Radio Planeta Rei

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Paraibano de Teixeira vai à ONU por projeto de desenvolvimento do semiárido nordestino

José Dias ganhou uma menção honrosa no Prêmio Empreendedor Social e vai receber apoio técnico na sede das Nações Unidas, em Nova York

José Dias, do CEPFS

O paraibano José Dias, 50 anos, já passou fome, trabalhou no sisal e só aprendeu a ler aos 10 anos. Formou-se em economia tardiamente e, em 1989, fundou o Centro de Educação Popular e Formação Social (CEPFS). A entidade promove o desenvolvimento do semiárido nordestino garantindo acesso à água potável, sementes e fazendo o reflorestamento de áreas desmatadas.

Em reconhecimento ao impacto social de sua iniciativa, Dias conquistou uma menção honrosa no Prêmio Empreendedor Social, realizado pela Fundação Schwab e pla Folha de S. Paulo, na capital paulista. A vitória do CEPFS garantiu à entidade o apoio técnico do Instituto Humanitare, que promove as ações da Organização das Nações Unidas (ONU) no Brasil. A menção também garantiu a Dias uma visita à sede da ONU, em Nova York.
Nestes 24 anos de vida, o CEPFS construiu mais de 1,5 mil cisternas, ensinou 4,7 mil pessoas a construírem seus reservatórios, incentivou o reflorestamento e a recuperação de vegetações degradadas, criou 30 bancos de sementes e formou 6,6 mil homens e mulheres para o controle de políticas públicas. A sede do CEPFS é em Teixeira, cidade paraibana que fica a 300 quilômetros da capital do estado, João Pessoa.

“Receber o reconhecimento de uma entidade ligada à ONU é magnífico e extremamente significativo para as famílias que abraçaram essa causa, porque elas passam a acreditar que o caminho que semeamos tem uma referência até mundial", afirma Dias. "Trabalhamos com amor para que elas acreditem que são capazes e para mostrarmos que o Estado deve agir como um promotor das pessoas e não como um provedor. O que estamos fazendo é nos aproximar da missão de sermos humanos."

Concorreram à menção honrosa os finalistas dos prêmios Empreendedor Social e Empreendedor Social de Futuro entre as edições de 2005 a 2011, além dos finalistas deste ano. Por ter vencido, Dias ganhará a consultoria da Fundação Humanitare em gestão, planejamento e captação de recursos. Em Nova York, ele também receberá apoio técnico da equipe da ONU.

Fonte: Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios






Um comentário: