maranhão, é viúva, tem 69 anos de idade, bacharel em Direito, graduada em contabilidade, já trabalhou como oficiala do registro civil, foi presidenta do Centro de Apoio da Criança e do Adolescente da Paraíba (CENDAC), e prefeita de Araruna por três mandatos eleita em 1976, 1988, 2008 e agora reeleita para o quarto mandato em 2012, recebendo mais uma vez a confiança do povo de Araruna nesta eleição.

Do Expresso PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário